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Ensino da Natação Pedagogia da Natação.

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Apresentação em tema: "Ensino da Natação Pedagogia da Natação."— Transcrição da apresentação:

1 Ensino da Natação Pedagogia da Natação

2 Tripé da Pedagogia Concepção Global; Concepção Analítica;
Concepção Sintética.

3 Global A concepção global – pretendia basear-se nas predisposições, sem preocupação com o método ou qualquer organização. Necessidade de sobrevivência do homem; Como lazer; Necessidade de comparação – competições.

4 GLOBAL Se resumia em resolver uma sucessão de problemas ligados ao próprio instinto de sobrevivência e á necessidade de experiência.

5 ANALÍTICA Parte da concepção de que para se locomover na água, é necessário apenas executar movimentos que façam progredir no meio líquido; Passou a estudar os movimentos dividindo-os em partes por meio de uma seqüência lógica.

6 SINTÉTICA Representa a forma mais avançada da pedagogia utilizada;
Parte do todo para as partes.

7 METODOLOGIA DA NATAÇÃO
O INÍCIO: Concepções Militares; Feita por etapas; A melhor maneira de ensinar o aluno é jogá-lo na água, por instinto de sobrevivência o mesmo irá nadar.

8 CONCEPÇÃO MODERNA SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA: - Adaptação ao meio líquido;
- Flutuação; - Respiração; - Propulsão; - Mergulho elementar.

9 ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO
Considerações: Dar preferência por piscina rasa; Representa a preparação para o aprendizado, ao mesmo tempo que possibilita o aquecimento; O objetivo é fazer com que o aluno se torne um “amigo” da água.

10 FLUTUAÇÃO É a capacidade que tem um corpo de se manter à superfície de um líquido, sem auxílio; Primeiro objetivo: Submersão do aluno. Segundo objetivo: Imersão completa, mas prolongada – introdução da apnéia voluntária, abertura dos olhos.

11 FLUTUAÇÃO Terceiro Objetivo: Prova de flutuação Quarto Objetivo:
Flutuação em decúbito ventral. Quinto Objetivo: Flutuação em decúbito dorsal.

12 RESPIRAÇÃO É conhecido como a “alma” do aprendizado.
Inspirar e expirar o máximo dever constituir elemento primordial na educação respiratória.

13 RESPIRAÇÃO Primeiro objetivo: Imersão completa com apnéia;
Segundo Objetivo: Imersão completa, mas prolongada; Terceiro Objetivo: Respiração aquática – educação respiratória, respiração frontal, respiração lateral, respiração bilateral.

14 PROPULSÃO É a capacidade que tem o corpo de locomover dentro da água co os próprios recursos – depende do trabalho conjunto de pernas e braços. Divide-se em três fases: Noção de propulsão; Propulsão de pernas; Propulsão dos braços

15 MEGULHO Mergulho elementar: diferente do salto ornamental.
Primeiro objetivo: Entrada na água por meio de salto – posição de pé sem impulso; Segundo objetivo: inden, porém com impulso Terceiro objetivo: entrada de cabeça na água.

16 MERGULHO Quarto objetivo:
Mergulho de cabeça partindo da posição sentada; Quinto objetivo: partindo da posição ajoelhada;


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