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ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO

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Apresentação em tema: "ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO"— Transcrição da apresentação:

1 ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE

2 Sejam Todos Bem-Vindos!
Aqui, ninguém sabe tudo. Todos sabemos algo. JUNTOS saberemos mais!

3 Potencialidade Turística
Recursos e atrativos potenciais Recurso ou Atrativo Turístico É o que atrai o turista para a cidade na qual se encontra o atrativo. .

4 Conceito Turismo: São as atividades e trocas que as pessoas realizam durante as suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual, por um período de tempo consecutivo superior a 24 horas e inferior a um ano, independente da finalidade. Fonte: MTUR 2005

5 Noções de Turismo Atividade humana Deslocamento no espaço
Atividade social Atividade econômica Viagens Deslocamento no espaço Tempo determinado Atendimento às necessidades.

6 Organização Pública Municipal
ÓRGÃO OFICIAL DE TURISMO Estabelecidos dentro da Administração Pública Municipal com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do turismo, visando o retorno sócio-econômico-político-cultural ao município, suas diretrizes emanam do executivo municipal.

7 Conselho Municipal de Turismo
Formado por entidades públicas e privadas ligadas ao desenvolvimento da atividade turística local. Órgão consultivo e/ou deliberativo instituído por lei municipal.

8 Organização Pública Municipal
Fundo Municipal de Turismo Conta bancária pública. Criada por lei municipal para promover a atividade turística. Aporte de recursos provenientes de transferência de parte da receita orçamentária do município, doações de terceiros de qualquer natureza, taxas diversas (de turismo, alvarás) e outros recursos. Administrados pelos Conselhos Municipais com suporte contábil da Prefeitura Municipal, e econômico das instituições financeiras oficiais

9 O Mercado de Trabalho do Agente de Turismo
Quais suas Áreas de Atuação? - Políticas, Planos e Programas Institucionais (Governo) - Planos e Programas Institucionais (Privado) - Planejamento de Áreas Naturais e Urbanas (Públicas e Privadas) - Planejamento e Gestão de Meios de Hospedagem - Planejamento e Gestão de Meios de Alimentação - Viabilidade Turística e Planejamento de Agências de Viagem e de Receptivos - Capacitação de Recursos Humanos - Organização, Captação e Divulgação de Eventos - Empreendedorismo no Turismo - Entre outras.

10 Turismo no Meio Rural Modalidades de Turismo
Agroturismo: Atividades turísticas que ocorrem no interior das propriedades. Turismo Cultural: Deslocamento em busca de conhecimentos sobre manifestações culturais e registros históricos das populações do meio rural. Turismo Pedagógico: Viagem organizada com objetivo de promover conhecimento e completar o aprendizado dos estudantes. Turismo de Eventos: Deslocamento de pessoas ao meio rural para participação de eventos.

11 Turismo Ecológico: Viagem a áreas naturais preservadas, com o objetivo de estudar e admirar a paisagem. Ecoturismo: Viagem a áreas naturais preservadas para desfrutar e interagir com seus atrativos. Turismo Aventura: Atividades esportivas radicais, geralmente praticadas em áreas naturais preservadas. Turismo de Negócios: Viagens ao meio rural para conhecer as novas tecnologias produtivas adotadas.

12 Turismo de Compras: Deslocamento ao meio rural para adquirir produtos elaborados pelos seus moradores. Turismo Saúde: Necessidade de deslocamento para tratamento de saúde. Turismo de Recreação: Ocupação do tempo livre, buscando atividades de diversão, realizadas no meio rural. Turismo Esportivo: Viagens para participação em competições esportivas realizadas no meio rural. Turismo de Aldeia: Viagens para povoamentos rurais.

13 Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.

14 Formas de Turismo 1. Turismo Emissivo:
“Representa O Movimento De Saída De Uma Ou Mais Pessoas Para A Prática De Turismo Em Uma Localidade Que Não A Sua De Origem.” 2. Turismo Receptivo: “Representa O Processo De Acolhida De Turistas Em Uma Dada Localidade.”

15 DEMANDA----------------------
OFERTA ATRATIVO X PRODUTO PROGRAMADA EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS ESPONTÂNEA INFRA-ESTRUTURA

16 Oferta Turística Atrativos + Equipamentos + Serviços + Infraestrutura Capazes de atrair visitantes durante um período de tempo, numa determinada região ou cidade.

17 Disponibilidade financeira
“Formada Pelo Conjunto de Consumidores ou Possíveis Consumidores, de Bens e Serviços Turísticos.” Demanda Turística Elasticidade Sensibilidade Sazonalidade Tempo Livre Disponibilidade financeira Informação

18 Demanda Turística Efetiva: É Aquela que Ocorre Naturalmente.
Potencial: É Aquela que Ainda não Existe, Mas Pode Ocorrer Caso os Fatores Impeditivos Sejam Eliminados.

19 Serviço Turístico “É um Produto Intangível,
Consumido no Momento da Oferta, não Estocável.”

20 Cadeia Produtiva do Turismo
Caracterizada por aglomerações de empresas localizadas em um território e que mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com os demais atores do sistema local. Conjunto de atividades que se articulam progressivamente num setor econômico, desde o início da elaboração de um produto

21 Cadeia Produtiva do Turismo
Turista Informação Destino Turístico Atrativos Hospedagem Transportes Alimentação Serviços e Serviços Turísticos Comercialização

22 CADEIA PRODUTIVA FORMAÇÃO GESTÃO EQUIPA- MENTOS LAZER ESTRA- DAS
TRANS- PORTE GESTÃO EQUIPA- MENTOS PROMOÇÃO SERVIÇOS PÚBLICOS LAZER FORMAÇÃO PROFIS- SIONAL MEIO AMBIENTE HOSPE- DAGEM SEGURANÇA PÚBLICA TELE- FONIA GASTRO- NOMIA ESTRA- DAS ESGO- TOS CADEIA PRODUTIVA

23 Vantagens do Turismo no Meio Rural
Preservação das áreas naturais Consciência ecológica Desenvolvimento de programas de conservação e preservação Descoberta de novos recursos Melhoria da qualidade de vida da comunidade receptora Diminuição do êxodo rural Melhoria na infraestrutura básica Preparação e participação da mão de obra no mercado turístico

24 Vantagens do Turismo no Meio Rural
Valorização da identidade cultural local Conservação e restauro de patrimônio arquitetônico Resgate de acontecimentos culturais Aumento da renda na propriedade e na comunidade receptora Novas oportunidades de negócios – estímulo a investimentos Conscientização quanto à manutenção da paisagem rural e ao embelezamento das propriedades Preservação e valorização dos processos produtivos tradicionais

25 Desvantagens do Turismo no Meio Rural
Degradação ambiental com aumento dos dejetos sólidos e líquidos Alteração dos habitats da fauna e flora silvestre Alteração dos hábitos da fauna. Ocupação desordenada e instalação de equipamentos inadequados em áreas naturais ou históricas. Sobrecarga na infraestrutura básica. Conflito entre a população local e os visitantes. Problemas relacionados a drogas, crimes e prostituição. Descaracterização da produção artesanal

26 Desvantagens do Turismo no Meio Rural
Aumento dos preços praticados em função da demanda Perda da autenticidade das manifestações culturais Centralização econômica Especulação imobiliária. Produção agrícola relegada ao segundo plano. Falta de planejamento da capacidade de atendimento Falta de união entre prestadores de serviços turísticos no meio rural. .

27 Motivação para se Deslocar ao Meio Rural
1- Visita aos parentes e amigos 2- Compra de produtos 3- Prática de esportes 4- Descanso, paz e tranquilidade 5- Contato com a natureza 6- Lazer e aventura 7- Fugir da rotina 8- Volta ás origens 9- Novas amizades 10- Confraternização 11- Aconchego

28 Serviços Turísticos no Meio Rural
Meios de Hospedagem: camping, pousadas, colônia de férias, aluguel de sítios, casas, hotel fazenda, fazenda hotel, etc.

29 Serviços Turísticos no Meio Rural
Venda de Produtos Artesanais na propriedade ou em pontos de venda. Alimentação: restaurantes, área para piquenique, churrasqueiras, degustação de produtos, etc.

30 Serviços Turísticos no Meio Rural
Lazer: cavalgadas, trilhas ecológicas, banhos de cachoeira, rios e lagos, ciclismo e motociclismo, pesque-pague, colha e pague, aventuras, observação da fauna e da flora, hipismo, esportes radicais, etc.

31 Serviços Turísticos no Meio Rural
Transportes especiais Guias / Condutores de visitantes

32 Produtos de Turismo no Meio Rural
Produtos Turísticos é o conjunto de equipamentos e serviços turísticos, atrações, acessos e facilidades colocadas no mercado á disposição dos turistas, para atender as suas necessidades.

33 Produtos de Turismo no Meio Rural
Necessidades básicas Informação Locomoção Alimentação Hospedagem Variam conforme Idade Profissão Poder aquisitivo Nível sociocultural Cultura Gostos/preferências Objetivos da viagem

34 Composição de Produtos de Turismo
Recursos turísticos (ou Atrativos): É o recurso natural, histórico-cultural, técnico, científico ou acontecimento programado, capaz de motivar o deslocamento das pessoas Recursos Turísticos Naturais Fauna: animais em geral Flora: conjunto da vegetação Clima: neve, calor, frio, ventos, etc. Recursos Turísticos Culturais e Históricos Culturais: danças típicas, arte, gastronomia, folclore, religião, crenças. Históricos: museus, sítios históricos e arqueológicos, monumentos. Recursos Turísticos Naturais Morfologia do terreno: riquezas naturais como grutas, cachoeiras, etc. Hidrografia: rios, lagos, riacho, etc.

35 Produtos de Turismo no Meio Rural
Formatar e lançar um produto turístico no mercado Recursos ou Atrativos Turísticos PRODUTO TURÍSTICO Infraestrutura Turística Infraestrutura Básica Divulgação Gestão

36 Oferta de Produtos de Turismo no Meio Rural
Aspectos a considerar: Acesso Infraestrutura básica e turística Equipamentos e serviços turísticos e de apoio Recursos turísticos: naturais e artificiais Condições ambientais Recursos humanos em geral

37 Avaliação do Produto Existe atrativo turístico?
Quais são os principais produtos e matérias-primas? Quais são os principais produtores? Possui identidade? Quais são as características básicas e qualidade dos produtos e embalagens? Quais são as entidades responsáveis pela organização e gestão? Quais são os locais de comercialização? Quais são as oficinas de produção?

38 região ou nas propriedades:
PRODUTOS que podem ser desenvolvidos na região ou nas propriedades: Atividades pedagógicas: cunho educativo que auxiliam no processo ensino-aprendizagem, comumente promovidas por escolas e realizadas pelos respectivos grupos de estudantes. Exemplos: Aulas práticas interpretativas do ambiente, Palestras informativas, Vivências e experiências variadas nos ambientes visitados, Participação em colheitas, Participação nas ordenhas, Trato de animais

39 PRODUTOS que podem ser desenvolvidos na região ou nas propriedades:
Atividades eco turísticas: interação com a natureza, que incentivem o comportamento social e ambientalmente responsável. Exemplos: Trilhas interpretativas Observação da fauna (pássaros, borboletas, peixes) Observação da flora (espécies vegetais nativas, parques, etc.)

40 Atividades culturais: destinadas a proporcionar a vivência dos aspectos culturais mais significativos da região – para fins de conhecimento, contemplação e entretenimento, principalmente. Podem ser relacionadas aos seguintes atrativos: Exemplos: • Manifestações populares; • Artesanato; • Arquitetura típica ou histórica; • Museus/casas de cultura; • Gastronomia.

41 Atividades recreativas – jogos e brincadeiras, com a função de diversão e entretenimento no meio rural, além de equipamentos destinados a essa finalidade. Exemplos: Jogos de tabuleiro, Rodas cantadas, Contação de histórias, Bingos; Equipamentos como piscinas, quadras esportivas.

42 Empreendedorismo Crença dos indivíduos e da comunidade na própria capacidade de construir o seu desenvolvimento pela cooperação entre os diversos âmbitos políticos sociais que a caracterizam. Assumir a responsabilidade pela construção do próprio destino = sonho coletivo

43 Empreendedorismo “O empreendedorismo, o modo de agir do empreendedor é um comportamento e não um traço de personalidade....então pode ser aprendido!”

44 Espírito empreendedor
Potencial de qualquer ser humano Capacidade do ser humano de ser protagonista do seu próprio destino, de agir intencionalmente para modificar sua realidade atual, a relação com o outro e com a natureza, de recriar constantemente.

45 Tipos de Empreendedor Empreendedor de negócios: identifica oportunidades no mercado, planeja e constrói novas organizações. Empreendedor social: promove mudanças, reúne recursos e constrói em benefício da comunidade. Intra-empreendedor: pessoa empreendedora dentro de uma organização, que não é proprietário ou ocupa o cargo mais alto, mas que age como se fosse.

46 CCE – Características do Comportamento Empreendedor
Busca de oportunidade e iniciativa Persistência Correr riscos calculados Exigência de qualidade e eficiência Comprometimento Busca de informações Estabelecimento de metas Planejamento e monitoramento sistemáticos Persuasão e rede de contatos Independência e autoconfiança

47 Empreendedorismo Público
Pode ser definido a partir de quatro características: a) autonomia b) visão pessoal do futuro c) sigilo d) tomada de risco O empreendedor público é um líder que amplia metas, mandatos, funções e poder de suas organizações de forma não prevista pelos agentes públicos. Ele constrói coalizões políticas para usufruir as oportunidades empreendedoras na organização.

48 Estratégia de Ação Elaboração de Plano de Ação
 É o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. Características do Plano de Ação: - Clareza com o que deverá ser feito; - Definição de: - como e quando será realizado; - responsável por cada ação; - motivo da realização de cada ação ; - onde será cada ação. O Plano de Ação deve ser elaborado considerando as demandas e avaliações dos usuários e o cenário em que estão envolvidos.

49 Lembre-se: o turismo funciona como um sistema!

50 Análise FOFA Fortalezas/Pontos Fortes: Competências, infraestrutura, recursos, posição alcançada, vantagem organizacional; Oportunidades: Aspectos externos que podem oferecer de algum modo uma vantagem para a organização; Fraquezas/Pontos Fracos: Aspectos que limitam ou reduzem a capacidade de desenvolvimento da organização; Ameaças: Aspectos externos que podem impedir ou limitar a implantação de uma estratégia de ação.

51 Estrutura Física das Instalações Grau de Competitividade
Análise FOFA Franquezas Oportunidades Fortalezas Ameaças Recursos Turísticos Estrutura Física das Instalações Infraestrutura Geral Hospedagem Oferta Complementar Recursos Humanos Recursos Financeiros Impactos Grau de Competitividade

52 Estratégia de Ação O QUE FAZER COMO FAZER QUANDO FAZER ONDE FAZER
RESPONSÁVEL

53 Estratégia de Ação O que fazer? Como Fazer? Quando Fazer? Onde Fazer?
Responsável

54 Organização das Informações
RESULTADO AÇÃO CONHECIMENTO INFORMAÇÃO DADOS

55 Agradece a sua presença


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