A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Estágio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Estágio."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Estágio Supervisionado em Língua Materna II rof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira

2 Fase Projectual – elaboração de Projeto com plano de ação à intervenção pedagógica

3 Projeto de Intervenção Plano de Ação Caráter investigativo Análise do diagnóstico da escola Caráter interventivo Resposta ao diagnóstico da escola Aspectos que propiciam ou atrapalham a formação de um estudante crítico e emancipado competente ao desenvolvimento de leituras/estudos literários

4 Plano de Ação Caráter investigativo Por que se faz necessária uma intervenção? Quais problemas foram percebidos? Como se caracteriza a proficiência leitora dos estudantes? Que instrumentos poderiam auxiliar a intervenção? Como se caracteriza a biblioteca da escola? Ela possui biblioteca? Como o professor cultiva o hábito de leitura de seus estudantes? O espaço escolar se adequa às necessidades educativas? Há outros espaços na escola que possam ser empregados? No que tange ao tempo escolar, como se organizam as aulas de literatura?

5 Plano de Ação Caráter interventivo Como se desenvolverá a intervenção? Como responder aos problemas percebidos? Como trabalhar a proficiência leitora dos estudantes? Quando se dará a intervenção? Como instrumentalizar a biblioteca da escola, caso a possua? Como mediar o hábito de leitura dos estudantes? Onde se dará a intervenção? Que outros espaços na escola podem ser empregados? Como se deve planejar as aulas de literatura? Que materiais empregar à intervenção?

6 Partes do Projeto Capa Folha de Rosto Introdução Justificativa Objetivos (Geral e Específicos) Plano de ação Recursos (humanos e físicos) Cronograma Referenciais bibliográficos Anexos

7 PROJETO DE INTERVENÇÃO MEMBROS DA EQUIPE MACAPÁ. JULHO DE 2013 Capa: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS

8 Folha de Rosto: PROJETO DE INTERVENÇÃO MEMBROS DA EQUIPE Projeto de Intervenção submetida à Coordenação de Letras da Universidade Federal do Amapá, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Estágio Supervisionado em Língua Materna II Orientador: Prof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira MACAPÁ. JULHO DE 2013

9 Introdução Apresentação do Projeto (O que será a intervenção? Qual o tema? Onde será? Quanto tempo levará? Para quem será?) Identificação da Escola Identificação da Turma O que se espera com a intervenção? O que se espera solucionar?

10 Justificativa Por que essa intervenção? Que problemas encontrou? Que resposta busca dar? Qual a importância da intervenção? Para que essa intervenção?

11 Objetivos Objetivo Geral Objetivos Específicos

12 Objetivos Específicos Geral Para que essa aula? Qual o seu intuito?

13 Exemplo: OBJETIVO GERAL Garantir a execução de todas as ações previstas de maneira que venha desenvolver no estudante suas capacidades afetivas e cognitivas para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania, garantindo seus direitos e apontando seus deveres. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Acompanhar com o professor o planejamento anual; Orientar o professor na elaboração de planejamentos; Colaborar para a realização de planejamentos dos professores; Auxiliar os professores no desenvolvimento e monitoramento dos projetos.

14 AçãoAtividadeResponsávelCompetênciasHabilidadesPeríodo de Execução Avaliação Plano de ação

15 Plano de Ação Metodologia Como será? O que se irá realizar? O passo a passo...

16 Do que ou de quem você precisa, mas que não tem? Recursos

17 Atividade02/0803/0804/0805/ /08 Cronograma de Ações

18 Referenciais bibliográficos ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, GUINSKI, Lilian Deise de Andrade. Estudos literários e culturais na sala de aula de língua portuguesa e estrangeira. Curitiba: Edição do Autor, KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, PIETRI, Émerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.

19 Anexos


Carregar ppt "Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Estágio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google