A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Raimundo Marinho Campus Penedo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Raimundo Marinho Campus Penedo"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Raimundo Marinho Campus Penedo
Filósofos Gregos Prof. Mário Jorge S. Lessa.

2 Curriculum Mário Jorge Santos Lessa Promotor de Justiça Aposentado
Graduação – CESMAC Pós-Graduação: Especialista Direito e Processo Penal - CESMAC Professor de: IED I, Processo Penal II, Penal IV , Ciências Políticas e Processo Civil IV - Direito Direito Civil e Comercial, Direito Administrativo e Constitucional – Administração Procurador-Geral do Município de Igreja Nova AL Advogado.

3

4 Sócrates 469 a 399 a. C. (Formação das Sociedades)
A Filosofia para a subversão. Sócrates não deixou nada escrito, o que sabemos foi copilado pelo seu discípulo Platão. Nasceu em Atenas. Seu pai era escultor e sua mãe parteira. Lutou na Guerra do Peloponeso contra Esparta. Conta-se que andava com trajes simples por Atenas perdido em pensamentos.

5 Atraia muitos admiradores com perguntas criticas.
Em 399 a.C foi condenado a morte sob a acusação de corromper os jovens e desrespeitar os Deus. Ao invés de fugir preferiu aceitar a sentença e voluntariamente tomou cicuta (veneno). Sua morte foi emblemática fulcrada na expressão moral e da integridade.

6 Conta que ao ser sentenciando, pergunta a Mileto, seu acusador
Conta que ao ser sentenciando, pergunta a Mileto, seu acusador. Sou condenado por negar a existências dos Deuses e adotar novos Deuses? Sim disse Mileto. Se eu não acredito nos Deuses, como vou adotar novos Deuses? Não encontrando resposta. Preferiu ingerir o veneno.

7 Negou todas as acusações usando o método da refutação.
Sua celebre frase: “Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo” Sócrates (469 a 399 a.C.). Dedicou-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico, sem recompensa alguma, não obstante sua pobreza.

8 Desempenhou alguns cargos políticos e foi sempre modelo irrepreensível de bom cidadão.
Formou a sua instrução sobretudo através da reflexão pessoal, na moldura da alta cultura ateniense da época, em contato com o que de mais ilustre houve na cidade de Péricles (Atenas).

9 Platão 427 a 347 a.C (Filosofia da cidade Pura)
Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as idéias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte.

10 Platão viveu na chamada idade de ouro da filosofia grega por volta do séc. V a.C., aluno de Sócrates, depois de assistir ao seu julgamento e morte se inspirou a preservar suas memórias. Fundou sua academia considerada a primeira Universidade do Mundo, onde seus alunos aprendiam a pensar sozinhos inclusive a questionar seus mestres. Sua obra A Republica quer implantar a cidade justa. Pergunta: o que é a Justiça?

11 Teorias dos Mundos - Platão
Platão concebia dois mundos existentes: O mundo concreto - aquele que é apreendido por nossos sentidos, em constante mutação; O mundo abstrato - o das idéias, acessível somente pelo intelecto, imutável e independente do tempo e do espaço material. Já Aristóteles, seu aluno, defendia a existência de um único mundo: o que vivemos.

12 Aristóteles 384 a 322 a. C (Filosofia para a Felicidade)
Aristóteles – 384 à 322 a.C Filosofia para a felicidade. Nasceu em Estagira norte da Grécia. Filho de Nicômaco, médico e amigo do rei Amintas (avô de Alexandre, o Grande). Como Sócrates foi acusado e condenado por subverter os jovens, porém não se submete a morte. Foge sob a alegação de que seria cometido outro erro, semelhante ao de Sócrates.

13 Aos 17 anos foi estudar na Academia de Platão em Atenas.
Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Foi tutor de Alexandre, o Grande. Fundou a academia Lykeion (o Liceu) dedicado ao Apolo Lício. Seus alunos ficaram conhecidos como peripatéticos (os que passeiam), nome decorrente do hábito de Aristóteles de ensinar ao ar livre, muitas vezes sob as árvores que cercavam o Liceu

14 Aristóteles “Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto, dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las: deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher.”

15 Teoria das quatro causas
Para Aristóteles, existem quatro causas implicadas na existência de algo: A causa material - aquilo do qual é feita alguma coisa, v.g.: a argila; A causa formal - a coisa em si, v.g.: um vaso de argila; A causa eficiente - aquilo que dá origem ao processo em que a coisa surge, v.g.: as mãos do artesão; e, A causa final - aquilo para o qual a coisa é feita, v.g.: arranjos para enfeitar o vaso e o ambiente.

16 Frases Aristotélicas Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. A amizade é uma alma com dois corpos. O homem solitário é uma besta ou um deus. Quem encontra prazer na solidão, ou é fera selvagem ou é Deus. O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz. O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete. A dúvida é o principio da sabedoria.

17 Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.
A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras. As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã. “A esperança é o sonho do homem acordado”. É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.

18 A inteligência é a insolência educada.
A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces. A felicidade não se encontra nos bens exteriores. Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco. Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade. A amizade perfeita apenas pode existir entre os bons. Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem.

19 Espada de Damocles Damocles, um cortesão bastante bajulador na corte de Dionísio I de Siracusa – Sicilia. Dionísio ofereceu-se para trocar de lugar com ele por um dia, para que ele também pudesse sentir o gosto de toda esta sorte. À noite, um banquete foi realizado, onde Damocles adorou ser servido como um rei. Somente ao fim da refeição olhou para cima e percebeu uma espada afiada suspensa por um único fio de rabo de cavalo, diretamente sobre sua cabeça. .

20 Espada de Damocles Imediatamente perdeu o interesse pela excelente comida e pelos belos rapazes e abdicou de seu posto, dizendo que não queria mais ser tão afortunado. A espada de Damocles é uma alusão freqüentemente utilizada para representando a insegurança daqueles com grande poder (devido à possibilidade deste poder lhes ser tomado de repente) ou, mais genericamente, a qualquer sentimento de usurpação iminente.

21 Referências DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral de Estado. Editora Saraiva, 27 ed. São Paulo: 2008. DEL VECCHIO, Giorgio. O Estado e suas Fontes do Direito. Belo Horizonte: 2005. ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. Editora Escala, 2º ed. São Paulo: 2008.


Carregar ppt "Faculdade Raimundo Marinho Campus Penedo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google