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PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS

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Apresentação em tema: "PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Aula 01: Administração – Introdução; Administração: Funções, Habilidades e Níveis; Eficiência e Eficácia Organizacional.

2 Administração DIRIGIR SUBORDINADOS ADMINISTRAÇÃO Do latim
AD (direção para, tendência para) MINISTER (subordinação, obediência) DIRIGIR SUBORDINADOS

3 Administração Ciência ou Técnica?
CIÊNCIA: investiga e busca o conhecimento e compreensão, elabora teorias, leis e hipóteses aplica o método científico com rigor. TÉCNICA: transforma e opera uma realidade, aplica normas e procedimentos com rigor e sobre a base de um programa objetivamente definido.

4 Administração CIÊNCIA TÉCNICA Investiga e Explica 1
Opera e Transforma (Não Explica) Baseia-se em hipóteses, teorias, leis, modelos e postulados Contém regras, normas e procedimentos 2 02 Campos EXPLICATIVO: aponta o conhecimento necessário para que a técnica possa operar e transformar. Realimenta o campo de avaliação da ciência, informando das áreas de aplicação em que se encontra impotente com o atual grau de conhecimento. 3 AVALIAÇÃO (da aplicação de suas explicações): realimenta o campo explicativo, guiando-o na redefinição ou aprofundamento do nível de explicação científica.

5 Administração ADMINISTRAÇÃO: é uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento. Como Ciência, a Administração gera Teorias e Hipóteses que permitem abordagem prescritiva e normativa, intimamente vinculada a técnica de administração, que trata de conduzir as organizações e empresas aos objetivos visados.

6 Administração ADMINISTRAÇÃO: é processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados por membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos.

7 Funções da Administração
PLANEJAR: determinar objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro, e decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance dos resultados esperados; ORGANIZAR: designar tarefas, agrupar tarefas em departamentos alocar recursos para os departamentos. É a alocação de trabalho, autoridade e recursos entre os membros da organização; LIDERAR: influenciar pessoas para que realizem as suas tarefas e alcancem os resultados esperados. Envolve energizar, ativar e persuadir; CONTROLAR: função que se encarrega de comparar o desempenho atual com os padrões planejados e esperados.

8 Níveis da Administração
ALTA ADMINISTRAÇÃO: Presidência, Vice-Presidência e Diretoria. Respondem pelo direcionamento estratégico e pelas operações da organização (ESTRATÉGICO); ADMINISTRAÇÃO DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO: Gerentes, responsáveis pela implementação das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos (TÁTICO); ADMINISTRAÇÃO DE NÍVEL DE SUPERVISÃO: Supervisores, Chefes de Seção, Coordenadores. Supervisionam o trabalho do pessoal operacional, nos processos da empresa (OPERACIONAL).

9 Habilidades do Administrador
HABILIDADE TÉCNICA: consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação; HABILIDADE HUMANA: consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz; HABILIDADE CONCEITUAL: consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização como um todo e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização.

10 Habilidades do Administrador
NÍVEIS ADMINISTRATIVOS HABILIDADES ALTA ADMINISTRAÇÃO CONCEITUAIS ADM. NÍVEL INTERMEDIÁRIO HUMANAS TÉCNICAS ADM. NÍVEL SUPERVISÃO

11 Papéis do Administrador
INTERPESSOAIS: desempenhados para o relacionamento e interação com outras pessoas. São eles: Chefe, Líder e Ligação; INFORMACIONAIS: desempenhados ao trocar e processar informações. São eles: Monitor, Disseminador e Interlocutor; DECISORIAIS: desempenhados quando se toma decisão. São eles: Empreendedor, Solucionador de Conflitos, Alocador de Recursos, Negociador;

12 EFICIÊNCIA E EFICÁCIA EFICIÊNCIA EFICÁCIA
É OPERAR DE MODO QUE OS RECURSOS SEJAM MAIS ADEQUADAMENTE UTILIZADOS SIGNIFICA FAZER AS COISAS CERTAS, DO MODO CERTO, NO TEMPO CERTO.

13 EFICIÊNCIA E EFICÁCIA Escolhe-se as metas certas, mas se utiliza mau uso dos recursos para alcance das metas. Resultado: produto que o consumidor quer, mas muito caro. Escolhe-se as metas certas, e faz-se bom uso dos recursos para alcance das metas. Resultado: produto que o consumidor quer, a uma qualidade pela qual ele pode pagar. ALTA EFICÁCIA Escolhe-se as metas erradas, mas se utiliza mau uso dos recursos para alcance das metas. Resultado: produto de baixa qualidade que o consumidor não quer. Escolhe-se as metas erradas, mas faz bom uso dos recursos para alcance das metas. Resultado: produto de alta qualidade que o consumidor não quer. BAIXA BAIXA ALTA EFICIÊNCIA

14 Bibliografia Consultada
CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. Vol. 01. Cap. 01. São Paulo: Makron Books, 1993; SILVA, R. O. Teorias da Administração. Cap. 01. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 2001; OLIVEIRA, J. F. & SILVA, E. A. Gestão Organizacional. Cap. 05. São Paulo: Saraiva, 2006.


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