A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE Profa. Ma. Gabriela Rodrigues Zinn

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE Profa. Ma. Gabriela Rodrigues Zinn"— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE Profa. Ma. Gabriela Rodrigues Zinn
Unidade II PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE Profa. Ma. Gabriela Rodrigues Zinn

2 Modelos pedagógicos Pedagogia de transmissão
Pedagogia do condicionamento Pedagogia da problematização

3 Pedagogia de transmissão
O aluno é considerado uma “página em branco”, em que novas ideias e novos conhecimentos de origem exógena serão imprimidos.

4 Pedagogia de transmissão
Parte da premissa que as ideias e o conhecimento são os pontos mais importantes da educação. A experiência fundamental que o aluno deve viver para alcançar seus objetivos é receber o que o professor e/ou o livro lhe oferece.

5 Pedagogia do condicionamento
Enfoque nos resultados comportamentais, ou seja, as manifestações empíricas e operacionais da troca de conhecimentos, atitudes e destrezas. Essa escola pedagógica, associada ao behaviorismo e à reflexologia, concentra- se no modelo da conduta mediante um jogo eficiente de estímulos e recompensas capaz de “condicionar” o aluno a emitir respostas desejadas pelo professor.

6 Pedagogia do condicionamento
Motivação Senta

7 Pedagogia do condicionamento
Resposta (repetição). Recompensa (reforço).

8 Pedagogia da problematização
Em um mundo de mudanças rápidas, o importante não são os conhecimentos ou as ideias, nem os comportamentos corretos e fáceis que se espera, mas sim o aumento da capacidade do aprendiz participante e agente da transformação social para detectar os problemas reais e buscar para eles soluções originais e criativas.

9 Pedagogia da problematização
“O fim da ação educativa é desenvolver no indivíduo e no grupo a capacidade de analisar criticamente a sua realidade; de decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações; de organizar e realizar a ação, e de avaliá-la com espírito crítico.” (BRASIL, 1981)

10 Pedagogia da problematização
Teorização Ponto-chave Observação da realidade “problema” Hipótese de solução Aplicação da realidade “prática” Realidade

11 Interatividade Diante das afirmativas abaixo, verifique qual é verdadeira: No modelo do condicionamento, a educação tem por objetivo a formação de um cidadão crítico. No modelo da educação problematizadora, há prioridade de ações com foco no resultado. No modelo pedagógico da transmissão, o diálogo é elemento prioritário e permite a troca de experiências. A recompensa que o indivíduo recebe ao atingir o objetivo proposto na educação pautada no modelo do condicionamento é o que motiva o aprendiz a aprender. A pedagogia da problematização compreende o aluno como uma “página em branco”, na qual muitas questões podem ser registradas.

12 Resposta Alternativa correta: “d”.

13 Processo ensino – Aprendizagem
Quais os determinantes desse processo?

14 Visão sistêmica sobre educação
Processo Ensino - Aprendizagem Biológicos Sociais Psicológicos FATORES INFLUÊNCIAS Política Econômica Cultural CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DO ESTUDANTE Inteligência Motivação Crenças Aspectos afetivos Rendimento acadêmico Formação profissional Habilidades socioeducativas

15 Desafios da prática docente
Enxergar o aprendiz em sua totalidade e concretude. Acompanhar as transformações da ciência e a interdisciplinaridade. Divergência entre o produto das instituições formadoras e as demandas sociais. Educação como prática de liberdade e não como prática de dominação. (Mahoney e Almeida, 2005; Thiesen, 2008; Cyrino, Toralles, Pereira, 2004; Freire, 2004) Como?

16 Desafios da prática docente
Interdisciplinaridade “desmantelamento das fronteiras artificiais do conhecimento” Mudança de atitude Autoritarismo x atitude reflexiva (THIESEN, 2005)

17 Ensinar e aprender Ensinar Aprender Ensinar Aprender

18 Ensinar e aprender Educar é, portanto, fazer que alguém seja capaz de modificar seu comportamento como resultado de uma experiência. Treinar seria uma forma de aprendizagem mais simples, é tornar alguém capaz de repetir uma experiência.

19 Motivação É a força que induz uma pessoa em direção a um propósito.
Necessidade de criar um ‘‘desejo de aprender”.

20 Princípios da motivação
Atrair a atenção. Dar a possibilidade de estabelecer e alcançar seus próprios objetivos. Possibilitar discussões e debates. Favorecer a avaliação constante dos progressos alcançados.

21 Interatividade Diante das afirmativas abaixo, verifique qual é verdadeira: A motivação não é elemento fundamental para aprendizagem, apesar de ser pertinente. Educar e treinar podem ser considerados sinônimos, uma vez que alcançam o mesmo objetivo. Possibilitar debates e discussões pode desestimular a relação entre educador e educando. As influências econômicas e políticas são fatores determinantes no processo ensino- aprendizagem. Os valores, as crenças, a formação e a vivência dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem não são elementos essenciais nesse processo.

22 Resposta Alternativa correta “d”.

23 O que é planejamento? Planejar é “assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema”. (Paulo Freire)

24 Processo de planejamento
O que pretendo alcançar? Em quanto tempo pretendo alcançar? Como posso alcançar isso? O que fazer e como fazer? Quais os recursos necessários? Como analisar a situação para verificar se o objetivo foi alcançado?

25 Importância do planejamento
Evita a rotina e a improvisação. Contribui para a realização dos objetivos visados. Promove a eficiência e a segurança do ensino. Garante economia de tempo e energia.

26 O que é necessário para ensinar
Estratégia: meios disponíveis para atingir os objetivos específicos. Método: roteiro geral para a atividade. Técnica: é a operacionalização do método. Procedimentos: descrevem as atividades desenvolvidas.

27 Procedimentos de ensino
Aula expositiva. Discussão e debate. Estudo dirigido. Seminário. Estudo do meio.

28 Aula expositiva Apresentação de um tema logicamente estruturado.
O conhecimento deve ser passado com clareza, objetividade, procurando manter os educandos em atitude reflexiva.

29 Aula expositiva Devem ser exploradas as vivências dos educandos para enriquecer ou comprovar a exposição. É necessário que o educador use o diálogo com seus educandos. Ilustrar de maneira adequada o conteúdo.

30 Debate e discussão em grupo
Oportunidade de trocar ideias e opiniões, desenvolvendo habilidades necessárias à prática da convivência. Tem como finalidades: enriquecer experiências, treinar capacidade de liderança e tolerância, desenvolver senso crítico, criatividade e espírito de cooperação.

31 Estudo do meio Aprender a conviver com as diferenças socioeconômicas, culturais e religiosas. Observação de novas realidades. Possibilita estabelecer relações entre a teoria e a prática.

32 Que métodos e técnicas utilizar?
Escolha de métodos e técnicas de ensino Objetivos educacionais Estrutura do assunto e tipo de aprendizagem envolvida Tempo disponível Condições físicas Características dos educandos Experiência didática do educador

33 Objetivos x técnicas Objetivo educacional Técnicas mais adequadas
Transmitir informações Aula expositiva Instrução programada Desenvolver a capacidade de verbalização Perguntas e respostas Trabalho em grupo Conseguir que os educandos expressem suas opiniões Desenvolver a capacidade de compreensão de textos Estudo dirigido Trabalhar em equipe na solução de problemas Solução de problemas Projetos

34 Interatividade Diante das afirmativas abaixo, verifique qual é verdadeira: O ato de planejar envolve seriedade e curiosidade diante de um problema. O objetivo a ser alcançado em uma prática educativa não necessita estar articulado com o planejamento a ser desenvolvido. No estudo do meio, o destaque educativo está na exposição do tema pelo docente. Qualquer procedimento de ensino pode ser selecionado independente de critérios tais como o tempo disponível. O método de ensino é a operacionalização da técnica.

35 Resposta Alternativa correta: “a”.

36 Educação permanente em saúde
‘‘Saúde se aprende, educação é que cura!’’ (MARASCA, 2009)

37 Educação permanente em saúde
‘‘A gestão de recursos humanos tem sido reconhecida, tanto no âmbito internacional quanto nacional, como um componente crítico para assegurar a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços de saúde.’’ (OMS, 2007)

38 Educação permanente em saúde
Educação permanente pode ser definida como: ‘‘Aprendizagem no trabalho, em que o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. Está fundamentada em diferentes vertentes teóricas, dentre as quais se destacam as consagradas contribuições de Paulo Freire, em especial os conceitos de ensino problematizador e de aprendizagem significativa, na qual levam-se em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já possuem.’’ (MS, 2007; CECCIM, 2005)

39 Educação permanente em saúde
O Ministério da Saúde, através da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, instituiu a política de Educação Permanente em Saúde (EPS), em 2003, com a finalidade de melhorar os serviços de saúde oferecidos pela rede de atenção à saúde no país.

40 Educação permanente em saúde
‘‘A educação no trabalho insere-se num contexto tenso, em que há possibilidade tanto de meramente reproduzir a tecnicidade e a normatividade do trabalho como de configurar oportunidades de recomposição dos processos de trabalho, de modo que os trabalhadores da saúde possam reconhecer, negociar e responder de formas mais pertinente às necessidades de saúde dos usuários e da população, buscando assegurar direitos e qualidade na prestação de serviço, na perspectiva do fortalecimento do SUS.’’ (Peduzzi et al., 2009)

41

42 Educação permanente em saúde

43 Educação permanente em saúde

44 Interatividade Diante das afirmativas abaixo, verifique qual é verdadeira: Educação permanente pode ser compreendida como sinônimo de educação continuada. O modelo pedagógico do condicionamento é priorizado nas diretrizes de educação permanente em saúde. A educação permanente em saúde não é reconhecida em forma de lei. Por meio da educação permanente há uma única possibilidade que é a de reproduzir a tecnicidade e a normatividade do trabalho. A educação permanente em saúde insere-se no contexto do cotidiano do trabalho.

45 Resposta Alternativa correta: “e”.

46 ATÉ A PRÓXIMA!


Carregar ppt "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE Profa. Ma. Gabriela Rodrigues Zinn"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google