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Diretoria de Ensino Região de Itu

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Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino Região de Itu"— Transcrição da apresentação:

1 PCNP – Física jrpiffer@professor.sp.gov.br
Diretoria de Ensino Região de Itu Apresentação , expectativas e planejamento Alfabetização Científica Física Moderna Atividades Práticas ( período da tarde) PCNP – Física Novembro /2012

2 Apresentação Expectativas Planejamento Março / 2012
Legislação Não adianta nos encontrarmos para: Falar que ganhamos pouco .... Trocar “mazelas” Procurar soluções que não dependem de nós.... O que podemos fazer : OT ajuda ? , qual o melhor formato ? Visitas nas escolas ? Visitas em ATPCs ? Feira (dezembro) Ônibus ,lanche ,café Professores com somente 2 aulas Hoje Expectativas O nosso dia depende de nossas ações, portanto vamos torná-lo prazeroso Planejamento Propor material: Revista Fapesp,livros, Slides, filmes, softwares, Jogos, aplicativos ,etc. Pauta ? Fedbcak google docs?

3 Alfabetização Científica ( A.C.)
O que é ? Os alunos são alfabetizados ? e Cientificamente ? E os professores são alfabetizados ? e cientificamente ? todas as áreas ? O tema é novo ? Como iniciar uma mudança significativa ? Quem trabalha competência leitora, todas as áreas ? E a A.C. quais áreas ? Acontece atividade interdisciplinar para os alunos ? Entre os professores nos ATPCs existem momentos de interdisciplinaridade ? Proposta de atividade: Multiplicar esse material também para Professores

4 Física Moderna E tema para cientista ? Quem domina esse tema ?
Esta no 4º bimestre do 3ª Série , da tempo para abordá-lo ? Existe acelerador de partículas no Brasil ? E em nossas casas , alguém tem um acelerados de partículas ? O átomo e indivisível ? Quais são as 4 forças fundamentais da natureza ? No Brasil temos cientistas que pesquisam ou pesquisaram essa área ? Proposta de atividade: Multiplicar esse material também para Professores

5 Atividades Práticas ( período da tarde)
“Fenômenos ondulatórios - Reflexão, Difração e Interferência” Prof. Ms. Diego Aparecido Carvalho Albuquerque “Efeito fotoelétrico, LEDS e determinação da constante de Planck” Profa. Dra. Adriana de Oliveira Delgado

6 Alfabetização Científica (A.C.) Na ótica de quem ?

7 Alfabetização Científica

8 Alfabetização Científica
“ Um grande descompasso existe hoje entre o que a escola apresenta aos alunos e o mundo deles.” “ A escola ensina, sobretudo e ainda, a física de séculos passados. Espaço e tempo ainda são grandezas absolutas; o átomo ainda é um pudim de passas formados pelos indivisíveis prótons, nêutrons e elétrons.” Sasseron

9 Alfabetização Científica
Em um breve retrospecto percebemos que a educação é pautada na transmissão do conhecimento . Então que ciência deveria ser aprendida? As relações entre ciência tecnologia e sociedade poderiam ser uma saída viável? Magda Soares em “ O Estado do Conhecimento” afirma que: não haverá efetivamente A.C. enquanto não houver articulação entre as áreas do conhecimento.

10 Alfabetização Científica
Paulo Freire: ...a alfabetização é mais que o simples domínio psicológico e mecânico de técnicas de escrever e de ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes. (...) implica uma autoformação de que possa resultar uma postura interferente do homem sobre seu contexto.(p.111, 1980) Saberes habilidades que utilizarão em diferentes contextos e não apenas nos escolares dando condição de se tornarem cidadões no mundo atual.

11 Alfabetização Científica
Sasseron sugeri três eixos estruturantes para A.C. 1- Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais. 2- Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática. 3- Entendimento das relações existentes entre ciência,tecnologia, sociologia e meio ambiente.

12 Alfabetização Científica
Sugere ainda alguns indicadores para verificar o nível em que se encontram, enfatizando que as A.C. esta sempre em constante mudanças. Seriação de informações Organização de informações Classificação de informações Levantamento de hipóteses O teste de hipóteses A justificativa A previsão A explicação Modelos explicativos

13 Alfabetização Científica
Na sala de aula: quais práticas podemos utilizar? Trabalhos em grupo Discussões com alunos/com professores Relatórios/gráficos/tabelas Experimentos Uso das TICs Interdisciplinaridade

14 Alfabetização Científica
"Com mais gente estudando, a posse de um diploma de nível superior deixa de ser um diferencial suficiente; e características cognitivas e afetivas são cada vez mais valorizadas, como as capacidades de resolver problemas, trabalhar em grupo, continuar aprendendo e agir de modo cooperativo, pertinente em situações complexas.“ Sasseron

15 Alfabetização Científica
Algumas ideias já conhecidas: Mudança de papéis: atitudes e ações Mudança na concepção do que seja ensinar e do seja aprender Ensinar conteúdo científico é importante; mas é imprescindível não menosprezar o fazer investigativo, próprio das ciências.

16 Alfabetização Científica

17 Alfabetização Científica
Quantas Pessoas (alunos, médicos, engenheiros, professores, etc.) assistiram o Jornal Nacional? Vamos potencializar a Alfabetização Científica e multiplicá-la entre todos aqueles que estão ao nosso redor. Perguntas????

18 Física Moderna

19 Água, Terra, Ar, Fogo e Eter
Física Moderna Grécia antiga Água, Terra, Ar, Fogo e Eter Galileu Galilei , Isaac Newton (século XVII) Mecânica clássica Século XVIII 1 Revolução Industrial

20 Física Moderna Século IXX 2 Revolução Industrial

21 Átomo rígido(bola bilhar) Thompson
Física Moderna Dalton Átomo rígido(bola bilhar) Thompson • Descobriu elétrons(prêmio Nobel 1906) Átomo composto ‘pudim de passas’ • Raios catódicos

22 • Estudante de Thompson • Espalhamento por folha de ouro Bohr
Física Moderna Rutherford • Estudante de Thompson • Espalhamento por folha de ouro Bohr Modelo semi-clássico do átomo

23 Física Moderna O Fim da Física “Agora, não há mais nada novo para ser descoberto pela Física. Tudo o que nos resta são medições cada vez mais precisas.” (Lord Kelvin, matemático, físico e presidente da Royal Society Britânica)

24 Evolução das descobertas
Planck Mecânica Quântica Einsten Teoria relatividade Efeito fotoelétrico Teoria do Campo Unificado Heisenberg Princípio da incerteza E muitos outros Evolução das descobertas Física Moderna

25 Física Moderna Quantas e quais são as partículas elementares que compõem a matéria observada atualmente em nosso universo ? Do ponto de vista teórico, o conceito que define uma partícula elementar é, antes de tudo, de natureza abstrata e matemática. Todas as partículas elementares são descritas por objetos matemáticos denominados funções de ondas, essas partículas precisam ser acomodadas no modelo aceito hoje em dia, que é chamado de Modelo Padrão (M.P.)

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27 Partículas Elementares
Física Moderna Partículas Elementares

28 Física Moderna Revista FAPESP

29 Física Moderna Bóson de Higgs

30 Física Moderna Bóson de Higgs

31 Física Moderna Bóson de Higgs

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33 Referências: ABDALLA, M.C.B. O discreto Charme das Partículas Elementares:São Paulo:editora UNESP,2006 CACGAPUZ, A. et.al. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 3. ed FREIRE, P. Educação como prática da liberdade.São Paulo:Paz e Terra, 1980. SASSERON, L.H et al. Ensino de Física, Cengage Learning,2011. SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:Ciências da Natureza e suas tecnologias/Secretaria da Educação;Coordenação geral, Maria Inês Fini;coordenação de área, Luis Carlos de Menezes, São Paulo, SEE 2010 SOARES, M. Alfabetização no Brasil – O estado do conhecimento.Brasília: INEP/MEC, 1989. / Todos os sites acessados em novembro 2012.


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