A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira"— Transcrição da apresentação:

1 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTE: AS MEDIAÇÕES DO PIBID
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira Orientadora:Maria da Graça Prediger da Pieve 28 e 29 de agosto de 2014 Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

2 Roteiro de Apresentação
Introdução Objetivos Referencial Teórico Metodologia Resultados e Discussão Considerações Finais Referências

3 Introdução Este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência através do subprojeto de Licenciatura em Pedagogia na Unidade de Cruz Alta, em desenvolvimento desde março de 2014. O trabalho está estruturado em três (03) partes: Procedimentos metodológicos; A construção de saberes docentes: Revisitando Tardif; Planejamento, intervenções e aprendizagens - Relato das práticas. No final, apresenta as considerações.

4 Objetivos O objetivo deste trabalho é de promover a formação do leitor e a construção de conhecimento. Propiciar as bolsistas a construção de saberes inerentes à profissão docente.

5 Referencial Teórico O referencial teórico que sustenta e dá cientificidade ao trabalho foi encontrado nos estudos e pesquisas de Tardif (2011) referentes a formação de professores e a construção dos saberes docentes.

6 Metodologia Trabalha-se com duas turmas de 2º ano, com 24 alunos cada, semanalmente. As histórias são contadas na sala de aula ou na biblioteca. Após a contação da história, são realizados os momentos de participação e interação entre as crianças e às bolsistas, pois se acredita que a prática de contação de história estimula o desenvolvimento imaginário, literário e reflexivo do sujeito.

7 Metodologia Tem por finalidade, utilizar diversas técnicas de contação nos encontros de literatura. Dentre elas destaca-se: Narrativa simples Auxílio do Livro Fantoches DVD Dramatizações

8 Resultados e Discussão
Compõe a categoria dos saberes docentes os saberes experienciais que são desenvolvidos no exercício de suas funções e na prática de sua profissão. Brotam da experiência e por ela são validados. Correspondem, pois, ao saber-fazer e ao saber-ser. São saberes individuais ou coletivos. Segundo o autor, o saber dos professores não pode ser separado das outras dimensões do ensino, embora os professores se utilizem diferentes saberes, essa utilização se dá em função de seu trabalho, portanto as relações mediadas pelo trabalho fornecem princípios para enfrentar e solucionar situações cotidianas.

9 Considerações Finais A partir da realização do projeto de “Contação de Histórias”, constata-se que as finalidades ou funções da literatura infantil ultrapassa os limites da diversão e do encantamento, trazendo consigo valores sociais e demais valores de formação e conhecimentos necessários para a vida das crianças.

10 Referências CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.  TARDIF M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis (SP): Vozes;  


Carregar ppt "Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google