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GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS – EAD
MÓDULO I – CONCEITO DE SERVIÇOS
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De acordo com Philip Kotler (2004, p.37):
CONCEITO DE SERVIÇO De acordo com Philip Kotler (2004, p.37): “serviço é toda atividade ou benefício, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulte na posse de algum bem”.
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PRÁTICAS DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS
Serviço é visto como estratégia de crescimento e geração de receitas e lucros; Serviços agregados a produtos ou a serviços, e Serviços como redefinição do negócio empresarial.
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AÇÕES DE DIFERENCIAÇÃO ENTRE OS SERVIÇOS OFERTADOS
Criar um ambiente saudável; Oferecer entrega em domicílio; Funcionar 24 horas; Ofertar treinamento e qualificação; Compreender o desejo do cliente; Solucionar eficientemente os problemas etc.
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DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE BENS E SERVIÇOS
Fator tempo relevante Dificuldade dos clientes avaliarem Os clientes não obtêm propriedade sobre os serviços Ausência de estoque Inúmeros canais de distribuição
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FATOR TEMPO RELEVANTE Segundo Lovelock (2005, p.20):
“os clientes de hoje são cada vez mais sensíveis ao tempo, e a velocidade muitas vezes é um elemento fundamental para o bom serviço”.
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OS CLIENTES NÃO OBTÊM PROPRIEDADE SOBRE OS SERVIÇOS
De acordo com Lovelock (2005, p.17): “talvez a distinção fundamental entre bens e serviços resida no fato de que os clientes normalmente extraem valor dos serviços sem obter propriedade permanente de qualquer elemento tangível”.
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INÚMEROS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
De acordo com Lovelock (2005, p.20): “as empresas de serviços precisam administrar o comportamento dos clientes na produção do serviço para garantir que as operações sejam realizadas de maneira uniforme”.
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