A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Material PAS 2014. Izabel Naciff..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Material PAS 2014. Izabel Naciff.."— Transcrição da apresentação:

1 Material PAS 2014. Izabel Naciff.

2 Questão de Pré-História e Antiguidade Oriental.
Texto: Há cerca de 4 milhões de anos, um ramo dos primatas que vivia em árvores começou a experimentar um novo meio de vida, ao aventurar-se em extensas pradarias, e alguns deles passaram a dominar a arte de caminhar sobre duas patas. Seus cérebros se avolumaram com a experiência de usar as mãos, que estavam livres para produzir ferramentas que os ajudassem a sobreviver nas condições hostis causadas pelas mudanças climáticas. Chimpanzés de duas patas evoluíram rapidamente para criaturas como você e eu- primatas que aprenderam a conversar, cantar, acender fogueiras e até desenhar. Christopher Lloyd. O que aconteceu na terra? A história do planeta, da vida e das civilizações, do Big Bang até hoje. Rio de Janeiro: Intríseca, p.81.

3 A partir desse texto e dos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens de 01 a 08 e faça o que se pede no item 31, que é do tipo C. 01- Sustenta-se, na hipótese mais aceita acerca do povoamento da América, que os seres humanos começaram a chegar ao continente em ondas migratórias vindas da Ásia há cerca de anos, através do Estreito de Behring, entre a Rússia e o Alasca. 02- No período neolítico, iniciado entre 10 e 12 mil anos atrás, as transformações no estilo de vida do ser humano pré-histórico resultaram do surgimento da agricultura e pecuária e do desenvolvimento de aglomerados urbanos. 03- A divisão entre os período antes de Cristo (a.C) e depois de Cristo (d.C.) é uma característica universal dos sistemas de marcação do tempo e, portanto, é adotada em todas as culturas. 04-Originado da civilização fenícia há cerca de anos e fundado pelo profeta Zaratustra, o zoroastrismo é uma das primeiras religiões claramente monoteístas de que se tem registro.

4 Continuação da questão.
05- Língua Portuguesa. 06- Língua Portuguesa. 07- O texto destaca que o bipedismo possibilitou o desenvolvimento de habilidades culturais associadas à comunicação e à simbolização, bem como à capacidade técnica de controle do fogo. 08- Acerca da pré-história e da história antiga do continente africano, assinale a opção correta. O povoamento da África foi iniciado, há mais de anos, por ondas migratórias originadas da América do Sul. No Egito Antigo, o sistema político se caracterizou pela divisão de poderes entre o faraó e o parlamento, sendo este constituído de representantes eleitos pelos cidadãos livres. As antigas civilizações africanas não conheciam a metalurgia até que colonos romanos introduzissem técnicas de produção de artefatos de ferro por volta do século I d.C. Após terem sido mantidos, por séculos, sob a dominação egípcia, os núbios invadiram o sul do Egito e fundaram uma dinastia de faraós, que dominou a região do Nilo por cerca de 100 anos.

5 Gabaritos oficiais. 01- C 02- C 03- E 04- E 07- C 08- D

6 Questões de Antiguidade Clássica
Texto questão 09 e 10. Só há pouco tempo, a democracia foi guindada ao Olimpo das virtudes políticas: o fato de ser um conceito tão invocado hoje em dia não poderá dissimular a sua juventude. Escarnecida na Antiguidade, a democracia só veio a ser incensada a partir do final do século XVIII. Nobert Roland. Roma, democracia impossível? Os agentes do poder na urbe romana. Brasília: Ed.UNB,1997,p.391 ( com adaptações). Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o item 09 e faça o que se pede no item 10, que é do tipo C.

7 Continuação da questão.
09- As conquistas militares do imperador macedônio Alexandre favorecem as trocas culturais entre o Ocidente e o Oriente e contribuíram para a difusão e a preservação da língua e da cultura grega no mundo antigo. 10-Considerando que o texto de que foi extraído o fragmento acima foi publicado pela primeira vez em 1981, assinale a opção correta: A democracia como sistema político surgiu, pela primeira vez, por volta do século I a.C., no contexto da República romana, em resposta às crescentes demandas dos plebeus por mais participação no governo da sociedade. Inaugurada pelos gregos antigos e continuada por romanos e cristãos no mundo ocidental, a tradição política democrática foi radicalmente criticada pelos autores iluministas no final do século XVIII. Apesar de terem sido introduzidos na Antiguidade, os valores democráticos permaneceram pouco cultivados por mais de dois milênios, até que, a partir de dois milênios, até que, a partir do final do século XVIII, tornaram-se importantes na vida política ocidental. Com a implantação da democracia em Atenas, os cidadãos que não possuíam escravos perderam o direito de participar na Eclésia, a assembléia popular das cidade.

8 Gabaritos oficiais. 09- C 10- C

9 Antiguidade Clássica. Texto Questão 11.
Chama-se democracia porque age para o maior número, e não para uma minoria.Todos participam igualmente das leis concernentes aos assuntos públicos; é apenas excelência de cada um que institui distinções, e as honras são feitas ao mérito, e não à riqueza. Nem a pobreza nem a obscuridade impedem que um cidadão capaz sirva a cidade. Livres no que respeita a vida pública, livres também somos nas relações cotidianas. Cada um pode dedicar-se ao que lhe dá prazer sem incorrer em censura, desde que não cause danos. Apesar dessa tolerância na vida privada, nós nos esforçamos para nada fazer contra a lei em nossa vida pública. Permanecemos submetidos aos magistrados e às leis, sobretudo àquelas que protegem contra a injustiça e às que, por serem escritas, nem por isso trazem menos vergonha aos que as transgridem. Péricles apud Marilena Chauí. Introdução à história da filosofia: dos pré-socrático a Aristóteles.V.I, 2º ed.rev. e ampl. São Paulo: Companhia das letras, 2002,p.135 ( Com adaptações)

10 Tendo como referência o fragmento de texto acima, faça o que se pede no item a seguir, que é do tipo C 11-Com base no conceito de democracia, assinale a opção correta: O conceito de cidadania nasceu atrelado ao de hierarquia na civilização helênica. A meritocracia individual subjaz a regimes democráticos. A liberdade e a igualdade individuais devem submeter-se aos ditames da maioria. A deificação é o arbitro que regula as relações individuais.

11 Gabarito Oficial 11-Letra:B

12 Idade Média. Texto: Por volta do século VIII, a expansão do Islamismo, em diversas partes do mundo, determinou a origem da divisão que hoje estabelece a diferença entre xiitas e sunitas.Tudo isso se iniciou no ano de 632, quando a morte do profeta Maomé abriu espaço para uma disputa entre os que poderiam ocupara a posição de principal líder político de toda a comunidade islâmica. Rainer Sousa. Xiitas X Sunitas. In: Brasil Escola. Internet: Tendo como referência o fragmento de texto acima, assinale a opção correta no item a seguir, que é do tipo C. Os estudos sobre religião e política têm demonstrado que: Qualquer tipo de fundamentalismo, religioso ou laico, constitui meio de alienação do indivíduo. Religião e política são meios de formação do ser amoral. Religião e política são os principais meios de esclarecimento da realidade e de formação da consciência social. Religião e política se desvirtuam quando se interpenetram.

13 Gabarito Oficial 11-Letra: A

14 Idade Moderna. Futebol. Cândido Portinari. Futebol, 1935, óleo sobre tela, 97 cm x 130 cm, coleção particular, Rio de Janeiro, RJ

15 Jogo de pelota Mesoamericano
Jogo de Pelota mesoamericano ( asteca/maia) museu Marjorie Barrick, Universidade de Nevada, Las Vegas

16 Texto: Existem semelhanças entre a nossa cultura e a dos astecas que podem ser identificadas, por exemplo, no jogo de futebol atual, que é similar ao jogo de pelota asteca. No futebol, em que os jogadores usam pernas, joelhos, peito e cabeça, o objetivo é fazer gol, colocando a bola de couro dentro da meta adversária. No jogo de pelota asteca, em que os jogadores usam joelhos, ancas, cotovelos e cabeça, o objetivo é atravessar a bola de borracha por entre os aros localizados nas laterais de campo. Tendo como referência inicial o texto e as figuras acima, julgue os itens seguintes. 12- A imagem do jogo asteca representa aspectos do jogo de pelotas, sendo ressaltados os adereços corporais de proteção e os elementos arquitetônicos do local do certame. 13- Na tela Futebol, de Portinari, está representada uma visão subjetiva e essencialmente interpretativa de uma pelada de futebol.

17 Gabaritos oficiais. 12-C 13-C

18 Economia colonial. Texto:
A expansão da agroindústria do açúcar para o Brasil foi responsável pela intensificação do comércio de escravos africanos. Em pouco tempo, o tráfico tornou-se um dos setores mais lucrativo do comércio colonial. Os portugueses dominara o tráfico de escravos africanos para o Novo Mundo durante o século XVI, pois também dominavam os territórios que os forneciam na África Ocidental. Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopes. História e civilização: O Brasil colonial. São Paulo, Ática,1995,p.54 (com adaptações) A respeito do texto acima e dos aspectos por ele suscitados, julgue os itens de 14 a 19 a e assinale a opção correta no item 1, que é do tipo c.

19 Continuação da questão.
14- A agroindústria do açúcar tem enfrentado problemas no século XXI, o que se deve à concorrência do açúcar de beterraba produzido na Europa e do etanol produzido a partir do milho na América do Norte. 15- O êxodo de milhões de africanos no século XVI decorrente do tráfico de escravos, contribuiu para a formação cultural do povo brasileiro, em cuja composição é significativa a quantidade de afrodescendentes. 16- Foi com o início da colonização do Brasil, a partir da expedição de Martim Afonso de Sousa, que Portugal começou a preocupar-se em dominar áreas africanas fornecedoras de escravos. 17- Os maiores lucros provenientes da agroindústria açucareira nordestina foram obtidos por investidores holandeses que distribuíam o produto nos mercados europeus.

20 Continuação da questão.
18- Depreende-se das informações do texto a seguinte relação: Se não houvesse agroindústrias de açúcar, não haveria comércio de escravos africanos. Se o tráfico de escravos não fosse lucrativo, talvez a agroindústria do açúcar também não fosse. Se o tráfico de escravos não fosse lucrativo no comércio colonial, não haveria agroindústria de açúcar. Se os portugueses não dominassem os territórios da África Ocidental, talvez não tivessem sido tão bem-sucedidos no tráfico de escravos.

21 Continuação da questão.
19-Exemplo de desigualdade social historicamente construída foi o que ocorreu no Brasil Colônia, quando a escravidão, tímida na economia açucareira, enrijeceu-se de tal forma na atividade de mineração que os escravos tivessem retardada a conquista da sua liberdade.

22 Gabaritos oficiais. 14- E 15- C 16- E 17- C 18- D 19- E

23 Interiorização. Acerca da ocupação do território brasileiro, julgue os itens a seguir. 20- Diversos núcleos urbanos do Brasil Colônia transformaram-se no século XX, em centros importantes da rede urbana brasileira, destacando-se Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. 21- No século XX, políticas de interiorização do desenvolvimento buscaram deslocar do litoral para o interior do país o eixo de concentração do desenvolvimento. A despeito da implantação de tais políticas, as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil ainda apresentam ocupação territorial menos densa que a das regiões Nordeste e Sudeste, ocupadas durante o período colonial. 22- A colonização do Brasil restringiu-se, no primeiro século, à região da mata Atlântica, que, não por acaso, corresponde à porção do território dividida em capitanias hereditárias. 23- A mineração foi importante para a interiorização da colonização no Brasil, o que se evidencia na ocupação de áreas da região Nordeste.

24 Gabaritos oficiais. 20-C 21-C 22-C 23-E

25 Idade Contemporânea Texto:
O Oriente Médio é uma região mais conflituosa do mundo. Entre os fatores que contribuem para tal fenômeno, podem ser mencionados: História da região; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; posição geográfica (confluência de três continentes); condições hidrográficas peculiares – maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos – Presença de recursos estratégicos no subsolo, especificamente petróleo. Internet: adaptação) Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item 24, assinale a opção correta no item 25, que é do tipo C e faça o que se pede no item 26, que é do tipo D

26 Continuação da questão.
24- Historicamente, a busca de recursos naturais desencadeia conflitos sociais e desenvolvimento de tecnologias e das ciências. Atualmente, água potável e petróleo são exemplos de substâncias químicas que compõem recursos naturais disputados. 25- A respeito do tema de que trata o texto, é correto afirmar que, no século XXI, O Oriente Médio testemunhou A disputa territorial entre o Egito e Israel na Península do Sinai e no litoral do Mar Vermelho. A invasão do território iraquiano pelo exercito do Irã, devido a disputas por campos de petróleo, principalmente no Curdistão iraquiano. A Primavera Árabe, série de conflitos e pressões populares para a conquista da democratização de países governados por ditadores, como Síria, Jordânia e Iêmem. A eclosão de atentados terroristas no Líbano, provocados pelos movimentos separatistas no Cáucaso.

27 Continuação da questão.
Reorganize as informações do texto em forma de itens e dê continuidade ao esquema abaixo. Ao concluir os itens atenda á norma gramatical da língua portuguesa Entre os fatores que contribuem para considerar a região do Oriente Médio conflituosa do mundo, incluem-se: a) A história dessa região; b) c) d) e)


Carregar ppt "Material PAS 2014. Izabel Naciff.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google