Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarina Serafin Alterado mais de 9 anos atrás
1
Rio de Janeiro, 24 de abril de 2012 Congresso ABRH 2012 “As boas práticas de gestão em RH que levaram a Maemfe a conquista de prêmios de qualidade e RH”
2
Agenda Sobre a empresa; Histórico Objetivos do estudo Práticas de gestão Próximos desafios Debate
3
Empresa
4
Missão Fornecer serviços de alta qualidade nas áreas de caldeiraria, estamparia, usinagem e corte (frio, plasma, laser, jato de água), com profissionais qualificados, buscando sempre o aprimoramento do processo produtivo e a não agressão ao meio ambiente. Visão 2015 Ter produto próprio, utilizando a gestão como diferencial competitivo através do Sistema Integrado de QSMS, cumprindo seu plano de expansão de crescimento de 110% acumulado até o final de 2015, tornando-se referência em corte no mercado local. Isto para alcançar a satisfação de nossos clientes e o bem estar de todos os envolvidos. Valores - Excelência - Trabalho em equipe - Responsabilidade - Integridade - Inovação
5
Histórico da empresa 1985: Fundação da empresa 1994: Primeira máquina de corte plasma – Início da prestação de serviço de corte – carro chefe da empresa. 2003: Inicio dos projetos de capacitação e gestão empresarial. 2007: Top Empresarial – Categoria Industria, CRCC PETROBRAS e ISO 9001. 2010: PSTQ e CADFOR 2011: ABHR-RJ e Nova Diretoria 2012: Nova estrutura organizacional e Segmento Naval.
6
Estrutura Organizacional 2012 UN-CCO: Unidade de Corte e Conformação UN-CAL: Unidade de Caldeiraria Classificada UN-NAV: Unidade Naval PRODUÇÃO COMERCIAL Serviços Compartilhados Gerência Administrativa Gerência Operacional Gerência de Gestão e Inovação 65 colaboradores | 15% Nível Superior Completo | + 63% Ensino Médio Completo
7
Nossa principal fonte de Inovação: Pessoas 2008 - Unidade de Reuso de Água Modular [URAM]: Um grande passo para a sustentabilidade. 2009 2011 - Unidade Hidrodinâmica de Tratamento de Ar [UHTA] – Uma nova tecnologia para despoluição atmosférica. 2012 – Instalação no Parque Tecnológico do Rio com mais de 12 projetos em pauta de P&D em pauta.
8
Objetivos do Estudo Mostrar os resultados alcançados pela Maemfe que a transformaram em referência entre as empresas de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro. Revelar que o investimento em gestão alavanca o potencial financeiro de qualquer organização, seja ela micro, pequena, média ou grande empresa. Diante da competitividade e busca pela vantagem competitiva existente no mercado, planejar e implementar uma gestão estratégica de pessoas tornou-se indispensável para organizações de qualquer porte que pretendem expandir seus negócios.
9
Práticas de gestão Ações simples, resultados concretos! Ouvidoria Como funciona; Programa de Gerenciamento de Sugestões; A importância do feedback – 100% retorno; 60% das sugestões implementadas; Exemplos de sugestões implementadas.
10
Práticas de gestão Ações simples, resultados concretos! Criando valor aos “benefícios” Programa de bem estar para os funcionários - SESI Plano de saúde corporativo; Vale Alimentação/Refeição Convênio com a assistência odontológica; Parceria com farmácia e editoras; Programas de capacitação em Informática Confraternizações Prêmio destaque do ano
11
Práticas de gestão Ações simples, resultados concretos! #BomDiaMaemfe Como funciona; Sim. Eu sou importante!
12
Práticas de gestão Ações simples, resultados concretos! Plano de cargos e salários 1/3 dos colaboradores promovidos 3 níveis de cargo Revisão mensal Descrição das atividades Definição detalhada do perfil – Facilidade na Hora de contratar; Resultados alcançados
13
Práticas de gestão Ações simples, resultados concretos! Avaliação de desempenho Importância da auto avaliação; 12 critérios: Criatividade, zelo; Relacionamento pessoal, pontualidade Pessoas com fraco desempenho foram se desligando da organização Importância da auto avaliação Importância do feedback
14
Práticas de gestão Ações simples, resultados concretos! A cultura da segurança PCMSO E PPRA não é sopa de letrinhas; Técnico de segurança recém contratado Importância das reuniões quinzenais de SST SIPAT Reuniões semanais para deliberação de assuntos de SST
15
Práticas de gestão Ações simples, resultados concretos! Diversidade no trabalho Código de ética; Integração dos novos colaboradores; Caso das mulheres na produção.
16
Práticas de gestão Ações simples, resultados concretos! Treinamento e capacitação PTA – Plano de treinamento anual 2% do tempo de trabalho é gasto com treinamentos Solicitação de treinamento não programado Análise de eficácia de treinamento; Ampliação da Sala de treinamento
17
Práticas de gestão Ações simples, resultados concretos! Pesquisa de clima – Ferramenta para GEP Critério Média Imagem4,24 Supervisão e liderança4,21 Motivação3,88 Condições de trabalho3,78 Comunicação3,65 Desenvolvimento3,42 Salários e benefícios3,28 Média dos macros critérios pesquisada
18
Novos Desafios PLR – Participação nos lucros e resultados Melhora do plano de benefícios Gerenciar as Unidades de Negócios Busca por performance Retenção de talentos;
19
Estrada do Vigário Geral, 269, Rio de Janeiro – RJ Pabx.: (21) 3451-8487 www.maemfe.com.br maemfe@maemfe.com.br Obrigado! Marcos Ano Bom Diretor marcos@maemfe.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.