A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Panorama da Humanização da Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Panorama da Humanização da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1

2 Panorama da Humanização da Saúde
Brasil

3 SUS Sistema Único de Saúde Capítulo Seguridade Social - Sessão Saúde:
Reforma ético-político-cultural e resultou de amplo debate na sociedade brasileira SUS Sistema Único de Saúde Democracia e saúde Constituição Federal de Exercício de Cidadania Capítulo Seguridade Social - Sessão Saúde: • Saúde é direito de todo cidadão • Integralidade • Descentralização (municipalização – regionalização) • Participação e cidadania

4 2º Setor PRIVADO 3º Setor SOCIAL
Criação de novas políticas de relacionamento, com valores éticos, princípios e principalmente diálogo. 1º Setor GOVERNO 2º Setor PRIVADO Co-responsável no desenvolvimento da sociedade, apoiando com recursos técnicos científicos, intelectual e financeiros REDE 3º Setor SOCIAL Aproximação com a sociedade, detectando necessidades e lideranças para manter o sistema viável e em equilíbrio entre a demanda e oferta dos serviços sociais

5 Futuro Agora/Perspectiva Geral Transformações Âmbito
Saúde e Sustentável Futuro Agora/Perspectiva Geral Transformações Âmbito Políticas e Sociais Econômica

6 HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE HOSPITALAR
Equipe de Profissionais Ambiência O Paciente Arquitetura Habilidade e Técnica Individualidade e Integralidade Prevenção e Higiene Princípios Científicos e Técnicos História de vida Solidariedade Compaixão Capacidade de comunicação e compreensão O Ser Humano Outros

7 Redução progressiva da desigualdade
Mudanças Sociais, Demográficas e do Sistema de Saúde: alto dinamismo da demanda em saúde Redução progressiva da desigualdade Índice de GINI: redução de 10% em uma década (IBGE)

8 Melhoria substancial dos níveis de pobreza
Mudanças Sociais, Demográficas e do Sistema de Saúde: alto dinamismo da demanda em saúde Melhoria substancial dos níveis de pobreza Programas de assistência social - 19,3 milhões de pessoas saíram da pobreza desde 2003 (10,6% pop) Expansão da classe média (54% da população)

9 Consolidação do Sistema de Saúde (SUS)
Mudanças Sociais, Demográficas e do Sistema de Saúde: alto dinamismo da demanda em saúde Consolidação do Sistema de Saúde (SUS) O “Programa Saúde da Família” está em 94% dos municípios, cobrindo cerca de 95,4 milhões de pessoas (51% pop) Taxa de mortalidade infantil: a maior redução nos últimos 10 anos em nível mundial (5,2% a.a.) Aumento da expectativa de vida: de 67 anos (1990) p/73 anos Perspectiva de longo prazo para o envelhecimento populacional

10 Mudanças Sociais, Demográficas e do Sistema de Saúde: alto dinamismo da demanda em saúde
Crises da Saúde Violência ( Banalização) Educação Formação e Ensino Continuado Falta de Ética e Valores Mercantilismo Individual Novos Paradigmas Competição e Inovação

11 Complexo Econômico-Industrial da Saúde:
o elo mais frágil do Sistema Nacional de Inovação em Saúde Geração de Conhecimentos Instituições Científicas e Tecnológicas Complexo Produtivo da Saúde Vacinas Indústria Farmacêutica Prestação de Serviços em Saúde Reagentes para Diagnóstico Equipamentos Médicos Hemoderivados Inovação, Difusão e Incorporação Tecnológica Desenvolvimento Econômico e Social Fonte: Gadelha, 2005

12 Universo Relações Publicas
Públicos Internacionais Acionistas Relações com a Mídia Lideres de Opinião Relações com ramo de atuação Relações com empregados Comunidade Financeira Relações com Governo Relações com Consumidores Comunicações Mercadológicas Assuntos Públicos Relações Comunitárias Relações Políticas Relações com a Minoria

13 Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS)
Setores Industriais Indústria de base Química e Biotecnológica Indústria de base Mecânica, Eletrônica e de Materiais Medicamentos Fármacos Vacinas Hemoderivados Reagentes para Diagnóstico Equipamentos Mecânicos Equipamentos Eletrônicos Próteses e Órteses Materiais ESTADO: Promoção + Regulação Serviços em Saúde Serviços de Diagnóstico Hospitais Ambulatórios Fonte: Gadelha, 2003.

14 Saúde e Desenvolvimento no Brasil Contexto Atual
Saúde na política Industrial e de Inovação Produção e inovação na agenda da saúde Política de Desenvolvimento Produtivo Relacionamentos Humanizados

15 O que é o humano? Combinação de três elementos: Materialidade do corpo
Imagem do corpo Palavra que se inscreve no corpo

16 Rede de imagens e palavras: Depois pelos familiares
Primeiro pela mãe Depois pelos familiares Social

17 MEIOS DE COMUNICAÇÃO O CIDADÃO COMO MÍDIA
democratização do informar, entreter e saber; Pensar o sujeito como um ser histórico; Possibilidades de interação com o mundo; Informação para educação como uma prática social; Envolvimento e construção de uma relação mundo e ser humano mais saudáveis.

18 Responsabilidade Pessoal
INVESTIMENTO RESULTADO FUTURO TRANSFORMAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS CONSCIÊNCIA COMPROMETIMENTO CONSTÂNCIA

19 Políticas Públicas A construção de Políticas Públicas deve estar conectada comprometida com a coletivização da gestão, com a publicizacão das relações entre trabalho (saberes); sujeitos (necessidades, desejos e interesses) e poderes (modos de por em relação saberes e sujeitos). (Barros, M. E. B. de & Barros, R. B. de. (2007). Da dor ao prazer no trabalho.)

20 PRINCÍPIOS DA PNH Transversalidade, entendida como ampliação e aumento da capacidade de comunicação Indissociabilidade entre práticas de gestão e práticas de atenção à saúde, entre a política e a clínica Protagonismo dos sujeitos e dos coletivos

21 Política Pública Paciente

22 Paciente Cliente Usuário Consumidor
HARMONIZAÇÃO DOS INTERESSES DOS AGENTES DO MERCADO respeito à dignidade, saúde, segurança e proteção aos interesses econômicos Boa-fé objetiva Equilíbrio nas relações contratuais Informação ampla Interdependência na atividade político/econômica Responsabilidade social Desenvolvimento sustentável Consumo responsável

23 Paciente Política Pública Não é uma Doença

24 Política Pública Paciente Não é uma Doença Integral e Interdependente
ACOLHIMENTO

25 GESTÃO PARTICIPATIVA – VALORIZAÇÃO DO CUIDADOR
Profissional da Saúde Política Pública Paixão Pela Profissão GESTÃO PARTICIPATIVA – VALORIZAÇÃO DO CUIDADOR

26 Política Pública Profissional da Saúde Paixão Pela Profissão
Vida e Morte GESTÃO PARTICIPATIVA

27 POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
É uma aposta radical na reinvenção dos serviços e das práticas de saúde, as quais devem ampliar tanto a satisfação de usuários como de trabalhadores Uma nova forma de fazer e mensurar os acontecimentos positivos na saúde

28 POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
O documento base do Ministério da Saúde sobre a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde assume, entre outras diretrizes, que a “Humanização” deve ser vista como política que transversaliza todo sistema: das rotinas nos serviços às instâncias e estratégias de gestão, criando operações capazes de fomentar trocas solidárias, em redes multiprofissionais e interdisciplinares; implicando gestores, profissionais e usuários em processos humanizados de produção dos serviços e – por consequência – de perfis subjetivos (modos de ser sujeito), a partir de novas formas de pensar e cuidar da saúde, e de enfrentar seus agravos. (MENDES, V.L.F.M. Uma clínica no coletivo)

29 POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Tal proposta, no entanto, não é de fácil assimilação e operacionalização, pois requer mais do que mudanças e/ou aprimoramentos técnicos e procedimentais; mais do que refinamento e racionalização administrativa e gerencial; ela requer apropriação dos processos de trabalho, por gestores, profissionais e usuários, supondo outra ética na produção dos saberes, das práticas e das relações no campo da saúde. Isto, naturalmente, implica também outras formas de pensar e fazer nossas políticas de existência, pessoais e sociais.(Mendes, 2007)

30 POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Plano Discursivo tendo ética por base: • A saúde é produção social e histórica, • A saúde como direito inalienável de cada cidadão, e • É a garantia de acesso eqüitativo a serviços e práticas integrais.

31 POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO A ética construiu novos princípios
Saúde como direito e participação de cada SER HUMANO/ BRASIL, Princípio da universalidade, ou seja, de acolhimento da diversidade do povo brasileiro (cultural, social,econômica, étnica, de opção sexual, etc), Integralidade, com ênfase nas medidas preventivas.

32 “A humanização não é um discurso piegas, não é uma política ingênua, banal. É uma aposta radical” Prof. Dr. Gastão Wagner de Sousa Campos

33 (meta = fim; hodos = caminho)
MÉTODO DA PNH Por método entende-se a condução de um processo ou o seu modo de caminhar (meta = fim; hodos = caminho) A PNH caminha no sentido da inclusão, nos processos de produção de saúde, dos diferentes agentes implicados nestes processos. Podemos falar de um “método de tríplice inclusão”

34 TRÍPLICE INCLUSÃO Inclusão de todos os sujeitos (RODAS)
Inclusão dos coletivos (dos movimentos sociais e do modo de afecção proposto pelos coletivos); e (CONSTRUÇÃO DE REDES) Inclusão dos analisadores sociais, derivados dos efeitos da inclusão de sujeitos e coletivos nos processos de trabalho, elementos de tencionamento, de perturbação do instituído (GESTÃO DE CONFLITOS)

35 DIRETRIZES DA PNH • Gestão Participativa e Democrática
• Clínica Ampliada • Gestão Participativa e Democrática • Valorização do Trabalho e do Trabalhador • Acolhimento • Ambiência • Defesa dos Direitos do Usuário • Fomento das grupalidades, coletivos e redes • Construção da memória do SUS que dá certo

36 DISPOSITIVOS DA PNH 1/2 • Sistemas de gestão participativa e co-gestão
• Acolhimento com classificação de risco • Sistemas de gestão participativa e co-gestão • Contratos de gestão • Grupo de Trabalho em Humanização • Câmara Técnica de Humanização • Programa de Formação em saúde do Trabalhador • Comunidade Ampliada de Pesquisa • Equipe de referência e de Apoio Matricial

37 DISPOSITIVOS DA PNH 2/2 • Equipe de referência
• Prontuário Interdisciplinar • Projeto terapêutico singular e projeto de saúde coletiva • Projetos co-Geridos de Ambiência • Direitos dos usuários • Visita Aberta e Direito a Acompanhante • Sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde • Gerência de “porta aberta”, ouvidorias, grupos focais e pesquisas de satisfação de usuários e trabalhadores

38 OBRIGADO OBRIGADO

39 A publicização trata da migração de parte da gestão dos órgãos prestadores de serviços não exclusivos de Estado (nas áreas da arte e cultura, pesquisa, meio ambiente, esportes, assistência social, educação e saúde) para entidades públicas de direito privado, cujo protótipo são as Fundações, veladas pelo Ministério Público - chamadas Organizações Sociais; Separar o conceito de “prover” e de “produzir”. A responsabilidade e dever de prover estes serviços continuam sendo do Estado; Em áreas críticas, como educação e saúde, a publicização deve ser trabalhada em fases, através de projetos-piloto que comprovem a eficiência e continuidade destes serviços pelas Organizações Sociais;


Carregar ppt "Panorama da Humanização da Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google