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7ª. REGIONAL DE SAÚDE E NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PATO BRANCO – PR

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Apresentação em tema: "7ª. REGIONAL DE SAÚDE E NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PATO BRANCO – PR"— Transcrição da apresentação:

1 7ª. REGIONAL DE SAÚDE E NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PATO BRANCO – PR
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Apresentação: Valmir Dallacosta Diretor da 7ª. Regional de Saúde

2 Informações Gerais: 1º. Evento - período: 5 a 7 e 13 e 14 de novembro de 2008. Carga Horária: 40 Horas. 2º. Evento – período: 5 e 6 de novembro de 2009. Carga Horária: 16 Horas. Publico Alvo: 100 participantes sendo: 74 Professores da Rede Estadual de Ensino, 1 de cada escola dos 15 municípios de abrangência, 15 Técnicos da Saúde – um de cada município, 15 alunos representando os grêmios estudantis, Representantes do Conselho Tutelar, da Sec. Da Criança e do Adolescente, Patrulha Escolar e servidores de apoio.

3 Justificativa: Atender as necessidades descritas nos Planos Anuais de Educação Escolares. Amenizar dificuldade dos educadores em trabalhar conteúdos como: Sexualidade, Drogas, Violência, Hábitos de Higiene e Alimentação, DST`s e Violência nos Espaços Escolares. Sistematizar encontros de técnicos referenciados da área da saúde e da educação, constituindo-se e um polo aglutinador de reflexões e pesquisas em Educação e Saúde. Resgatar material didático/ pedagógico, adequar e atualizar o mesmo para servir de apoio tanto para os técnicos da saúde como para a educação.

4 Justificativa - 2 : Estabelecer rede de contatos para troca de informações, material didático/pedagógico, parcerias de trabalho para aplicação de conteúdos na Educação em Saúde e estabelecimento de redes de acolhimento à crianças e adolescentes. Ampliar o conceito dos participantes de que saúde não é só produtividade, é um direito do cidadão. Oportunizar a inserção de técnicos da saúde no espaço escolar e vice-versa. Preparar educadores e técnicos de saúde para enfrentar situações relacionadas aos temas no dia-a-dia da escola, nas UBSs e apresentar às crianças e suas famílias conhecimentos que contribuam para a prevenção e promoção da saúde e da paz.

5 PROMOTORIA CRIANÇA E ADOLESC. REDE DE ACOLHIMENTO CRIANÇA ADOLESCENTE
ESCOLA PROMOTORIA CRIANÇA E ADOLESC. FAMÍLIA REDE DE ACOLHIMENTO CRIANÇA ADOLESCENTE UNIDADE DE SAÚDE PATRULHA ESCOLAR SEC. CRIANÇA\ ADOLESC. CONSELHO TUTELAR

6 Seminário Regional Violência nos Espaços Escolares Cultura da Saúde e da Paz

7 Objetivos: •Proporcionar ao Público Alvo integração e conhecimento para trabalhar situações de violência nos Espaços Escolares com a consequente melhoria do ensino aprendizagem. •Orientar Técnicos da área da Saúde nos procedimentos de identificação, acolhimento e atendimento às vitimas de violência nas Escolas. •Sensibilizar os representantes dos educandos do papel de cada um na solução dos problemas que afligem a escola e a forma de agir para prevenir e combater a violência.

8 Específicos *Compreender os diversos tipos de violência e quais as atitudes a serem tomadas em cada caso. violência física, Psicológica, Verbal... *Conhecer atividades, grau de responsabilidade e instâncias de atuação dos diversos órgãos envolvidos; *Proporcionar, formação e atualização de conhecimentos, relacionados ao tema para profissionais ligados a Educação e Saúde, visando à interação do grupo e estimulando ações interinstitucionais; *Analisar procedimentos a serem adotados quando os educadores são as vitimas de violência por parte dos educandos em espaços escolares.

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10 Metodologia: A implementação do projeto deu-se em várias etapas, inicialmente reuniões periódicas entre os técnicos da saúde e da educação para definição das principais necessidades elencadas, elaboração de projetos de capacitação e cronogramas, definição de instrutores, público alvo, conteúdos e metodologias. (início em 01 de abril de 2008). Na sequência, organização das capacitações, avaliação e análise de propostas para a continuidade do processo. Optou-se por aulas expositivas, apresentação de vídeos relacionados, trabalhos em grupo.

11 Metodologia 2 : Apresentação e análise de experiências vivenciadas no Conselho Tutelar, Sec da criança e do Adolescente, patrulha Escolar, Unidades Básicas de Saúde e sala de aula. Apresentação de Estudos de Caso do cotidiano das escolas e das instituições de Saúde, após analisados por cada grupo, sob a orientação das instrutoras, foram socializados com o grande grupo, tornando-se rico material para subsidiar os educadores e técnicos da saúde na sua rotina.

12 Resultados Obtidos:

13 Resultados Obtidos: Professores e técnicos de saúde com maiores informações sobre saúde e educação e preparados para enfrentar as situações de violência nos Espaços Escolares, aptos para aplicar conteúdos e atividades sobre o tema de forma simples e atraente que afetam na maneira de viver dos educandos, da família e da comunidade, pois a criança passa a atuar como agente multiplicador. Professores e técnicos de saúde como agentes multiplicadores na formação do caráter, da personalidade e dos conceitos de vida e saúde do educando e da cultura da paz nas escolas.

14 Resultados Obtidos - 2 A construção de uma escola com olhar abrangente sobre as crianças e adolescentes, que considera o conjunto de suas necessidades, especialmente no que se refere à Educação Integral. Educação em saúde na Escola como importante estratégia na construção de um Sistema Único de Saúde mais humanizado e ligado a luta por melhoria da qualidade de vida. A consciência de que a saúde e a cultura da paz é um processo, para o qual cada um de nós temos muito a contribuir. O estabelecimento de parcerias, ações e interações inovadoras, proporcionando o entendimento de que trabalhar conteúdos de saúde e paz é possível, a partir da adoção dos fundamentos de promoção da saúde e do cultivo da Paz.

15 Resultados Obtidos - 3 A compreensão das relações entre condições
de vida e saúde, estilos de vida e bem viver. A construção de relações interpessoias mais solidárias e integradas. Estabelecimento de redes de acolhimento e atendimento a crianças e adolescentes em situações especiais: drogas, Gravidez na Adolescência, DST’s, violência.... A soma de forças Saúde e Educação potencializando o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. O fortalecimento de uma prática pedagógica participativa (Paulo Freire) que acolhe o Outro como sujeito dotado de condições objetivas que o fazem viver de determinado modo e de representações subjetivas que interpretam o seu lugar no mundo.

16 Estabelecimento de Rede de Comunicação.
Parcerias que possibilitam a divulgação imediata em todas as escolas das ações de Prevenção e Promoção à Saúde: Campanhas de Vacinação Ações de Combate à Dengue Ações de prevenção a Gripe A (H1N1) Informações sobre: Alimentação Saudável, hábitos de higiene, saúde bucal... Ações conjuntas de prevenção a violência: orientações do profissional Psicólogo da Unidade Básica de Saúde para a coordenação da escola. Agendamento de atividades conjuntas.

17 Dificuldades Encontradas
Recursos financeiros escassos. Conscientização de alguns técnicos, das secretarias envolvidas, da importância do projeto. Não foi possível a aquisição do material didático/pedagógico previsto (amplamente analisado e aprovado pela equipe promotora). Recursos Humanos com disponibilidade e conhecimento para trabalhar temas de Educação em Saúde.

18 Dificuldades Encontradas 2
Conscientizar os participantes que é preciso ter clareza que a promoção da saúde e a educação em saúde são indissociáveis. A promoção da saúde só se concretiza em estilo de vida e políticas públicas saudáveis se ações educativas ocorrerem simultaneamente, viabilizando a participação de indivíduos, grupos e da sociedade como um todo. Saber que a escola tem uma função importante na solução da problemática da violência no seu contexto e na sociedade, mas não está preparada para enfrentar as dificuldades pertinentes ao comportamento agressivo do aluno que vivencia um ambiente extra-escolar altamente influente no seu comportamento.

19 Considerações Finais Educação em saúde na escola consiste em ensinar os educandos a viver de forma mais saudável e ao educador participar ativamente da construção do conhecimento através do diálogo, estimulando a criatividade, tornando os sujeitos questionadores e garantindo um resultado que proporcione bem-estar. A integração e interação com Instituições de Saúde é um caminho para uma prática mais fundamentada e contextualizada, capaz de promover uma melhoria da qualidade de vida dos sujeitos. Faz-se necessário que o tema Educação em Saúde esteja presente nas escolas desde as séries iniciais, com uma ligação entre a teoria e a prática. Para que o aluno possa construir o seu conhecimento nas experiências que for vivenciando.

20 Ações Previstas Para 2010 Desenvolver e aplicar instrumentos que permitam avaliar os resultados das capacitações realizadas em 2008 e 2009. Realizar pesquisa junto aos envolvidos para definição de temas elencados como prioridade, para serem trabalhados proporcionando a Educação Continuada. Analisar em conjunto, educação e saúde os Planos Anuais de Ensino/2010 para detectar necessidades de parcerias para aplicação de conteúdos a fins.

21 Foco para 2010/Ações Intersetoriais
Saúde é o resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Assim, a saúde está relacionada à qualidade de vida que sua família e comunidade possuem. Minayo (1992),

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23 Valmir Dallacosta


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