A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Negócios Aula 7 Haroldo Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Negócios Aula 7 Haroldo Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Negócios Aula 7 Haroldo Andrade

2 QUALIDADE Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.

3 QUALIDADE Do ponto de vista dos clientes, a qualidade não é unidimensional. Quer dizer, os clientes não avaliam um produto tendo em conta apenas uma das suas características, mas várias. Por exemplo, a sua dimensão, cor, durabilidade, design, funções que desempenha, etc. Assim, a qualidade é um conceito multidimensional. A qualidade tem muitas dimensões e é por isso mais difícil de definir. De tal forma, que pode ser difícil até para o cliente exprimir o que considera um produto de qualidade.

4 QUALIDADE O cliente não avalia se um produto e ou serviço possuem qualidade apenas pelo preço, ou por determinada característica, pelo contrário, a qualidade é determinada quando o produto e ou serviço atingem a expectativa do cliente. A definição de qualidade deve sempre estar relacionada com a satisfação do cliente.

5 QUALIDADE EM SERVIÇOS Para Albretch (1992), qualidade em serviços é a capacidade que uma experiência ou qualquer outro fator tenha para satisfazer uma necessidade, resolver um problema ou fornecer benefícios a alguém.

6 QUALIDADE EM SERVIÇOS - RESTAURANTES
A qualidade nos serviços de atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes em uma empresa de restauração, além de estar totalmente ligada e direcionada ao cliente. O atendimento deve ser impecável, pois o cliente é quem gera a fonte de renda e a sustentabilidade da empresa, e por isso todas as atenções devem ser voltadas a ele.

7 QUALIDADE EM SERVIÇOS - RESTAURANTES
Para ARRUDA (1998, p. 27), "os clientes avaliam a qualidade do serviço comparando o que desejam ou esperam com aquilo que obtêm (...) existe uma diferença entre aquilo que os clientes acreditam que ocorrerá, quando se deparam com o serviço, e aquilo que desejam que ocorra...".

8 E COMO MENSURAR ESSA QUALIDADE?
Mensurar através da implantação de indicadores de desempenho da qualidade em cada restaurante. Exemplo: Cardápio Critérios: Apresentação, Quantidade, Variedade, Higiene e qualidade nutricional. Medida: % em relação ao Ótimo, bom, razoável e ruim.

9 ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
O setor de Administração de pessoal executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação, e desligamento. A atividade de admissão executada pelo setor de administração de pessoal envolve todo o processo de avaliação de necessidade (abertura de vagas), desenvolvimento junto ao setor envolvido do perfil de trabalhador procurado, formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos.

10 ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
O setor de administração de pessoal também é o responsável pela contratação, dentro das normas trabalhistas vigentes no país. A admissão é, portanto uma rotina do setor de administração de pessoal. Mas o papel do setor de administração de pessoal não se encerra com a admissão, cabendo a ele integrar o novo funcionário à empresa e a sua nova função, treinando, acompanhando e supervisionando.

11 ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
Outras rotinas ligadas ao setor: Controle de freqüência; Calcular salários, impostos , benefícios e outros adicionais; Desligamento dos funcionários; Treinar e orientar a força de trabalho; Entre outras atividades...

12 O GESTOR Atualmente, dentro da Administração, é muito comum falar do papel do gestor e da importância de sua correta relação com os trabalhadores e seus subordinados. E ai surge a pergunta, qual deve ser o perfil desse gestor?

13 O perfil de um Gestor: Profissional de formação ampla e variada;
Habilidade para se relacionar com pessoas; Atenção aos eventos passados e presentes, bem como à previsões futuras; Apto a tomar decisões; Agente de mudanças; Educador

14 O perfil de um Gestor: GERAIS INDIVIDUAIS
Capacidade de solucionar problemas; Capacidade de estabelecer prioridades; Trabalhar em equipe; Possuir criatividade e ser empreendedor; Capacidade de filtrar e usar bem as informações; Comunicar-se em outras línguas; Não ter medo de errar!!!! Conhecer a si mesmo; Ter objetivos de vida claros; Saber identificar as oportunidades adequadas ao seu perfil.

15 Definições Administração é o processo de trabalhar com e através de outras pessoas para alcançar eficientemente objetivos organizacionais pelo uso eficiente de recursos limitados em um ambiente mutável. Administração é o processo de tomada de decisão sobre objetivos a serem alcançados pela organização e sobre a utilização de recursos, visando determinados níveis de eficiência e eficácia. Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.

16 Henry Mintzberg, no estudo dos papéis dos Executivos
PAPÉIS PAPÉIS PAPÉIS INTERPESSOAIS INFORMACIONAIS DECISÓRIOS - Símbolo Coletor Empreendedor Líder Disseminador Solucionador de Elemento de Ligação Porta- Voz Problemas - Negociador Alocador de Recursos Papéis de Decisão No papel de empreendedor, iniciam e supervisionam novos projetos para a melhoria do desempenho de suas organizações. Como gerenciadores de turbulência, tomam atitudes corretivas diante de problemas imprevistos. Como alocadores de recursos, são responsáveis pela obtenção dos recursos físicos, humanos e financeiros. Por fim, no papel de negociadores, no qual discutem e barganham com as demais unidades da organização com o intuito de obter vantagens para a sua própria unidade.

17 Robert Katz identifica três competências essenciais
HABILIDADE TÉCNICA: conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos. HABILIDADE HUMANA: capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivação e aplicar uma liderança eficaz. HABILIDADE CONCEITUAL ou SISTÉMICA: Habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento das pessoas dentro da organização. Compreender complexidades. O processo de tomada de decisão, por exemplo, requer que o executivo seja capaz de localizar os problemas, identificar alternativas para sua correção, avaliar essas alternativas e selecionar as melhores e propor soluções.

18 Gerentes de Divisão Gerentes de Departamento Gerentes de Seção
Habilidades Conceituais (idéias e conceitos abstratos) Habilidades Humanas (Relacionamento interpessoal) Habilidades Técnica (manuseio de coisas físicas ) ALTA ADMINISTRAÇÃO Diretores Vice-Diretores Assessores Gerentes de Divisão Gerentes de Departamento Gerentes de Seção GERÊNCIA SUPERVISÃO NÍVEL OPERACIONAL Níveis organizacionais e as 3 habilidades segundo Katz

19 Habilidades gerenciais segundo Katz
Lidar com idéias e conceitos complexos. Habilidade conceitual, planejamento, criatividade e raciocínio abstrato. Administração Superior Habilidades Conceituais Habilidades Humanas Gerência Intermediária Equipe, comunicação, compreensão de pessoas e necessidades, motivar pessoas Supervisão de Primeira linha Habilidades Técnicas Utilizar método, técnicas equipamento

20 HABILIDADES GERENCIAIS DE MINTZBERG
Para Mintzberg são:     1.Relacionamento com os colegas - mesmo nível hierárquico;         2.Liderança - orientação,motivação, uso da autoridade;     3. Resolução de conflitos - produz tensão e exige tolerância;     4. Processamento de Informações - habilidades de comunicação;     5. Tomar decisões em condições de ambigüidades;     6. Alocação de Recursos - recursos são sempre escassos;     7. Empresariais - busca de problemas e oportunidades;     8. Introspecção - reflexão e auto-análise

21 CLT Consolidação das Leis do Trabalho;
Data de 1943, escrita entre 1931 e 1943; Sancionada pelo presidente Getúlio Vargas durante o Estado Novo unificando toda legislação existente no Brasil; Objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas; Dividida em 922 artigos.


Carregar ppt "Gestão de Negócios Aula 7 Haroldo Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google