A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos."— Transcrição da apresentação:

1 1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos

2 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém2 Marília Serrano de Matos O NMC Horizon Project, é uma organização internacional que procura recolher e analisar informação sobre as tecnologias emergentes. Em 2002, a NMC lançou o primeiro Relatório Horizon NMC. Os relatórios fornecem uma visão detalhada de seis temas de tecnologias emergentes e exploram a relevância de cada uma para o ensino, aprendizagem e pesquisa criativa. Cada Relatório Horizon NMC é divulgado com uma licença Creative Commons e pode ser livremente reproduzido e distribuído.

3 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém3 Marília Serrano de Matos Do relatório de 2011, saliento a tendência mais visível, mesmo a quem não pertença à área da educação. Por virtude do desenvolvimento, muito rápido dos equipamentos portáteis e das novas formas de difusão da informação (fibra ótica, wireless,…), todos esperam: Ser capaz de trabalhar, aprender e estudar, quando e onde quiserem …

4 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém4 Marília Serrano de Matos Vivemos numa economia global e a caminho de uma outra. A nova economia, baseada na informação e no conhecimento, caracteriza-se por um funcionamento em rede, sem barreiras de tempo, distância e localização, e por novas formas de organização do trabalho, mais flexíveis e adaptáveis, menos hierarquizadas, onde o trabalho em equipa será privilegiado bem como a polivalência e a autonomia individual.

5 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém5 Marília Serrano de Matos Novas formas de educação Novas tecnologias Mobilidade Nativos digitais Para uma boa integração no mercado de trabalho é necessário uma boa preparação. Para uma boa educação ter-se-á que ter em conta as novas variáveis.

6 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém 6 Marília Serrano de Matos

7 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém7 Marília Serrano de Matos Apesar de todos os avanços tecnológicos é importante frisar que o papel do professor mantem-se como de extrema importância. Não se poderá nunca imaginar, como alguns sugerem, um ensino apenas dependente dos computadores. Sendo uma realidade crescente o papel do e-lerning no ensino, é também fundamental o do e-formador, pois só com um professor conhecedor e com as competências adequadas se pode desenvolver um bom ensino. Até, porque ao contrário dos mitos, estudos provam que os nativos digitais não são indivíduos solitários e socialmente pouco competentes. mas estabelecem as suas relações sociais de mais formas, usando as tecnologias de informação e comunicação como agentes de mediação.

8 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém8 Marília Serrano de Matos CONCLUSÃO Os alunos desta nova geração esperam ambientes interativos, trabalhos/projetos interessantes e altamente estimulantes, que utilizem diferentes recursos… Os nativos digitais aprendem de forma diferente dos seus antecessores exigindo, por isso, novas práticas de ensino. O professor deve saber combinar e fazer uso da tecnologia, mas também saber criar um ambiente favorável à aprendizagem colaborativa e à autodisciplina, que será fundamental nos ambientes de trabalho futuro, onde a figura tutelar do “patrão” se encontra muito mais diluída.

9 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém9 Marília Serrano de Matos REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Johnson, L., Smith, R., Willis, H., Levine, A., e Haywood, K., (2011). Relatório Horizon 2011. Austin, Texas: A New Media Consortium. Coordena ç ão Cient í fica de Rita Espanha, Gustavo Cardoso, Nativos Digitais portugueses: Idade, experiência e esferas de utiliza ç ão das TIC Prensky, Marc (2001).”Digital Natives, Digital Immigrants”. On the Horizon: NCB University Press Vaz,Isabel Faria, As novas formas de trabalho e a flexibilidade do mercado de trabalho: IV Congresso Português de Sociologia


Carregar ppt "1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google