A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS
Robert William Ott

2 Museu – arte

3 Ensino de arte no museu “O museu, pelo ensino da crítica de arte, é um dos melhores lugares para selecionar os conteúdos de arte que levam ao conhecimento e ao entendimento. O museu ainda permanece como o lugar, a fonte, onde a sociedade coleciona e cuida dos seus tesouros.” “O ensino de crítica é realizado por intermédio das obras no original apresentadas nas galerias dos museus onde o poderoso impacto da própria obra torna a educação no museu uma experiência única.”

4 “O Victória and Albert Museum e o Royal College of Art são idealizadores dessa relação entre arte na escola e museus de arte, e são as referências “clássicas” da crítica de arte e da produção artística.”

5 Crítica - Conhecimento e expressão artística
“A integração do conhecimento com expressão e produção artística é essencial para a crítica artística. A crítica é mais efetiva quando combinada com a produção artística e não quando considerada como um item separado, escrito ou visual, um mero exame de obras.” “Quando um aluno está envolvido no ato da crítica procura tornar-se consciente na formulação de conceitos e percepções.”

6 Image Watching É um sistema de abordagem da produção artística, com procedimentos que servem para sensibilizar e preparar os indivíduos para o questionamento crítico. Iniciação: Thought watching Período de aquecimento, preparação, semelhante aos existentes no teatro, na dança e na música.

7 Descrevendo Os alunos observam a obra, deixando que esta fale primeiro a eles. Fazem um inventário do que é visto, verbalizando e, assim, partilhando com os outros.

8 Analisando Como foi executada a obra observada? Leva à compreensão básica das habilidades e idéias do artista.

9 Interpretando Requer as respostas pessoais e sensoriais dos alunos. Estes expressam como se sentem diante do que vêem.

10 Fundamentando Utiliza-se conhecimento adicional: bibliografias e depoimentos por exemplo. O objetivo é ampliar a compreensão do aluno e não convencê-lo de algo.

11 Revelando Culminância do sistema Image Watching onde os alunos revelam seu conhecimento através da expressão artística. Uma nova obra é criada pelo aluno.

12 O sistema propõe também a utilização de um livro de exercícios elaborado pelo professor com questões factuais, conceituais e contextuais.

13 Mais além... Busca: sistema image watching museus. Autores influentes: John Dewey, Thomas Munco e Edmund Feldman.

14 Café


Carregar ppt "ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google