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Sistema de Indicadores de Percepção Social TRABALHO Tatiana Sandim.

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Apresentação em tema: "Sistema de Indicadores de Percepção Social TRABALHO Tatiana Sandim."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Indicadores de Percepção Social TRABALHO Tatiana Sandim

2 Objetivo Captar exigências e dificuldades para o acesso ao trabalho no Brasil, percebidas por trabalhadores sem ocupação remunerada no momento da pesquisa. Amostra: Ocupados, desempregados e inativos. Ocupados: Tiveram trabalho na semana anterior à da pesquisa ou estão temporariamente afastados. Desempregados não trabalharam na semana anterior, mas procuraram emprego. Inativos não trabalharam com atividades remuneradas e nem procuraram emprego na semana anterior à da pesquisa.

3 Dados Gerais Data da publicação: Fevereiro/2011

4 Situação de Trabalho na semana anterior à pesquisa

5 Proporção de pessoas que nunca procuraram emprego por gênero

6 Percentual de inativos que aceitariam ou não uma proposta de emprego

7 Motivos de não aceitar emprego

8 Motivos de não aceitar emprego por gênero

9 Valor que aceitariam para trabalhar

10 Percentual de trabalhadores por faixa de salário e situação no mercado de trabalho

11 Percentual de trabalhadores assalariados quanto ao recebimento de seus salários, segundo situação no mercado

12 Percentual de trabalhadores assalariados quanto ao recebimento de 13º e férias, segundo situação no mercado

13 Percentual de trabalhadores por conta própria por faixa de retirada mensal

14 Gestão para Resultados Pós-graduação em Gestão do SUAS e Pós-graduação em Gestão e Estratégias de Superação da Pobreza Tatiana Sandim e Marcelo Garcia Fevereiro/2012

15 Ementa da Disciplina Gestão para Resultados (GpR), eficiência, eficácia e efetividade das políticas. Princípios básicos da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, publicidade, eficiência. Objeto de trabalho e objetivos da GpR. Estrutura da GpR: componentes do processo de criação de valor; esferas; ferramentas; agentes envolvidos.

16 Ementa da Disciplina Principais desafios. Ferramentas teóricas e práticas para o desenho, gestão e avaliação de projetos sociais. Concepção, ciclos e planejamento dos projetos sociais. Indicadores e gestão de projetos. Monitoramento/acompanhamento avaliativo. Construção de indicadores. Potencialidades na implementação de projetos sociais.

17 Planejamento da Disciplina 15/02 – Introdução ao tema 29/02 – “E serviu para alguma coisa?” 14/03 – Conceitos, objetivos e princípios 28/03 – Exemplos práticos na Administração Pública

18 Por que Gestão para Resultados? Para aumentar a eficiência e a efetividade da ação governamental Para aumentar a transparência e o accountability Mas, do que tratam esses termos?

19 Eficiência, Eficácia, Efetividade Eficiência  É a melhor utilização dos recursos existentes para conseguir os objetivos propostos. Eficácia  É o alcance dos objetivos previstos quando este foi desenhado. Efetividade  Refere-se à mudança ocorrida na vida das pessoas beneficiárias ocasionadas pelas ações do projeto em análise.

20 Na prática... Pense num caminho entre A e B. A A B B Eficiência Eficácia Efetividade Chegar em B mudou o quê? Serviu para quê? Chegar em B mudou o quê? Serviu para quê?

21 Projeto para inserção de menores no trabalho Na política pública... Foi Eficiente? Foi Eficaz? Foi Efetivo? Objetivo: Inserir jovens “problemáticos” no trabalho remunerado

22 Transparência É princípio democrático. É dever de toda a administração pública ser transparente em seus atos.

23

24 Sites http://www.portaltransparencia.gov.br http://www.transparencia.XX.gov.br Brasil Estados

25 Accountability Responsabilização Evidenciação Obrigação que os que detêm o poder de Estado têm de prestarem contas dos resultados de decisões ou ações; Prevenção do mau uso do poder e outras formas inadequadas de comportamento de outrem. Visibilidade dos atos, ampliação do grau de confiança entre governantes e governados.

26 Accountability - tipos 1.Vertical eleitoral: Resulta de eleições limpas e institucionalizadas, através das quais os cidadãos podem trocar o partido e os “funcionários” do governo. Deve existir por definição do regime democrático

27 Accountability - tipos 2.Horizontal: quando algumas instituições devidamente autorizadas do estado atuam para prevenir, compensar e /ou condenar ações o inações presumivelmente ilegais de outras instituições do estado ou funcionários/as. Controle parlamentar Auditorias financeiras externas Ação dos promotores públicos Poder Judiciário

28 Planejamento Estratégico “Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai.” Sêneca Alice – "Qual caminho devo pegar?“ E o coelho pergunta para Alice: "- Para onde você quer ir?“ Alice diz: "- Não sei.“ E o coelho completa: "- Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve."

29 Essência Antecipação de demandas, oportunidades e desafios de uma dada organização, num dado momento; Realização de grandes escolhas prioritárias Apontamento da direção que a organização deve seguir Apontamento do que deve e não deve ser feito num horizonte temporal de longo prazo;

30 Essência Definição de linhas de ação; Destinação de recursos e competências necessárias para que sejam alcançados os objetivos propostos; Preparação para a implementação, com definição clara de 1) prioridades imediatas (o que fazer imediatamente?) 2) como fazer o que se pretende (projetos prioritários).

31 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

32 Missão O que a organização faz? Para quem a organização faz? Como a organização faz o que faz? Identidade da empresa

33 Visão A visão expressa onde e como a organização pretende estar no futuro. Promove o alinhamento do planejamento estratégico a ser implementado pela organização

34 Valores São as convicções e crenças em que as pessoas da organização acreditam e que devem balizar as atividades e relações com o público-alvo.

35 Exemplo: Fiat Automóveis Missão: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio. Visão: Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos. Valores: Satisfação do cliente, Valorização e respeito às pessoas, Atuar como parte integrante do Grupo Fiat, Responsabilidade social, Respeito ao Meio Ambiente

36 Ferramentas para Elaboração Marco Lógico Matriz SWOT Mapa Estratégico

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38 Boa Noite!


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