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A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA
SINODO DOS BISPOS A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA
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Gênese do Texto Colegialidade da escolha (clamor unânime na Igreja)
Tema escolhido e publicado pelo Papa em 6/10/2006 Lineamenta: apresentar o estado da questão sobre a Palavra de Deus Questionário (reflexão e debate) até 11/2007 Instrumentum Laboris para a XII Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos (5 a 26/10/2008)
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Objetivos Gerais Continuidade com o Sínodo de 2005:
Realçar a intríseca ligação da Eucaristia com a Palavra de Deus. Aprofundar o significado da única mesa: do Pão e da Palavra Releitura da Constituição Dogmática Dei Verbum em chave pastoral (seus frutos após 40 anos)
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Objetivos específicos
Redescoberta da Palavra de Deus: na liturgia, catequese, oração, evangelização, exegese, teologia, vida pessoal, comunitária, nas culturas. Capacitar os cristãos a dar razão de sua fé Valorizar os Métodos e instrumentos/Subsídios...
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Objetivos específicos
Qualificar a presença da Igreja na sociedade como fermento de um mundo mais justo e fraterno Voltar aos fundamentos da fé Atualizar os testemunhos de encontro com a palavra na Bíblia e na Igreja
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O Sínodo propõe avaliar
os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão da Bíblia A disponibilidade de instrumentos e subsídios
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Reconhece os aspectos problemáticos
Ignorância e incerteza quanto à doutrina da revelação Distância de muitos cristãos da Bíblia Uso não correto da Bíblia Conhecer integralmente a fé da Igreja Conhecer os métodos exegéticos
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Finalidade Pastoral do Sínodo
Apresentar brevemente o estado da questão sobre o importante tema da Palavra de Deus; Reforçar a prática de encontro com a Palavra de Deus como fonte de vida; Esclarecer os aspectos fundamentais da Verdade sobre a revelação
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Finalidade Pastoral do Sínodo
Acender a estima e o amor pela Sagrada Escritura. Renovar a prática da Palavra de Deus na Liturgia e Catequese; Indicar aspectos positivos na vida e na missão da Igreja.
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Finalidade Pastoral do Sínodo
Oferecer ao mundo dos pobres uma Palavra de consolação e de esperança. Promover um correto exercício hermenêutico da Escritura Favorecer o confronto e o diálogo judeu-cristão; Encorajar o diálogo ecumênico, inter-religioso e inter-cultural.
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Finalidade Pastoral do Sínodo
Estimular a Lectio Divina Orientar a evangelização e a inculturação Ressaltar o lado experiencial e doutrinário (fé e vida)
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Estrutura do Texto Cap. I – Revelação, Palavra de Deus, Igreja
Cap. II – A Palavra de Deus na vida da Igreja Cap. III – A Palavra de Deus na missão da Igreja Conclusão
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CAPÍTULO I REVELAÇÃO, PALAVRA DE DEUS, IGREJA
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A Revelação Intermediação da Palavra
É iniciativa de Deus (gratuita) É proposta de relação Intermediação da Palavra Abertura do ser humano a esta proposta (necessidade e invocação)
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A Palavra na história É abertura para os problemas humanos
Exige escuta e resposta às suas perguntas É alargamento dos seus valores Satisfação de suas aspirações É abertura do caminho que leva a Deus Entrelaçamento com a história humana: a Palavra faz-se história
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Jesus a plenitude da revelação
Centralidade na Pessoa de Jesus; A chave interpretativa das Escrituras é Jesus Cristo (Ele o coração da Palavra de Deus); Da Palavra às palavras Questão hermenêutica/interpretação (Palavra-palavras-Escrituras-Bíblia)
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A Palavra: uma sinfonia
A palavra é comunicada em vários modos e formas (hierarquia): O Verbo eterno de Deus A criação Verbo feito carne- Jesus Cristo Profetas e Apóstolos Sagrada Escritura Pregação viva da Igreja
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Funções da Palavra Tem as qualidades de uma verdadeira comunicação:
Função informativa (a verdade divina) Função expressiva (modo de pensar, agir, amar de Deus) Função apeladora (estimula uma resposta de fé)
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A palavra convida à fé É proposta Exige escuta e resposta
Para estabelecer uma aliança de amor Pastoralmente: É estímulo à conversão É luz para as questões da vida É guia para a vida É fonte de consolação e esperança Centralidade da Palavra na vida dos ouvintes
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A palavra convida à fé Caberá aos pastores ajudar os fiéis a ter uma visão harmônica, evitando formas erradas e redutivas ou de compreensão ambígua...
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Maria, o modelo de acolhimento da Palavra
Na anunciação: encontro com a Palavra Maria e a escuta da Palavra (Jesus, acontecimentos) É participante da Palavra É a imagem do verdadeiro orante da Palavra
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Escritura-Tradição-Magistério
A Palavra de Deus está na Escritura e na Tradição. Escritura = o depósito imutável (revelação concluída) A Tradição: precede a Escritura Ao Magistério cabe interpretar e atualiza os dois
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Escritura-Tradição-Magistério
A Sagrada Tradição e Sagrada Escritura são como espelho para a Igreja Ao Magistério da Igreja que não está acima da Palavra de Deus, cabe o múnus de Interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita e transmitida.
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Tradição x Tradições Não à sola scriptura, isolada
Ela está ligada à Igreja que a acolhe e a compreende A Escritura é fundamental para ter acesso à Palavra, tornando-se critério de compreensão da Tradição Várias tradições: Tradição apostólica constitutiva e Tradição posterior, Tradição canônia e tradição apócrifa O Catecismo = expressão da tradição
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A Bíblia A Bíblia é a Palavra de Deus escrita
É inspirada pelo Espírito Santo Unidade e definitividade do cânon É em linguagem humana Necessita de interpretação (cultura)
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A interpretação da Bíblia
Riscos Interpretação arbitrária e redutiva = fundamentalismo Leituras ideológicas (sem fé) Fraco conhecimento das regras hermenêuticas Aspectos necessários Necessidade do sentido histórico-literal e do sentido teológico-espiritual, juntos Critérios teológicos e Pastorais (DV): unidade da Escritura (AT e NT), Tradição viva da Igreja, analogia da fé Unitariedade da Escritura (o NT está oculto no AT, O AT é desvelado no NT Não à seleção arbitrária
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Papa Bento XVI Unidade interior da Escritura
Exegese canónica (histórico-científica) Leitura espiritual Tradição/ões da Igreja (Catecismo- doutrina) Interpretação da Palavra na Liturgia
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Capítulo II A PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA IGREJA
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A Igreja, fruto da Palavra
A Escritura, portanto, encontra-se no coração e nas mãos da Igreja como “Carta que Deus enviou aos homens” Atitude é de religosa escuta Autêntica interpretação
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A Igreja, fruto da Palavra
A Palavra nas várias épocas históricas Padres: Escritura é o centro, fonte da teologia, a espittualidade e a vida pastoral Idade Média: Elabora a doutrina dos quatros sentidos (letra, alegórico, figurado, analógico)- Lectio Divina Idade Moderna: espírito crítico, métodos de abordagem, ecumenismo Nossos Dias: Projeto de renovação baseado na centralidade da Palavra de Deus á luz do Concílio Vaticano II
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A Palavra anima a Igreja
O Espírito: alma e exegeta Leitura espiritual = alimentar a fé dos fieis É tarefa primária da Igreja Ajudar os fiéis a compreender o que significa encontra a Palavra de Deus sob a guia do Espírito e sentidfo da relação: Bíblia- Tradição e Magistério
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A Igreja alimenta-se da Palavra
1- LITURGIA E ORAÇÃO Na liturgia, a Palavra é proclamação profética e testemunho da ação do Espírito Santo É Cristo quem fala na Palavra Lugares da Palavra: Eucaristia, sacramentos, pregações, ano litúrgico, liturgia das horas, sacramentos, na catequese mistagógica... Importância da Eucaristia como lugar de escuta da Palavra A Palavra orienta à comunhão (mesa do pão)
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2. EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE
Ministério da Palavra: primeiro anúncio, catequese – no ano litúrgico, na iniciação cristã e na formação permanente Valorizar as mediações da Palavra: Lecionários, Lit. das Horas, Catecismos, Celebrações da Palavra Introdução na Lectio Divina Sagrada Escritura – conteúdo central da catequese
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2. EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE
O Catecismo da Igreja Católica, que não substitua a catequese mas integrá-la na visão da Igreja Valorizar os Meios de Comunicação social; Dada as grandes mudanças culturais e sociais, torna-se necessário uma catequese que ajude a explicar as páginas “difíceis” da Bíblia (linguagem científica, simbólica, moral...)
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3. EXEGESE E TEOLOGIA Estudo da Escritura = alma da Teologia Estudo no sentido do contexto da Tradição viva da Igreja Importância dos temas bíblicos (= síntese adequada) Diálogo com as ciências (razão-fé), as tendências antropologicas e as outras religiões Subsídios apropriados
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4. NA VIDA DO CRENTE / OUVINTE
Leitura espiritual e estudo diligente Progresso catequético e espiritual – Rezar e viver a Palavra é vocação do cristão. Aspectos: Espírito de pobre - Cristologia do Servo Sofredor Prática da Lectio Divina Formação bíblica contínua dos agentes de pastoral (presbíteros, religiosos/as, consagrados/as, leigos/as)
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Capítulo III A PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA
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Dificuldades: Requisitos:
Alimentar-nos da Palavra, para ser “servos da Palavra” na tarefa da evangelização Dificuldades: Material do texto bíblico sua tradução e difusão As seitas e a correta interpretação Requisitos: Confiança na força transformadora da Palavra Anunciar e testemunhar a Palavra Franqueza, coragem, cordialidade, coerência, humildade do anunciador
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Difusão da Palavra Favorecer o contato material com o texto bíblico (tradução, preços...) Proporcionar métodos fáceis de acesso à Palavra Não ao subjetivismo e à arbitrariedade Não à devoção privada Indispensável a promoção pastoral
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Apostolado Bíblico A valorizaçao da Bíblia nos projetos pastorais
Um Projeto de Pastoral Bíblica em cada diocese Propostas de encontros diretos com a Palavra Propostas de Lectio Divina (para jovens e adultos) Difusão da Bíblia a preços acessíveis Movimento bíblico entre os leigos Formação dos animadores
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Apostolado Bíblico Itinerários de fé com base na Palavra de Deus aos jovens e aos imigrantes Federação Bíblica Católica mundial = difundir a Bíblia nas diversas línguas, traduções Valorizar os novos MCS (CD, DVD, internet...) A vida religiosa consagrada a serviço dos pobres e dos últimos, a partir da “ruminação” da Palavra
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Dimensão ecumênica Regresso às fontes da Palavra
Leitura à luz da Tradição Para se encontrar, juntos, com o Cristo Traduções ecumênicas Ouvir juntos a Palavra- Bíblia como ponto de encontro Praticar juntos a Lectio divina
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Diálogo inter-religioso
Exigências novas e tarefas imediatas Cabe a investigação teológica aprofundar essa delicada relação e daí tirar as devidas consequências pastorais
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Diálogo inter-religioso
Com o povo judeu Cristãos e Judeus partilham da mesma aliança Sua existência é um fato sobrenatural Mesmo cânon do AT Contribuição original da leitura judaica da Bíblia Superação do anti-semitismo e anti-judaismo
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Com as outras religiões
Também têm textos sagrados Maneira própria de entender a Palavra de Deus Cristianismo não é a religião do livro, mas da Palavra encarnada em Jesus Perigo do sincretismo Discernir as sementes do Verbo presentes Superação das formas de violência Promoção da justiça e da paz
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Palavra e culturas modernas
O encontro com a Palavra dá-se com as diversas culturas O diálogo com as culturas tornou-se invitável e é rico de pontencialidades Palavra de Deus pede para entar no mundo pluralista e secularizado- aerópagos modernos
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Palavra e culturas modernas
A Palavra como fermento: na arte, ciência, política, comunicação Purificar as culturas (instrumentos do Reino) Exige uma catequese de Jesus Cristo feita com uma adequda preparação (confronto, diálogo, respeito, positiva...) A Bíblia = o “grande código” do Ocidente
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A Palavra e a história da humanidade
Ler a Palavra nos acontecimentos diários e nos sinais dos tempos Descobrir neles, os sinais da presença de Deus e de seus desígnios
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Conclusão Deixar-se conquistar, penetrar e converter pela Palavra
O conhecimento da Sagrada Escritura é obra de um carisma eclesial Ouvir como Maria Ouvir como discípulo
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