A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA"— Transcrição da apresentação:

1 INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

2 Professor como Profissional
Ensino como atividade profissional Professor como Profissional COMPLEXIDADE O que devem saber os profissionais da docência? Que saberes estão na base de sua profissão? Onde e como são adquiridos esses conhecimentos?

3 Aspectos a considerar para a docência na educação básica \/
Aspectos a considerar na formação inicial de professores

4 Relativa aos meios para levar esse conhecimento às novas gerações
Para exercício competente do papel de professor na Educação Básica aponta-se a necessidade de uma tripla compreensão Relativa aos conhecimentos Relativa aos meios para levar esse conhecimento às novas gerações Relativa ao conhecimento das crianças e adolescentes

5 Exige: (1) Compreensão sobre a escola, a rede escolar e o currículo da educação básica (2)Domínio específico, compreensão do campo de conhecimento a que pertence o que permite “mover-se no campo”, estabelecer relações trans e interdisciplinar, ter insights, saber buscar ou ter respostas consistentes. (3) Compreender o campo educacional: filosofia, história, política, aspectos sociológicos da educação.

6 I. Relativa aos conhecimentos
Ensinar é primeiro entender O professor precisa entender o que ele ensina e entender de vários modos

7 II. Relativa aos meios para levar esse conhecimento às novas gerações
Questões didáticas/pedagógicas permite construir formas de abordagem dos conhecimentos de modo compreensível aos alunos, construir pontes entre saberes e linguagem a ser empregada, motivar os alunos e estimular sua curiosidade

8 O professor tem responsabilidades especiais em relação ao conhecimento do conteúdo destinado às crianças e adolescentes na educação básica o que ensina serve de fonte primária do entendimento do aluno com relação à disciplina o modo pelo qual este entendimento é comunicado leva ao aluno o que é essencial e o que é periférico sobre um assunto é preciso ter a flexibilidade e a compreensão multifacetada, adequada para conceder explicações alternativas dos mesmos conceitos e princípios

9 Para Shulman (2004) O conhecimento que está na base do ensino vai além do conhecimento da disciplina por si mesma, para uma dimensão do conhecimento da disciplina para o ensino. A chave para distinguir a base do conhecimento do ensino repousa na interseção de conteúdos e pedagogia O conhecimento do conteúdo pedagógico é a categoria que mais provavelmente distingue o entendimento do especialista em conteúdo do entendimento do educador

10 III. Relativa ao conhecimento das crianças e adolescentes
em seu momento específico de desenvolvimento sócio-cognitivo-emocional e de seu contexto sóciocultural, da ambiência que cerca as crianças e adolescentes nos dias de hoje => características do alunado semelhanças e diferenças Como falar com eles para ensinar? Como motivá-los? Como atender as necessidades dos estudantes?

11 CRIANÇA /ADOLESCENTE ESTUDANTE
É cada vez mais necessário algum conhecimento sócio- -antropológico sobre as crianças e adolescentes em nossa sociedade e também sobre suas condições psicossociais. Permite a melhor comunicação com as novas gerações e a tomada de decisões relativas ao que ensinar e como ensinar Desenvolvimento de sensibilidade sobre a condição dos alunos

12 (Tardif, 2005, p. 141) Ensinar é trabalhar com seres humanos,
sobre seres humanos, para seres humanos. (Tardif, 2005, p. 141) Portanto, é fundamental reconhecer a força da cultura instalada, no plano social e simbólico (Roldão, 2005)

13 Contexto de complexidade em que as ESCOLAS se situam hoje
Conjunto de mudanças Transformam a natureza do trabalho docente; as relações com o conhecimento e as relações entre os sujeitos envolvidos no processo educativo interferem na organização das ESCOLAS Pedem redefinição de prioridades novas demandas

14 Torna-se cada vez mais necessário que os cursos de LICENCIATURA dediquem maior atenção ao modo de conceber, organizar e desenvolver seu projeto formativo visando formar para responder às demandas do trabalho docente na educação básica. Considerar que essa profissão é exercida em instituições específicas: uma ESCOLA que se situa em uma REDE ESCOLAR

15 Para promover* a formação inicial para a docência na Educação Básica:
o que implica? *de modo competente

16 O que é necessário no contexto das Universidades ?
Desenvolver reflexões coletivas sobre o papel da universidade na formação dos professores face aos desafios que se colocam à docência hoje Redimensionar e dinamizar novas formas curriculares para a formação de professores Proporcionar condições de troca de experiências formadoras entre os docentes Discutir/estudar formas de organização do trabalho pedagógico na sua relação com o ensino, a aprendizagem, a avaliação e a comunicação professor-aluno

17 encampar a interdisciplinaridade e a integração formativa em espaços específicos
estudar/ pesquisar/ conhecer as crianças e adolescentes, suas expectativas, crenças, valores e concepções estudar/pesquisar a contribuição das disciplinas e práticas curriculares do curso para o desenvolvimento profissional dos estudantes nas licenciaturas trabalhar em equipe

18 Ações dessa natureza podem possibilitar
a criação de uma “comunidade de conhecimento educacional”, uma “comunidade de investigação” e uma “rede” de conhecimento, de vivências didáticas, experiências pedagógicas para as mais diferentes áreas de conhecimento, abrindo espaço para INOVAÇÕES EDUCACIONAIS

19 Assim, as formas de exercer a profissão de professor formador e o compromisso social da educação “[...] dejan de ser individuales y empiezan a ser institucionales” (TEDESCO, 2006, p. 335)

20 Desenvolver iniciação à docência
para a educação básica é compromisso ético e político com o desenvolvimento das pessoas como cidadãos.


Carregar ppt "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google