A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Aula 7- Administração de Operações

2 O que vamos estudar hoje
Fundamentos; A quem compete; Características dos Produtos; Características dos Serviços; Prioridades competitivas das Operações; Planejamento estratégico do sistema de Operações; Tipos de processos de produção; Arranjo físico; Valorizando a Cultura.

3 PAUSA PARA UM CINEMINHA

4 ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO
OPERAÇÕES Organizações são sistemas produtivos que se valem de entradas (insumos), processo de transformação e saídas (resultados) para gerar produtos e serviços aos seus clientes.

5 ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO
OPERAÇÕES “Tão importantes como os elementos técnicos do sistema de operações são os aspectos culturais e de lidernaça” Sobral e Peci (2010, p. 262)

6 ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO COMPETE AO GERENTE DE OPERAÇÕES
Gerente Administrativo Gerente de Produção Gerente de Banco Gerente de Loja

7 ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO COMPETE AO GERENTE DE OPERAÇÕES
Os gerentes de operações devem tomar decisões para garantir que o produto/serviço resultante: atenda adequadamente a demanda; atenda no tempo apropriado; esteja no nível de qualidade desejada; e, seja compatível com as metas da organização.

8 ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO COMPETE AO GERENTE DE OPERAÇÕES
Formulação de estratégia; Tomar decisões relativas à layout, localização, serviços, produtos; Projetar ou auxiliar no projeto de produtos; Controlar a produção; Liderar equipes; Administrar o estoque (de matéria-prima e de produto aca bado); etc.

9 Características dos Produtos
Produz bens tangíveis e duráveis; Podem ser armazenados; São mensuráveis, isto é, podem ser contados e medidos; Padronizados; Pouca participação e contato com o consumidor; A localização é menos importante para o sucesso da organização; Intensivo emprego de capital.

10 Características dos Serviços
Produz bens intangíveis; Consumo e produção são simultâneos; Qualidade pode ser percebida, mas difícil de ser medida; Resultado é customizado; Amplo contato com o consumidor; A localização é crucial para o sucesso da organização; Intensivo emprego de trabalho.

11 PRIORIDADES COMPETITIVAS DE OPERAÇÕES
QUALIDADE Garantir satisfação do consumidor; Promover maior diferenciação; Alto desempenho: atributos superiores, baixa tole- rância aos erros, maior durabilidade, conveniência, etc; Consistência da qualidade: qualidade consistente e que atenda às necessidades dos consumidores.

12 PRIORIDADES COMPETITIVAS DE OPERAÇÕES
RAPIDEZ Reduz o estoque de produ- tos e o risco da organização; Rapidez na entrega: tempo gasto entre o pedido e a efetiva entrega; Rapidez na operação interna: tempo necessário para produzir o produto; Velocidade de desenvolvimento: velocidade entre o projeto e a introdução do produto no mercado.

13 PRIORIDADES COMPETITIVAS DE OPERAÇÕES
CONFIABILIDADE Se traduz em importante vantagem competitiva; Desenvolver relacionamento sustentável com o cliente; Honrar compromissos; Oferecer produto e serviços confiáveis; Atender expectativas dos clientes; Tende a gerar fidelidade do cliente. Lineage 1000 da Embraer

14 PRIORIDADES COMPETITIVAS DE OPERAÇÕES
FLEXIBILIDADE Capacidade de mudar e se adaptar rapidamente; Capacidade de customizar produtos e serviços; Flexibilidade de produto: enfatiza a personalização do pro- duto/serviço. Oposto à produção em massa; Flexibilidade de volume: acelerar ou desacelerar o ritmo da produção ajustando-se à demanda; Torna a organização mais ágil e pode garantir uma vantagem competitiva.

15 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE OPERAÇÕES
Projeta o sistema de operações da organização; Toma decisões sobre planejamento de produto, capacidade de produção, localização, processo e layout; Assegura decisões estratégicas de longo prazo especifican do que produtos e serviços serão produzidos, capacidade do sistema de operações, localização das instalações, definição dos métodos, equipamentos, fluxos, etc.

16 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE OPERAÇÕES
Projeto do Produto ou Serviço Dá início ao processo de planejamento; Consiste na decisão sobre o que será produzido; Afeta a decisão sobre produtos/serviços e os custos envolvidos; Envolve outros departamentos da organização como vendas, marketing, pesquisa, RH, etc.

17 Projeto do Produto ou Serviço – Etapas básicas de decisão
Coleta de Opiniões: funcionários, ou mesmo os clientes, podem oferecer sugestões e ideias para novos produtos e serviços. Escolha de ideias: analisa se é possível executar, se a tecno- logia está disponível e acessível, se é viável comercialmente, etc. É basicamente uma forma de triagem das ideias. Projeto final do produto ou serviço.

18 Planejamento da Capacidade
Define a capacidade de produção; Baseia-se nas expectativas de demanda; Antecipa a forma com a organização reagirá à demanda futura; Procura garantir que a organização consiga produzir os produtos e serviços de modo a satisfazer a demanda.

19 Planejamento da Localização
Escolha geográfica das instalações; Preocupa-se com a chegada dos recursos (RH, materiais, tecnológicos, etc), fornecedores e escoamento da produção; Preocupa-se com a infra-estrutura local como energia; Preocupa-se com os impactos ambientais; Preocupa-se com a legislação local, principalmente quando se trata de múltinacionais; A abordagem mais comum é a de custo-benefício.

20 Planejamento do Processo de Produção
Determina os métodos e técnicas de produção mais adequados; Depende essencialmente do volume e da variedade dos produtos e dos serviços produzidos; O continuum volume-variedade determina a abordagem mais adequada para gerenciar os processos.

21 Planejamento do Processo de Produção
Tipos de Processos de Produção por Projeto: baixo volume e alta variedade, típico de produção customizada. Ex. filmes, navios, aviões,etc. Artesanal: baixo volume e alta variedade. Produz mais produtos mas de menor tamanho. Cada produto compartilha recursos com outros, enquanto que na por projeto os recursos são exclu- sivos. Ex.: alfaiate, protético, restaurador, etc. por Lotes: combina média de volume e de variedade. Normal- mente por produzido por encomenda. Típico de produção de roupas e itens sazonais de moda.

22 Planejamento do Processo de Produção
Tipos de Processos de Produção em Massa: caracteriza-se pelo grande volume e baixa variedade. São processos repetitivos e previsíveis. Há baixíssima variabilidade de produtos, mas não afetam o conjunto da produção. Ex.: automóveis, refrigerantes, eletrodomésticos, etc. Contínua: de volume muito elevado e variedade muito baixa. Produção contínua e de fluxo ininterrupto. Altos in- vestimentos de capital. Uso intensivo de tecnologia. Refinarias de petróleo, siderúrgicas, produção de polímeros são exemplos típicos.

23 Planejamento do Processo de Produção
na Produção de Serviços Serviços Profissionais: altamente customizados, proximidade com os clientes, ênfase no processo do que no produto. São empresas de consultoria, auditoria, contabilidade, etc. Serviços de Massa: massificações das transações com os cli- entes, tempo de contato limitado e baixa customização. Orien- tados para o produto final (entrega). Órgãos de atendimento de instituições públicas (hospitais, INSS, etc.), telefonia, TV por as sinatura, etc. Lojas de Serviços: entre os dois anteriores, pode ter relativo contato com o cliente e podem ser customizados com volumes médios de oferta de serviços. Bancos, hotéis, restaurantes, etc.

24 Planejamento do Arranjo Físico - Layout
Decisões sobre instalações, posicionamento e a localização de máquinas e equipamentos, estações de trabalho, áreas de atendimento ao cliente, salas de reunião, pátio de estaciona- mento e de manobras, etc. Seu objetivo principal é o de permitir que máquinas, equipamentos e pessoas operem com máxima eficiência e eficácia e com segurança em um espaço determinado; Busca simplificar o fluxo de informações, materiais ou pessoas pela organização objetivando os melhores resultados de produ- tividade.

25 Planejamento do Arranjo Físico – Layout e seus tipos básicos
de Posição Fixa ou Posicional: o produto fica imóvel enquanto está sendo processado. Produtos grandes, únicos e delicados. São aviões, estradas, submarinos, pontes, etc. de Processo ou Funcional: os recursos são agrupados de acor- do com o tipo de processo. Procura reduzir as distâncias e, por consequência, o percursos dos recursos. Hospitais, bancos, es colas de idiomas, supermercados, etc. Celular: combina o layout de processo e de produto. Típico de lojas de departamentos e algumas montadoras de veículos como o consórcio modular.

26 Modelo de consórcio modular da Volkswagen Caminhões

27 Planejamento do Arranjo Físico – Layout e seus tipos básicos
de Produto: recursos e tarefas projetados para permitir um fluxo linear e sequencial de materiais ao longo da linha de produção. Associado à produção contínua e repetitiva de pro duções em grandes volumes de produtos idênticos. Biscoitos, canetas, lâmpadas, pilhas, confeitos, etc.

28 Vantagens e Desvantagens
de Posição Fixa ou Posicional Vantagens Elevada flexibilidade; Minimização de desperdício e custos com a movimentação; Mais satisfação do trabalhador em razão da variabilidade de tarefas. Desvantagens Necessidade de força de trabalho qualificada e versátil; Movimentação de pessoas e equipamentos pode ser complexa; Custo unitário tende a ser alto.5

29 Vantagens e Desvantagens
por Processo Vantagens Elevada flexibilidade; Menores investimentos e custos fixos; Mais satisfação do trabalhador em razão da variabilidade de tarefas. Desvantagens Menor eficiência do processo de produção; Pode elevar o nível de estoque em processo ou fila de clientes; Dificuldade no fluxo dos recursos dificultando o planejamento.

30 Vantagens e Desvantagens
Celular Vantagens Volume e variedade médios; Estoques reduzidos de produtos em processo; Melhor clima organizacional e maior motivação do trabalhador; Melhora no manuseio de materiais e de ferramentas. Desvantagens Menor flexibilidade nas operações; Possibilita subutilização de máquinas e equipamentos; Maior duração do processo de produção e possibilidade de atrasos na produção.

31 Vantagens e Desvantagens
de Produto Vantagens Movimentação fácil de pessoas e recursos; Custos unitários mais baixos para produção mais elevada (economia de escala); Maior especialização de equipamentos e pessoas. Desvantagens Reduzida flexibilidade das operações; Custos fixos mais elevados em razão de elevados investimentos; Desmotivação do trabalhador em razão do processo produtivo ser extremamente repetitivo.

32 VALORIZANDO A CULTURA

33 JULIO PRESTES DE ALBUQUERQUE
Político e advogado paulista, foi indicado à presidência da Repú- blica pelo então presidente Washington Luís, também paulista. A indicação contrariou vários interesses, pois ia de encontro à prá- tica da chamada política do café-com-leite, onde importantes personalidades políticas e empresariais de Minas e de São Paulo se revezavam no poder. Vários políticos importantes retiraram o apoio à candidatura em protesto. Embora se saísse vencedor nas eleições, Prestes jamais assumiu o poder impedido que foi pela Revolução de 1930 que depôs Washington Luís e conduziu Getúlio à presidência do Brasil. Julio Prestes ficou 4 anos no exílio. Mesmo exilado apoiou a Revolução de 1932 que tentava derrubar o Governo Provisório de Vargas propondo uma nova Constituição. Prestes morreu aos 64 anos de embo- lia cerebral. Washington Luís Getúlio Vargas


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google