A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Médio, 2º Ano Solidariedade e cooperação nos jogos esportivos

2 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Imagem: Tkoletsis / GNU Free Documentation License. “Na Antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos aparecem nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercício utilitário, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira geral” (Souza, 2003). 2

3 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos O jogo, como fenômeno social, pode ser entendido como moderador do comportamento humano, capaz de canalizar o impulso agressivo presente no desenvolvimento social do homem ao longo do tempo. Esse impulso agressivo desencadeou guerras pela conquista e dominação de espaços e povos (Júnior, 2010). Imagem: Autor Desconhecido/ Domínio Público. 3

4 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Foi o modo que o homem encontrou para controlar e adaptar o ambiente às suas necessidades de sobrevivência. Esse processo foi fundamental para a humanidade desenvolver-se em torno de leis que pautassem o comportamento e a convivência. Imagem: Mass Communication Specialist 1st Class Kim Williams / U.S. Navy public domain. 4

5 Vamos falar um pouco sobre jogo e esporte.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Continuando... Vamos falar um pouco sobre jogo e esporte. Imagem: Derek Jensen / Youth soccer in small town USA / Public Domain. 5

6 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos ESPORTE Segundo o Coletivo de Autores (1992), esporte é um fenômeno cultural da humanidade e que é institucionalizado pela sociedade que o cria e o pratica. Imagem: Ucla90024 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 6

7 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos JOGO O jogo não é necessariamente um esporte, mas pode se utilizar dele. Sua base são as brincadeiras não institucionalizadas e sem regras fixas, como queimado, barra-bandeira, amarelinha, etc. “O jogo é uma forma de atividade particularmente poderosa para estimular a vida social e a atividade construtiva da criança” (PIAGET, In: KAMII; DeVRIES, 1991, p.IX) Apud Araújo. 7

8 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos BREVE HISTÓRICO A Grécia valorizava muito a forma humana, o que pode ser observado nas obras de arte espalhadas pelos museus em todo o mundo. A prática do exercício físico tinha valor como educação do corpo. Os jogos eram realizados em Atenas e justificava-se sua prática como uma preparação para a guerra. A atividade física nessa época era de suma importância, pois a Grécia foi berço dos jogos olímpicos na Antiguidade, que foram disputados 293 vezes durante 12 séculos. 8

9 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos JOGOS ESPORTIVOS Os jogos esportivos se baseiam na busca pela vitória, pois, geralmente, não se imagina um jogo sem uma disputa competitiva. E assim fomos educados: para jogar, eu tenho de ganhar. Vale a pena ganhar a qualquer custo? O que isso tem gerado no meio esportivo? Podemos recriar os jogos? É uma alternativa, que falaremos mais adiante. Considerando o tema de nossa aula, vejamos o que é solidariedade e, depois, o que é cooperação. 9

10 qualidade do que é solidário; dependência mútua;
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos SOLIDARIEDADE qualidade do que é solidário; dependência mútua; reciprocidade de obrigações e interesses; direito de reclamar só para si o que se deve a todos. Imagem: Patsy Lynch / Federal Emergency Management Agency / Public Domain. Dicionário Aurélio on-line da lingua portuguesa. 10

11 ato de cooperar, ajuda, assistência, socorro, auxílio.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos COOPERAÇÃO: ato de cooperar, ajuda, assistência, socorro, auxílio. Dicionário Aurélio on-line da língua portuguesa. Imagem: Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 11

12 1- É possível ganhar quando perdemos?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos NO ESPORTE, SÓ É POSSÍVEL GANHAR OU PERDER! VOCÊ CONCORDA? AGORA PENSE: 1- É possível ganhar quando perdemos? 2- E quando ganhamos, podemos perder? 3- O que podemos ganhar quando perdemos? 4- Quando ganhamos, o que podemos perder? 12

13 JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA ( a seguir, fragmentos retirados do livro: Esporte educacional, uma proposta renovada – Indesp / Esef-UPE 1996) “Os jogos cooperativos surgiram com a preocupação excessiva que a sociedade moderna atribui à competição, considerada um valor natural e normal… Temos competido em lugares, com pessoas, em momentos que não deveríamos, como se fosse a única opção ” (:Esporte educacional ,1996. pg 38) Para refletir: “Se o importante é competir, fundamental é cooperar!” 13

14 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Os jogos cooperativos surgem como uma alternativa, em que os participantes jogam “com”, e não “contra” o outro. Joga-se para superar os desafios, e não aos outros, joga-se por se gostar do jogo.. (op. cit., pg. 39) DESAFIO: Imagem: Leffe60 / Domínio Público. 14

15 Alguns podem perguntar: - Que graça tem cooperar?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Alguns podem perguntar: - Que graça tem cooperar? - Cooperar? A gente compete desde a barriga da nossa mãe. - Que graça tem se todo mundo ganhar? - Cooperar? Nós vivemos num mundo competitivo. 15

16 JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA Se verificarmos nossas atividades, brincadeiras (experiências de jogo), na escola ou fora dela, vemos que somos muito estimulados à prática dos jogos competitivos. Nos jogos cooperativos, os participantes aprendem a considerar o interesse do outro, a ter consciência de seus sentimentos e a operar com interesses mútuos. Esses jogos são estruturados para diminuir a pressão para ganhar, assim como a necessidade de comportamentos destrutivos. (op. cit., pg. 39) 16

17 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Comparação das características entre os jogos que promovem a competição e cooperação JOGOS COOPERATIVOS Visão de abundância Objetivos comuns Confiança mútua Todos fazem parte Solidariedade Diversão para todos Vontade de continuar JOGOS COMPETITIVOS Visão de escassez Objetivos exclusivos Desconfiança Todos à parte Rivalidade Diversão às custas de outrem Pressa de acabar com o jogo . (op. cit., pg. 39) 17

18 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos Resultado da mudança de comportamento baseado nas duas situações: competição x cooperação SITUAÇÃO COOPERATIVA SITUAÇÃO COMPETITIVA Percebe-se que o êxito pessoal é, em parte, consequência da ação dos outros membros. Percebem que, para atingir os seus objetivos, é impossível que os demais alcancem seus os objetivos. Estimula-se a sensibilidade às solicitações dos outros. Desestimula-se a sensibilidade às solicitações dos outros. Exercita-se a ajuda mútua com frequência. Exercita-se a ajuda mútua com menor frequência. Há maior homogeneidade na quantidade de contribuições e participações. Há menor homogeneidade na quantidade de contribuições e participações. A produtividade em termos qualitativos é maior. A produtividade em termos qualitativos é menor. A especialização de atividades é maior. A especialização de atividade é menor. Situação Cooperativa e Situação Competitiva (modificado por Brotto, 1997, Apud Brotto,1999) 18

19 EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS Dança das cadeiras Uma adaptação da brincadeira da dança das cadeiras, que muitos conhecem e cujo objetivo principal é a eliminação de todos até que um seja vitorioso. Mudando a estrutura e o objetivo do jogo, podemos motivar cada participante, gerando um novo desafio. A música irá tocar, as cadeiras em círculo, e os participantes por fora em um círculo maior. (:Esporte educacional ,1996. pg 40) 19

20 EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS Dança das cadeiras (continuação) Quando a música parar, todos devem sentar-se usando as cadeiras e a “cadeira-colo” uns dos outros (uma pessoa vai ficar no colo de alguém, depois duas, e assim por diante. Depois de saírem todas as cadeiras, a metade ficará como cadeira humana e a outra metade estará sentado. (:Esporte educacional ,1996. pg. 40) 20

21 EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO NOS JOGOS Passando o bambolê “Formação de um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos, que terão de passá-lo sobre o corpo sem soltar as mãos. O professor, para dificultar ainda mais, deverá colocar, aos poucos, mais bambolês no espaço livre, para que os alunos os passem sem deixar o outro bambolê que vem atrás acumular. Variação: dividir os alunos em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos deverão passar o bambolê sem soltar as mãos até chegar ao lugar em que ele estava. Vence a equipe que conseguir dar 5 voltas primeiro”. Brincadeira encontrada em:

22 É possível existir jogo com cooperação? O que é jogo cooperativo?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos PERGUNTAS É possível existir jogo com cooperação? O que é jogo cooperativo? Quais as vantagens, se fomos educados com esses jogos em nossas aulas de Educação Física? 22

23 EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos ATIVIDADE Dividir a sala em grupos e propor a criação de um novo jogo cooperativo. 23

24 SITES SUGERIDOS PARA PESQUISA
EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos SITES SUGERIDOS PARA PESQUISA 24

25 REFERÊNCIAS EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
Solidariedade e cooperação nos Jogos Esportivos REFERÊNCIAS ARAÚJO, Karina de Toledo. Os jogos sob diferentes vertentes: Para além do ensino de educação física. Revista Terra e Cultura, ano xx, nº 38. Disponível em : acesso em BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência . Campinas, Disponivel em acesso em COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Dicionário Aurélio on-line da lingua portuguesa. Disponível em / acesso em Jogos cooperativos e jogos competitivos. Disponível em : acesso em ROSSETO JÚNIOR, Adriano José. Jogos educativos : Estrutura e organização da prática. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2010. 25

26 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2 Tkoletsis / GNU Free Documentation License. 31/08/2012 3 Autor Desconhecido / Domínio Público. 4 Mass Communication Specialist 1st Class Kim Williams / U.S. Navy public domain. 5 Derek Jensen / Youth soccer in small town USA / Public Domain. 6 Ucla90024 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 10 Patsy Lynch / Federal Emergency Management Agency / Public Domain. 11 Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 14 Leffe60 / Domínio Público.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google