A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÊMIO MIDIA-Q Qualidade na Televisão para Crianças e Jovens

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÊMIO MIDIA-Q Qualidade na Televisão para Crianças e Jovens"— Transcrição da apresentação:

1

2 PRÊMIO MIDIA-Q Qualidade na Televisão para Crianças e Jovens
Resultados da Pesquisa

3 Objetivo do Prêmio Mídia - Q Quem pode receber o Prêmio
Dar visibilidade para as produções televisivas de qualidade que são assistidas por crianças e jovens Quem pode receber o Prêmio Quem contribui para a realização e apresentação desses programas - os realizadores - os patrocinadores - as emissoras - os anunciantes - e os planejadores de mídia

4 Como foram definidos os programas de qualidade Que programas
Através de uma pesquisa com pais, mães, crianças e jovens entre 4 e 17 anos Que programas foram considerados de qualidade Programas que foram aprovados pelos pais e mães e que também agradam às crianças e jovens

5 Entidades Envolvidas

6 Etapas do projeto Miíia - Q
Identificação e clipagem dos programas de TV Primeira fase - pesquisa qualitativa: grupos com pais e mães Apresentação dos 10 mandamentos de um programa de qualidade Seleção dos programas para a segunda fase Segunda fase - pesquisa quantitativa: entrevistas com pais, mães, crianças e jovens Identificação dos programas de qualidade Terceira fase: Avaliação do Conselho Entrega do Prêmio Midia - Q

7 Que programação de televisão serviu de base para a pesquisa
Setembro /03 Que programação de televisão serviu de base para a pesquisa Identificação e clipagem dos programas de TV

8 Programas que estavam no ar na TV aberta e fechada em setembro de 2003
incluindo programas infanto-juvenis e programas adultos em geral,assistidos por crianças ou jovens Critérios Programas que tinham os maiores índices de audiência a partir dos dados do Ibope mídia - set em cada faixa etária pesquisada - 4 a 7 anos - 8 a 11 anos - 12 a 17 anos Que estavam entre os preferidos pelas crianças segundo os dados de Kiddo’s 2003 Que segundo os critérios do Midiativa deveriam ser avaliados, mesmo que eventualmente não estivessem entre os de maior audiência ou preferência

9 Canais de televisão representados nessa seleção de programas
tv aberta tv fechada BANDEIRANTES CULTURA GLOBO MTV RECORD REDETV! SBT BOOMERANG CARTOON NETWORK DISCOVERY KIDS FOX KIDS NICKELODEON ANIMAL PLANET AXN DISCOVERY ESPN BRASIL FOX MULTISHOW NATIONAL GEOGRAPHIC SONY SPORTV USA WARNER

10 Programas apresentados na fase qualitativa - INFANTO-JUVENIL x GERAL

11 Programas avaliados na fase qualitativa - PRODUÇÃO LOCAL x PRODUÇÃO ESTRANGEIRA

12 Como foi feita a pesquisa qualitativa e que resultados ela trouxe
Outubro /03 Como foi feita a pesquisa qualitativa e que resultados ela trouxe Primeira fase - pesquisa qualitativa: grupos com pais e mães

13 1a etapa: Fase qualitativa - outubro 03
60 respondentes em São Paulo / capital (30 casais distribuídos em 6 grupos) Pais e mães de crianças e jovens divididos em 3 faixas etárias 4 a 7 anos 8 a 11 anos 12 a 17 anos 30 pais e mães de classe C (critério Brasil), - que só tinham acesso à programação da televisão aberta 30 pais e mães de classe A/B (critério Brasil), - que também tinham acesso à programação da televisão por assinatura

14 Dinâmica de escolha dos valores
Escolhidos espontaneamente pelos pais e mães em grupos separados, e depois consolidados num só documento para cada grupo Criação dos 10 mandamentos O resultado de todos os grupos gerou então a seleção final dos 10 mandamentos

15 Dinâmica de avaliação da programação - 60 pais
Questionário estruturado - De auto-preenchimento - A partir da apresentação de um clip para ilustrar cada programa Dinâmica do questionário - conheciam ou não os programas - para os programas que conheciam, se gostariam que seus filhos assistissem - para os que gostariam que seus filhos assistissem, que critérios ou valores esse programa atendia

16 Qual o resultado da fase qualitativa
A identificação do que os pais e mães de crianças e jovens esperam que a televisão transmita para seus filhos Os valores ou critérios que definem um programa de qualidade, resumidos em 10 mandamentos A identificação dos programas que os pais e mães conhecem e gostariam que seus filhos assistissem dentro de uma lista de aproximadamente 80 programas da TV aberta e fechada Os critérios para a escolha dos programas que seriam testados na segunda fase da pesquisa

17 Os 10 mandamentos Em ordem alfabética
Confirmar valores transmitir conceitos como família, respeito ao próximo, solidariedade Despertar o senso crítico fazer a criança e o jovem refletirem Gerar curiosidade despertar o gosto pelo saber Gerar identificação - mostrar dúvidas e situações próximas da infância e adolescência Incentivar a auto-estima não reforçar preconceitos nem estereótipos

18 Os 10 mandamentos Em ordem alfabética
Mostrar a realidade apresentar a vida como ela é, apontando/ limites e consequências sem agressividade Não ser apelativo não banalizar a sexualidade, a violência e não incentivar o consumismo Preparar para a vida propor temas importantes para a futura vida profissional e social Ser atraente ter música, competições, ação, humor; falar a linguagem do público jovem Ter fantasia estimular a brincadeira, a fantasia e fazer sonhar

19 Como foi feita a seleção dos programas apresentados na segunda fase
Fevereiro /04 Como foi feita a seleção dos programas apresentados na segunda fase Seleção dos programas para a segunda fase

20 Programas que estavam no ar somente
Dos 80 programas para cada faixa etária apresentados na fase qualitativa, foram selecionados entre 44 e 54 programas para a 2a etapa Critérios de corte Programas que estavam no ar somente na TV por assinatura em fevereiro de 2004 Programas que eram conhecidos por menos de 50% dos pais e mães entrevistados na 1a etapa qualitativa

21 Programas avaliados na fase quantitativa - INFANTO-JUVENIL x GERAL

22 Programas apresentados na fase quantitativa - PRODUÇÃO LOCAL x PRODUÇÃO ESTRANGEIRA

23 Programas apresentados na fase quantitativa PROGRAMAS POR EMISSORA

24 Como foi feita a pesquisa quantitativa e que resultados ela trouxe
Março /04 Como foi feita a pesquisa quantitativa e que resultados ela trouxe Segunda fase - pesquisa quantitativa: entrevistas com pais, mães, crianças e jovens

25 270 respondentes em São Paulo / capital
2a etapa: Fase quantitativa - março 04 270 respondentes em São Paulo / capital 180 Pais e mães 90 Crianças e jovens 65% de mães 35% de pais 50% meninos 50% meninas 4 a 7 anos 8 a 11 anos 12 a 17 anos 50% da amostra de classe C (critério Brasil), - 6% que também tinham acesso à programação da televisão por assinatura 50% da amostra de classe A/B (critério Brasil), - 32% que também tinham acesso à programação da televisão por assinatura Mïdia Fatos /2004

26 Dinâmica de avaliação da programação
- Questionário de auto-preenchimento - A partir da apresentação de um clip para ilustrar cada programa 90 Crianças e jovens 180 Pais e mães - importância / relevância dos valores - conhecimento ou não dos programas - se gostariam que seus filhos assistissem - por que - que valores esse programa trasmite - conhecimento ou não dos programas - com que freauência assistem - se gostam do programa e o quanto gostam

27 Qual o resultado da fase quantitativa
A identificação dos programas que os pais e mães gostariam que seus filhos assistissem e que valores eles transmitem, por faixa etária A identificação dos programas que as crianças e jovens gostam de assistir, por faixa etária A hierarquia de importância dos valores para os pais e mães e sua relação com os programas Resultado final: lista de programas que concorrem ao Prêmio Midia-Q

28 Quais os critérios para a seleção dos programas aprovados
Pais e mães Crianças e jovens conhecido por mais de 50% da amostra conhecido por mais de 66% da amostra aprovado de mais de 70% dos pais um dos seus programas favoritos 4 a 7 8 a 11 12 a 17 associado a um maior número de valores, pelo maior número de pais Top box 60% Top 2 box 60% Top 2 box 50%

29 Quais os critérios de seleção da lista de programas que concorrem ao prêmio Midia-Q
os 10 programas que receberam maior % de aprovação por pais e mães e que foram associados ao maior número de valores os 5 programas que receberam maior % de aprovação pelas crianças ou seja, que tiveram as maiores associações a “um dos meus favoritos” ou a “gosto muito” A soma dessas 2 listas resultou numa lista única de programas por faixa etária

30 Programas que concorrem ao prêmio
Em ordem alfabética Bob Esponja Bom Dia & Cia Castelo Ra-Tim-Bum Cocoricó Eliana na Fábrica Maluca Família Dinossauro Ilha Ra-Tim-Bum O Pequeno Urso Pica-Pau Rugrats Sítio do Pica Pau Amarelo Xuxa no Mundo da Imaginação 4 a 7 anos

31 Programas que concorrem ao prêmio
Em ordem alfabética Bob Esponja Castelo Rá-Tim-Bum Chaves Eliana na Fábrica Maluca Família Dinossauro Meninas Super Poderosas Pernalonga e Patolino Pica-Pau Rugrats Sabrina a Feiticeira Tom & Jerry 8 a 11 anos

32 Programas que concorrem ao prêmio
Em ordem alfabética A Grande Família Altas Horas Esporte Espetacular Família Dinossauro Fantástico Jack Chan Jornal Nacional Malhação Os Simpsons Pernalonga e Patolino 12 a 17 anos

33 Qual a relação entre esses programas e os valores mais relevantes para os pais e mães?
Para cada um dos programas foi levantado que valores são os mais significativos ou seja, são os que mais de 50% dos pais e mães acham que esse programa transmite Isso foi relacionado com o grau de importância de cada um dos valores para pais e mães quando pensam em cada faixa etária dos filhos E para cada valor foram selecionados os 3 programas que aparecem com a maior número de associações àquele valor

34 Associação entre programas e valores
4 a 7 anos

35 Associação entre programas e valores
8 a 11 anos

36 Associação entre programas e valores
12 a 17 anos

37 Proporção dos programas de qualidade na programação avaliada- INFANTO-JUVENIL x GERAL

38 Proporção dos programas de qualidade na programação avaliada - PRODUÇÃO LOCAL x PRODUÇÃO ESTRANGEIRA

39 Programas apresentados na fase quantitativa PROGRAMAS POR EMISSORA

40 Conclusões da pesquisa

41 Confirmações do estudo
Os pais e mães gostariam que seus filhos assistissem basicamente programas infanto-juvenis A maioria dos programas que os pais e mães valorizam também são os preferidos pelas crianças e jovens Os programas aprovados por pais e mães e também preferidos pelas crianças de 4 a 7 e 8 a 11 anos se concentram muito mais nos horários da manhã e início da tarde e são programas infantis Para a faixa etária de 12 a 17 anos o número de opções aprovadas pelos pais e mães e também pelos jovens é muito menor e mais focada na programação adulta

42 O que a criança gosta de assistir na televisão
Nenhum dos programas preferidos pelas crianças entre 4 a 7 e 8 a 11 anos e aprovados pelos pais para essa faixa etária faz parte da programação adulta A maioria absoluta dos programas preferidos é composta de produções para essa faixa etária

43 O que a criança e gosta de assistir na televisão
Os programas preferidos pelas crianças de 8 a 11 anos e aprovados pelos pais para essa faixa etária são praticamente os mesmos encontrados na faixa de 4 a 7 anos Faltam programas para essa faixa etária na TV aberta

44 O que o jovem gosta de assistir na televisão
Somente 2 entre os 10 programas aprovados pelos jovens entre 12 e 17 anos e aprovados pelos pais para essa faixa etária fazem parte da programação juvenil Faltam programas para essa faixa etária na TV aberta

45 Como os pais e mães avaliam a programação atual da TV aberta
Para pais e mães, a programação atual da TV aberta, apesar de apresentar programas de qualidade não cumpre totalmente o papel esperado na formação de seus filhos Muito mais por programas que são atraentes têm fantasia não são apelativos a programação é composta E muito menos por programas que confirmam valores incentivam a auto-estima preparam para a vida geram curiosidade

46 Concluindo... Existe uma programação na TV aberta considerada de qualidade pelos pais e mães e aprovada também pelas crianças e jovens Essa programação ainda não cumpre, porém, o papel esperado pelos pais e mães na transmissão dos principais valores que pretendem passar a seus filhos Além disso essa programação não atende totalmente aos anseios das crianças e jovens por não oferecer poucas opções atraentes a essas faixas etárias especialmente nos horários noturnos

47 Escolha dos premiados e entrega do
Setembro /04 Escolha dos premiados e entrega do Prêmio Midia-Q Terceira fase: Avaliação do Conselho

48 Prêmio Midia-Q A partir dos resultados da pesquisa, um Conselho composto por representantes de diferentes setores da sociedade definirá os ganhadores do Prêmio Midia-Q O prêmio será um reconhecimento aos profissionais de emissoras, anunciantes e agências que produziram, patrocinaram e investiram em programas que estão mais de acordo com aquilo que é importante ser transmitido às novas gerações através da televisão Esta premiação acontecerá no próximo Maxi Mídia, evento realizado pelo Grupo Meio & Mensagem, em setembro de 2004


Carregar ppt "PRÊMIO MIDIA-Q Qualidade na Televisão para Crianças e Jovens"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google