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Comunicação Empresarial

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial
GABARITANDO Comunicação Empresarial Aula 1

2 Comunicação Empresarial
GABARITANDO Comunicação Empresarial Prof. Marcio Gonçalves Aula 1

3 PLANO DE ENSINO GABARITANDO Aula 1 OBJETIVOS
Apresentar as noções de ambiente e cultura organizacional/empresarial (corporativa e institucional) e seus processos integrados de comunicação. Apresentar os públicos com os quais dialoga uma empresa/instituição, reconhecer a participação e a importância desses públicos na consolidação da imagem empresarial. Discutir os processos de comunicação empresarial - planejamento e planos de ação; comunicação interna e divulgação institucional. Esclarecer a comunicação empresarial como comunicação integrada - a relação entre as habilitações: Relações Públicas, Jornalismo e Propaganda e Publicidade. Desenvolver a capacidade do aluno de apreender e aplicar conceitos das teorias da comunicação empresarial na análise do cenário empresarial e elaboração de planos de ação frente aos diversos públicos. Reconhecer a importância estratégica da concepção e operacionalização de canais de comunicação da empresa com seus diversos públicos. Aula 1

4 Introdução à Comunicação Empresarial
GABARITANDO Unidade 1: Introdução à Comunicação Empresarial 1.1 - Definição e tipologia 1.2 - O surgimento da comunicação empresarial e seu contexto histórico. 1.3 - Ambiente organizacional e cultura organizacional - conceitos e definições 1.4 - Filosofia e Política de Comunicação da Empresa - conceito e imagem Aula 1

5 Os Públicos da empresa - canais de comunicação e padrão do texto
GABARITANDO Unidade 2: Os Públicos da empresa - canais de comunicação e padrão do texto 2.1. Definição de públicos - tipologias e relação com a empresa. 2.2 - A importância da opinião dos públicos - canais e ferramentas de comunicação. Comunicação Interna e Endomarketing. Divulgação Institucional, Assessoria de Imprensa. Ombudsman (ouvidoria interna e externa) e Sistemas de Atendimento ao Cliente/Consumidor (SAC) Aula 1

6 Comunicação Integrada - Planejamento
GABARITANDO Unidade 3: Comunicação Integrada - Planejamento 3.1. Relações Públicas, Jornalismo e Propaganda e Publicidade - ação integrada da assessoria de comunicação. 3.2. Consultoria de Comunicação 3.3. Avaliação e mensuração em Comunicação Organizacional Antes de tudo, fica a sugestão de visita ao site da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) Aula 1

7 Cenário nas Empresas Competição acirrada; Parcerias estratégicas;
GABARITANDO Cenário nas Empresas Competição acirrada; Parcerias estratégicas; Reorganização das estruturas de trabalho; Valorização do conhecimento; Gestão da Informação Relações de trabalho mais abertas e flexíveis; Rápidos avanços tecnológicos; Valorização de conceitos de cidadania; Preocupação com o meio ambiente; Monitoramento da concorrência; Responsabilidade socioambiental como fator competitivo; Comunicação como ferramenta estratégica. Aula 1

8 GABARITANDO Aula 1

9 Comunicação Empresarial
GABARITANDO Comunicação Empresarial Resumidamente a CE é o processo – conjunto de métodos, técnicas, recursos, meios etc – pelo qual a empresa dirige ao público interno (seus funcionários) e ao público externo (seus consumidores). Bahia, Juarez (1995) Aula 1

10 GABARITANDO Públicos Público: grupo de pessoas, independente de estarem reunidas num mesmo espaço físico, que possuem interesses comuns em relação à organização. Público Interno: aqueles que guardam um determinado grau de subordinação ou dependência regular em relação à organização: Funcionários,Terceirizados, Prestadores de Serviço e Familiares Aula 1

11 Fornecedores/subministradores da empresa Sindicatos
GABARITANDO Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em administração que refere-se a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa. Acionistas Donos Investidores Empregados Clientes Fornecedores/subministradores da empresa Sindicatos Associações empresariais, industriais ou profissionais Comunidades onde a empresa tem operações: associações de vizinhos Governos locais Governos estatais Governo nacional ONGs Concorrentes Aula 1

12 O que há com o Público Interno?
GABARITANDO O que há com o Público Interno? Com a globalização, ele não é mais o mesmo. Seu interesse comum tem caráter de instantaneidade: Num momento, funcionário; Noutro, acionista; Em outro local, consumidor ou cliente; Quem sabe mora na comunidade imediatamente próxima às minhas instalações? Representante de uma categoria profissional, formador de opinião. OPINIÃO PÚBLICA Aula 1

13 GABARITANDO Missão e importância Missão - “Contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégicas da organização e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e à expansão de suas linhas de produtos”. “Não se nega a importância da comunicação externa, principalmente no campo da comunicação institucional, quando valores que formam o caráter da empresa precisam ser apresentados. Mas não se pode, absolutamente, abandonar a feição interna. Uma comunidade insatisfeita acaba com qualquer esforço de comunicação institucional interna” (TORQUATO. G. Cultura, Poder, Comunicação e Imagem) Aula 1

14 GABARITANDO Dificuldades “O mais difícil é fazer com que a comunicação seja algo institucionalizado dentro da empresa, que ela aconteça entre as pessoas, ou seja, o chefe receber uma notícia e tomar a iniciativa de dividir o fato com os seus subordinados e achar importante reservar tempo para fazer isso. É o nosso grande desafio de comunicação interna: que as pessoas a enxerguem como parte de sua responsabilidade.” (Nara Damante, Revista Aberje) Aula 1

15 Comunicação Interna - Objetivos
GABARITANDO Comunicação Interna - Objetivos Motivar e integrar funcionários; Criar e manter climas favoráveis; Valorizar potenciais; Homogeneizar informações; Reforçar sistemas de decisões; Aperfeiçoar processos e técnicas; Apoiar novos conceitos; Reforçar valores culturais. Aula 1

16 GABARITANDO CI de Qualidade Prioridade: a qualidade da comunicação assegura recursos de todos com os objetivos maiores da empresa. Abertura: disposição das chefias de abrir informações essenciais garantindo insumos básicos a todos os colaboradores. Processo de busca: proatividade de cada colaborador em buscar as informações que precisa para realizar bem o seu trabalho. Autenticidade: verdade acima de tudo, ausência de "jogos de faz de conta" e autenticidade no relacionamento entre os colaboradores assegurando eficácia da comunicação e do trabalho em equipes. Foco em aprendizagem: garantia de efetiva aprendizagem do que é comunicado, otimizando o processo de comunicação. Aula 1

17 Comunicação Interna de Qualidade
GABARITANDO Comunicação Interna de Qualidade Individualização: consideração às diferenças individuais (evitando estereótipos) assegurando melhor sintonia e qualidade de relacionamento na empresa. Competências de base: desenvolvimento de competências básicas em comunicação (ouvir, expressão oral e escrita, habilidades interpessoais) assegurando qualidade das relações internas. Velocidade: rapidez na comunicação dentro da empresa potencializando sua qualidade e nível de contribuição aos objetivos maiores. Adequação tecnológica: equilíbrio entre tecnologia e alto contato humano assegurando evolução da qualidade da comunicação e potencializando a força do grupo. Aula 1

18 Filosofia da Comunicação Integrada
GABARITANDO Filosofia da Comunicação Integrada Filosofia organizacional A filosofia tem implicações profundas na vida organizacional. Orienta as decisões em todos os níveis e poderá contribuir para o sucesso ou para o insucesso das organizações. Aula 1

19 A filosofia da comunicação integrada nas organizações
GABARITANDO A filosofia da comunicação integrada nas organizações A comunicação deve expressar uma visão de mundo e transmitir valores intrínsecos. Não apenas para vender produtos e serviços. Deve construir uma identidade corporativa sintonizada com as novas exigências e necessidades da sociedade contemporânea. Aula 1

20 GABARITANDO Desafios atuais Aula 1

21 Idéia Comunicação Empresarial
GABARITANDO A visão dos empregados Pessoas querem ter empresa como 1ª fonte de informação. Face-a-face é a forma de comunicação preferida: é ágil, tem credibilidade, permite interação e esclarecimento de dúvidas Meios completam e apoiam o processo: publicações ganham credibilidade; uso crescente e irracional do correio eletrônico Necessidade de monitorar impacto e resultados Fontes: Banco de dados Idéia Comunicação – 30 Auditorias de opinião /2000– Brasil; IABC - International Association of Business Communicators Idéia Comunicação Empresarial Aula 1

22 Comunicação Tradicional
GABARITANDO Comunicação Tradicional Presidente Diretores Gerentes Subgerentes Chefes de Seção Trabalhadores CLIENTES Aula 1

23 Comunicação hoje Todos são responsáveis pelo Cliente Subgerentes
GABARITANDO Comunicação hoje Todos são responsáveis pelo Cliente Subgerentes Chefes de Seção Cliente Diretores Gerentes Vice-presidente Presidente Funcionários Supervisores Aula 1

24 Realidade Para ser Grande: a comunicação torna-se essencial
GABARITANDO Realidade Para ser Grande: a comunicação torna-se essencial Ferramenta para sobreviver às Crises Táticas simples podem ser eficazes Trabalho de Pesquisa deve ser constante Comunicação é atividade planejada Eficiência implica permanente avaliação Aula 1

25 Pesquisa (SEBRAE) 1500 micro e pequenas empresas
GABARITANDO Pesquisa (SEBRAE) 1500 micro e pequenas empresas 0,03% investidos em comunicação Não conhecem os clientes. Clientes não os conhecem. 40% pesquisam necessidades/expectativas de clientes 70% só corrigem o rumo após reclamações 90% não possuem processo de Comunicação sistematizado Aula 1

26 GABARITANDO Aula 2 Até a próxima! Aula 1


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