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METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti.

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1 METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti

2 O ESTUDO DO TEXTO Há muitas maneiras de se estudar um texto, mas todas elas dependem do propósito do estudo. Exemplo: Numa peça teatral, o ator procura não só encontrar as características fundamentais da personagem. Mas, Estuda o texto como um todo até adquirir uma visão global da situação exposta pelo dramaturgo.

3 Alcançar um conhecimento global da peça (idéia principal).
O crítico teatral estudará o mesmo texto Comum com um propósito distinto: Delineação dos núcleos constituintes do texto (comportamento dos personagens). Processo de síntese: significação da peça.

4 Compreender Analisar interpretar Para: Um texto É necessário: A compreensão Criar condições capazes de permitir: A análise Do seu conteúdo. A síntese A interpretação

5 IDÉIA PRINCIPAL E UNIDADE DE LEITURA
Toda leitura cultural tem sempre um destino, não caminha a esmo. • A busca; • A assimilação; • A retenção; Esse destino pode ser: • A crítica; • A comparação • A verificação; • A integração de conhecimentos.

6 - Podemos seguir muitos caminhos, mas o mais certo é:
Idéias principais Idéias diretrizes A divisão do texto em unidades de leitura tem a finalidade de decompor o todo em partes, pois: Facilita a análise de cada parte. Essa divisão não pode ser mecânica, tem que conter um sentido completo do pensamento do autor.

7 Ao procurar a idéia principal ou a palavra chave não espere que ela lhe salte aos olhos e grite “estou aqui”. É preciso ler cada unidade analisando-a profundamente; e essa análise é feita em várias etapas: • Análise textual; • Análise temática; • Analise interpretativa.

8 COMO SUBLINHAR Traçar uma sublinha em; Segundo o Novo Dicionário Aurélio Tornar sensível; SUBLINHAR é: Pôr em relevo; Destacar; Salientar.

9 É um engano julgar que se deve sublinhar tudo para que a leitura seja produtiva.
Sublinhar correto Existe o: Sublinhar errôneo Errôneo → quem sublinha tudo que julga ser significativo logo na primeira leitura.

10 Correto → só é factível quando o estudante já tem o objetivo de seu estudo plenamente traçado e age segundo esse plano prévio. Antes de sublinhar é preciso, pois, ter um primeiro contato com a unidade de leitura e questioná-la. Antes de sublinhar, assinalar na margem com os sinais convencionais !, ? , X etc, para chamar a atenção daquilo que deverá ser pesquisado.

11 Na segunda leitura é que se pode sublinhar, visando salientar a ideia principal → perceberá que raramente terá de sublinhar uma oração inteira. Sublinhe apenas o que é realmente importante para o estudo que esta sendo realizado. Regra fundamental:

12 COMO ESQUEMATIZAR O esquema é a representação gráfica, sintética do que se leu, e deve ser montado em uma seqüência lógica que ordene claramente as partes do conteúdo do texto, mediante: • Divisões; • Subdivisões. O esquema facilita a captação do conteúdo, permitindo ao estudante refletir melhor sobre o texto.

13 - o método das chaves de separação.
O esquema pode usar: - listagem hierarquizada por diferenciação de espaço e/ ou subdivisão numérica.

14 Exemplos: Modelos imitados Aprendizagem Por observação
- Efeito modelador - Efeito desinibidor - Efeito eliminador - Os efeitos da imitação - Fatores que afetam a imitação - Extinção de comportamento - Aplicação à aprendizagem escolar

15 APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO
1 Modelos imitados. 2 Os efeitos da imitação. 2.1 Efeito modelador. 2.2 Efeito desinibidor. 2.3 Efeito eliminador. 3 Fatores que afetam a imitação. 4 Extinção de comportamento. 5 Aplicação á aprendizagem escolar.

16 O levantamento do esquema deve observar as seguintes características:
Usar palavras ou expressões; que esquematizam o pensamento do autor; Fidelidade ao texto original: Não distorcer o texto segundo nossa vontade.

17 Obedecer a critério lógico;
Claro, de subordinação entre os elementos; Estrutura lógica: Selecionados e subordinados entre si; Ordenação dos elementos. Texto expresso que de forma simples o estudante possa ter idéia clara do conteúdo de sua leitura. Funcionalidade para o uso:

18 O esquema é sempre um instrumento auxiliar de orientação para um trabalho concreto. Ele deve ser adaptado à realidade. O que não se deve fazer é ignorar a novidade, distorcê-la ou mutilá-la, apenas porque o esquema não a tinha previsto. Flexibilidade:

19 COMO RESUMIR O esquema apresenta o plano do texto e sua seqüência lógica por ordem de subordinação, o resumo é a condensação do texto. Resumo → recordar o essencial do que se estudou e a conclusão a que se chegou. A captação; Daquilo que estamos estudando O trabalho de resumir ajuda Segundo João Álvaro Ruiz: A análise; O relacionamento; A fixação; A integração

20 Três itens apresentam as normas práticas de elaboração do resumo:
Mas o autor condena a elaboração de resumos escritos de tudo que se estuda. Seria desperdício de tempo elaborar resumo quando o esquema é suficiente. Não resumir antes de levantar o esquema ou preparar as anotações da leitura. Três itens apresentam as normas práticas de elaboração do resumo: Ao redigir, usar frases breves, diretas e objetivas. Acrescentar referências bibliográficas e observações de caráter pessoal, sempre que necessário.

21 A ANÁLISE TEXTUAL É a primeira forma de aproximação do estudante com o texto. O objetivo básico é a preparação para análise temática que permitirá a compreensão integral do pensamento do autor. O primeiro passo é conhecer o conteúdo. Esclarecer as dúvidas assinaladas.

22 Conhecer os sentidos dos termos desconhecidos verificando o seu significado no contexto.
Informar-se sobre o autor do texto. Fazer um esquema do texto usado.

23 A ANÁLISE TEMÁTICA Compreensão profunda do texto. Procure respostas para perguntas como: De que se trata o texto e o que mantém sua unidade global? Procure encontrar o processo de raciocínio do autor mediante o esquema do plano do texto.

24 Examine cada elemento do texto, se faz parte do esqueleto do texto.
Só dê por terminada a analise temática quando estabelecer com segurança o esquema definitivo do pensamento do autor.

25 A ANÁLISE INTERPRETATIVA
A Interpretação do texto → fazer seu conhecimento galgar um nível superior. Relacionar as idéias do autor com o contato filosófico e cientifico de sua época e de nossos dias. Fazer a leitura das entrelinhas a fim de inferir o que não está explícito no texto.

26 Adotar uma posição crítica, a mais objetiva,
fundamentada em argumentos válidos, lógicos e Convenientes. Fazer o resumo do que estudou. Discutir o resultado obtido no estudo.

27 OBRIGADA !


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