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Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias

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Apresentação em tema: "Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias"— Transcrição da apresentação:

1 Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Carlos Alves da Rocha Mestre em Tecnologia Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo Doutora em Educação

2 Projeto Promovendo a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na sociedade através de tecnologia assistiva: soluções culturalmente apropriadas

3 Objetivos promover a capacitação prática e teórica de professores e de acadêmicos (estudantes de Pedagogia e de Licenciatura) para trabalharem com a diversidade cultural, com as tecnologias assistivas e com pessoas com necessidades especiais nos dois países.

4 Objetivos promover condições para a inclusão dessas pessoas com necessidades especiais na escola e na sociedade com apoio das tecnologias assistivas desenvolver habilidades para apresentarem alternativas criativas e inovadoras adaptar as alternativas que já existem no país parceiro para a realidade local

5 Tecnologia Assistiva “a aplicação da ciência, da engenharia e de outras disciplinas que resultem em processos, métodos, ou invenções que auxiliem as pessoas com necessidades especiais” (Bryant and Bryant, 2003, p. 2). Referem-se à funcionalidade da tecnologia que pode promover maior autonomia, qualidade de vida e inclusão social, porque há comunicação, mobilidade, o controle de ambiente bem como o desenvolvimento de habilidades para a aprendizagem e para o trabalho.

6 Tecnologia Assistiva simbólica física organizadora gestos, Sinais;
Equipamentos, outros recursos; e organizadora procedimentos, técnicas, serviços.

7 Tecnologia Assistiva possibilidades de seu uso como apoio ao desenvolvimento das potencialidades das pessoas com necessidades especiais para além das aplicações voltadas para as dificuldades .

8 Docência em classes com PNEE
Falta de formação especializada; discurso de inclusão, de respeito, de tolerância e de solidariedade; Mudança de atitude quando se depara com aluno(s) com necessiadades educativas especiais

9 Atitudes não apropriadas
ele simplesmente ignora as deficiências do aluno; ele passa a dar muita atenção a esse aluno em detrimento do resto da classe; ele solicita a retirada do aluno da sua sala de aula porque não consegue lidar com a situação.

10 Movimento no/do Projeto
As participações de alunas, de professores e de pesquisadores no Projeto iniciaram, na Graduação e na Pós-Graduação, reflexão e ação em relação à inclusão de alunos com deficiência no processo de ensino aprendizagem da própria Universidade; e um fórum de discussão no Mestrado em Educação sobre a formação de professores para a Educação Especial e para o ensino de Pessoas com Necessidades Especiais

11 Ação Reflexão sobre o papel que as tecnologias podem ter como apoio aos professores nesse ensino, aos alunos na sua aprendizagem, e na sociedade, como tecnologias assistivas facilitando a sua atuação como cidadão. Projeto de pesquisa no PPGEd Mestrado de Educação Formação de Professores para a Educação Especial professores da Graduação e da Pós-Graduação, alunos de Mestrado, alunos da Graduação

12 Objetivo investigar o projeto de intercâmbio entre as instituições brasileiras e as americanas de estudantes de Graduação e a sua contribuição na análise dos currículos dos dois países; investigar as possibilidades e os desafios para o desenvolvimento da autonomia no exercício de atividades escolares, de suas potencialidades e no exercício de sua cidadania.

13 Objetivo contribuir com um novo currículo para desenvolver a formação para a docência de futuros profissionais da Educação para que promovam a inclusão de alunos com necessidades especiais, a partir de uma concepção de educação inclusiva e com o auxílio da tecnologia assistiva, em especial as Tecnologias de Informação e Comunicação.

14 Ambientes virtuais na discussão das tecnologias assistivas
ambiente virtual Blackboard na Temple University, ambiente virtual, o Teleduc do NIED/ UNICAMP - (

15 Redes de comunicação elemento importante na parceria.
propiciam som, imagem e texto em ambiente multimídia, disponibilizados pela tecnologia digital, tornou possível a comunicação entre alunos americanos e alunos brasileiros e entre alunos e professores. troca cultural e compartilhamento dos saberes e do conhecimento já elaborado

16 Finalidade do ambiente
apoiar os alunos na sua investigação paralela à sua atividade como aluno; permitir que eles ampliem a produção de conhecimento e a coleta de dados recomendadas no Projeto, Facilitar o compartilhamento de suas experiências, permitir aos professores o acompanhamento da investigação e a orientação dos alunos durante o processo de pesquisa; oferecer, também, aos professores, campo de pesquisa

17 Inclusão e exclusão: cuidados com todos os alunos
a inclusão de uns acabam por excluir outros; Planejamento para: criar um ambiente de solidariedade, tolerância e colaboração sem planejamento leva à frustração; motivar uma prática cooperativa e colaboradora em direção à inclusão de fato. Necessidade de um programa de formação de professor para a educação especial em serviço (clarear dúvidas, inquietações e inseguranças) .

18 Ações sugeridas trabalho com conceitos e hipóteses em relação às pessoas com necessidades especiais; e Visão da Educação Inclusiva como modalidade de educação, e como uma concepção de educação que todos os professores, como profissionais de educação, tenham e realizar outros projetos que desenvolvam saberes dos professores para ajudar os seus alunos a integrarem a sociedade de forma pró-ativa superando a exclusão que sofrem nas atuais condições.

19 Ações sugeridas lembrar aos profissionais de Educação e da Saúde que trabalham com as pessoas com necessidades especiais que o MEC disponibiliza em seu portal uma quantidade considerável de documentos nas diferentes áreas relacionadas à Educação Especial.

20 Se as reflexões sobre a inclusão e a exclusão e sobre o papel das tecnologias assistivas não fizerem parte da rotina das instituições educacionais, dificilmente farão parte do âmbito maior da sociedade.

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