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INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas.

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1 INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

2 COMPLEXIDADE Ensino como atividade profissional Professor como Profissional O que devem saber os profissionais da docência? Que saberes estão na base de sua profissão? Onde e como são adquiridos esses conhecimentos?

3 Aspectos a considerar para a docência na educação básica \/ Aspectos a considerar na formação inicial de professores

4 Para exercício competente do papel de professor na Educação Básica aponta-se a necessidade de uma tripla compreensão Relativa aos meios para levar esse conhecimento às novas gerações Relativa ao conhecimento das crianças e adolescentes Relativa aos conhecimentos

5 Exige: (1) Compreensão sobre a escola, a rede escolar e o currículo da educação básica (2)Domínio específico, compreensão do campo de conhecimento a que pertence o que permite “mover-se no campo”, estabelecer relações trans e interdisciplinar, ter insights, saber buscar ou ter respostas consistentes. (3) Compreender o campo educacional: filosofia, história, política, aspectos sociológicos da educação.

6 I. Relativa aos conhecimentos Ensinar é primeiro entender O professor precisa entender o que ele ensina e entender de vários modos

7  permite construir formas de abordagem dos conhecimentos de modo compreensível aos alunos, construir pontes entre saberes e linguagem a ser empregada, motivar os alunos e estimular sua curiosidade Questões didáticas/pedagógicas II. Relativa aos meios para levar esse conhecimento às novas gerações

8 O professor tem responsabilidades especiais em relação ao conhecimento do conteúdo destinado às crianças e adolescentes na educação básica  o que ensina serve de fonte primária do entendimento do aluno com relação à disciplina  o modo pelo qual este entendimento é comunicado leva ao aluno o que é essencial e o que é periférico sobre um assunto  é preciso ter a flexibilidade e a compreensão multifacetada, adequada para conceder explicações alternativas dos mesmos conceitos e princípios

9 Para Shulman (2004) O conhecimento que está na base do ensino vai além do conhecimento da disciplina por si mesma, para uma dimensão do conhecimento da disciplina para o ensino. A chave para distinguir a base do conhecimento do ensino repousa na interseção de conteúdos e pedagogia O conhecimento do conteúdo pedagógico é a categoria que mais provavelmente distingue o entendimento do especialista em conteúdo do entendimento do educador

10  em seu momento específico de desenvolvimento sócio- cognitivo-emocional e de seu contexto sóciocultural, da ambiência que cerca as crianças e adolescentes nos dias de hoje III. Relativa ao conhecimento das crianças e adolescentes Como falar com eles para ensinar? Como motivá-los? Como atender as necessidades dos estudantes? => características do alunado semelhanças e diferenças

11 Permite a melhor comunicação com as novas gerações e a tomada de decisões relativas ao que ensinar e como ensinar Desenvolvimento de sensibilidade sobre a condição dos alunos CRIANÇA /ADOLESCENTE ESTUDANTE É cada vez mais necessário algum conhecimento sócio- -antropológico sobre as crianças e adolescentes em nossa sociedade e também sobre suas condições psicossociais.

12 Ensinar é trabalhar com seres humanos, sobre seres humanos, para seres humanos. (Tardif, 2005, p. 141) Portanto, é fundamental reconhecer a força da cultura instalada, no plano social e simbólico (Roldão, 2005)

13 Transformam  a natureza do trabalho docente;  as relações com o conhecimento e as relações entre os sujeitos envolvidos no processo educativo Contexto de complexidade em que as ESCOLAS se situam hoje Conjunto de mudanças  interferem na organização das ESCOLAS  Pedem redefinição de prioridades  novas demandas

14  Torna-se cada vez mais necessário que os cursos de LICENCIATURA dediquem maior atenção ao modo de conceber, organizar e desenvolver seu projeto formativo visando formar para responder às demandas do trabalho docente na educação básica.  Considerar que essa profissão é exercida em instituições específicas: uma ESCOLA que se situa em uma REDE ESCOLAR

15 Para promover* a formação inicial para a docência na Educação Básica: o que implica? *de modo competente

16  Desenvolver reflexões coletivas sobre o papel da universidade na formação dos professores face aos desafios que se colocam à docência hoje  Redimensionar e dinamizar novas formas curriculares para a formação de professores  Proporcionar condições de troca de experiências formadoras entre os docentes  Discutir/estudar formas de organização do trabalho pedagógico na sua relação com o ensino, a aprendizagem, a avaliação e a comunicação professor-aluno O que é necessário no contexto das Universidades ?

17  encampar a interdisciplinaridade e a integração formativa em espaços específicos  estudar/ pesquisar/ conhecer as crianças e adolescentes, suas expectativas, crenças, valores e concepções  estudar/pesquisar a contribuição das disciplinas e práticas curriculares do curso para o desenvolvimento profissional dos estudantes nas licenciaturas  trabalhar em equipe

18 Ações dessa natureza podem possibilitar a criação de uma “comunidade de conhecimento educacional”, uma “comunidade de investigação” e uma “rede” de conhecimento, de vivências didáticas, experiências pedagógicas para as mais diferentes áreas de conhecimento, abrindo espaço para INOVAÇÕES EDUCACIONAIS

19 Assim, as formas de exercer a profissão de professor formador e o compromisso social da educação “[...] dejan de ser individuales y empiezan a ser institucionales” (TEDESCO, 2006, p. 335)

20 Desenvolver iniciação à docência para a educação básica é compromisso ético e político com o desenvolvimento das pessoas como cidadãos.


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