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Temas da Pesquisa 15. Desafios para EC 1. Perfil das organizações

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Apresentação em tema: "Temas da Pesquisa 15. Desafios para EC 1. Perfil das organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Temas da Pesquisa 15. Desafios para EC 1. Perfil das organizações
dos Responsáveis pelos SEC’s 4. Alinhamento Estratégico e Inserção na Cultura 6. Modelo de Governança dos SEC’s 3. Estrutura dos SEC’s 5. Integração com as demais Áreas 7. Internacionalização da EC 8. Programas Educacionais 9. Práticas de EAD 10. Integração com Gestão do Conhecimento 11. Mensuração e Avaliação dos Resultados 14. Investimentos e Recursos 12. Papel dos Líderes 13. Comunicação 15. Desafios para EC 16. Tendências em EC 1

2 Desafios Extensão da Educação Corporativa a todas as partes interessadas; Maior conscientização das lideranças sobre a importância da Educação Corporativa; Inserção da Educação Corporativa na cultura da empresa; Mensuração dos resultados da Educação Corporativa; Alcance das estratégias relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável por meio das ações de Educação Corporativa. 2

3 Tópicos Evolução da Educação Corporativa no Brasil: evidências, pesquisas e fundamentos Pesquisa Nacional sobre Educação Corporativa: resultados e desafios Educação Corporativa: relembrando conceitos, princípios e práticas Papéis e responsabilidades na gestão de um SEC 3

4 A Educação Corporativa surge da confluência de diversos fatores...
Organizações flexíveis Economia do conhecimento Rápida obsolescência do conhecimento Empregabilidade Educação para estratégia global

5 Educação corporativa CONSTRUINDO A PONTE ENTRE
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (COMPETÊNCIAS HUMANAS) E AS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO (COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS)

6 O conceito de Educação Corporativa surge diretamente relacionado à estratégia de negócios...
A Universidade Corporativa (UC) é um “guarda-chuva estratégico” para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização. O modelo de UC é baseado em competências e interliga aprendizagem às necessidades estratégicas de negócios. Jeanne Meister 1999

7 Princípios (Meister, 1999) Prover oportunidades de aprendizagem que dêem suporte para a empresa atingir seus objetivos do negócio Considerar o modelo de UC um processo e não apenas como um local de aprendizado Desenhar programas que incorporem os três C’s: cidadania, contexto e competências Treinar pessoas da “cadeia de valores” Migrar do modelo “sala-de-aula” para múltiplas formas de aprendizagem Estimular líderes a se envolver com a aprendizagem Depender cada vez menos da alocação de orçamento da empresa e buscar um orçamento próprio Assumir foco global no desenvolvimento de soluções de aprendizagem Criar sistemas eficazes de avaliação dos investimentos e resultados obtidos Utilizar a UC para sustentar vantagem competitiva e entrar em novos mercados

8 O sucesso da implantação de um Sistema de Educação Corporativa é garantido por sete princípios fundamentais... Competitividade Perpetuidade Cidadania Conectividade Disponibilidade Sustentabilidade Parceria 1 2 5 3 4 7 6 Fonte: M. Eboli (2004)

9 O conceito de Educação Corporativa surge diretamente relacionado à estratégia de negócios...
Educação Corporativa é um sistema de formação de pessoas pautado por uma gestão de pessoas com base em competências, devendo instalar e desenvolver nos colaborados (internos e externos) as competências consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócio, promovendo um processo de aprendizagem ativo vinculado aos propósitos, valores, objetivos e metas empresariais. Marisa Eboli 1999 2004

10 2 3 7 1 4 6 5 Sete princípios Competitividade Perpetuidade Cidadania
Conectividade Disponibilidade Sustentabilidade Parceria 1 2 5 3 4 7 6 Fonte: M. Eboli (2004)

11 Capacidade de competir e alcançar sucesso
Competência: o que é? Atributo da Organização Capacidade de competir e alcançar sucesso Atributo da Pessoa

12 A l i n h a m e n t o d a s c o m p e t ê n c i a s

13 CENTRO DE T&D TRADICIONAL EDUCAÇÃO CORPORATIVA = CARGO COMPETÊNCIAS

14 2 3 7 1 4 6 5 Sete princípios Conectividade Competitividade
Perpetuidade Cidadania Conectividade Disponibilidade Sustentabilidade Parceria 1 2 5 3 4 7 6 Fonte: M. Eboli (2004)

15 Conhecimento não é coleção...

16 ...É conexão.

17 2 3 7 1 4 6 5 Sete princípios Disponibilidade Competitividade
Perpetuidade Cidadania Conectividade Disponibilidade Sustentabilidade Parceria 1 2 5 3 4 7 6 Fonte: M. Eboli (2004)

18 NINTENDO Generation Impertinentes Arrogantes Impacientes Imediatistas
Sem capacidade de atenção e concentração Fonte: Pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (1998)

19 Porém com atributos como:
NINTENDO Generation Porém com atributos como: Têm habilidade para enfrentar estratégias em mudança Têm destreza para aprender dentro de ambiente muito competitivo Têm reações rápidas e sabem tomar decisões rápidas Conseguem antecipar as estratégias dos inimigos Lidam com uma complexidade e multiplicidade de variáveis simultaneamente Sentem-se à vontade com tecnologia e têm a expectativa que ela avance cada vez mais Aprendem em ambientes de ritmo acelerado e impulsionados pela tecnologia

20 Fotos Oscar Cabral e Lailson Santos
VEJA Edição de agosto de 2008 Comportamento Tudo ao mesmo tempo - e agora Pelo computador e pelo celular, as crianças conversam com vários amigos, jogam videogame e ainda discutem com os pais. Agora você pelo menos sabe o nome disso: seu filho é multitarefas. Oscar Cabral LIMITE NA REDE Eric, 10 anos, horário para brincar e para se conectar: sem internet, mistura livro, lição e TV Otavio Dias de Oliveira Fotos Oscar Cabral e Lailson Santos LIGADA, SEMPRE Beatriz, 10 anos, muitas atividades simultâneas e boas notas na escola: "Tenho de ficar atenta a tudo" FERAS DO TECLADO Atenção dividida: Giovanna, 9 anos, que digita com todos os dedos (inclusive polegares), e os irmãos Guilherme, 11, e Heloísa, 8, conversam enquanto jogam e acham normalíssimo

21 Distribuição Diversificada Simultaneidade
Nova Onda de Conceitos Educacionais Conectividade Customização Multimídia Prontidão Portátil Distribuição Diversificada Simultaneidade Campus Virtual Interatividade Marisa Eboli FEA - USP Aprendizagem Contínua Colaboração

22 IDADE MÉDIA

23 Tópicos Evolução da Educação Corporativa no Brasil: evidências, pesquisas e fundamentos Pesquisa Nacional sobre Educação Corporativa: resultados e desafios Educação Corporativa: relembrando conceitos, princípios e práticas Papéis e responsabilidades na gestão de um SEC 23

24 De quem é a responsabilidade pelo sucesso da educação corporativa?
24

25                                                                                                                                                                                                                           Cirque du Soleil VAREKAI 25

26 Parceiros internos: os líderes (áreas corporativas e áreas de negócio)
Chief Learning Officer (CLO) ou Gestor da Educação Corporativa e seu staff Parceiros internos: os líderes (áreas corporativas e áreas de negócio) 26

27 Competências e Papéis do Chief Learning Officer
Dimensão Papel Percentual Visão de Longo Prazo Visionário 78% “Indo além” da UC Construtor de Alianças Internas 73% Construtor de Alianças Externas 55% Desenvolvimento de Soluções de Aprendizado Desenvolvedor de parcerias 66% Consultor 54% Líder na Gestão do Conhecimento 46% Planejador da Tecnologia de Aprendizado 38% Operação da Unidade de Negócio de Educação Marketing Empreendedor 43% Desenvolvedor de Novos Negócios 34% Gerador de Receitas 24% Fonte: Corporate University Exchange, 2004, p. 42 27

28 A Lógica do Modelo de Aprendizagem Concêntrico
Delegar a cada líder aprendiz atribuições que requeiram prática deliberada em situações crescentes de complexidade. Criar desafios que proporcionem saltos de aprendizado. 28

29 O Líder Educador As pessoas aprimoram sua prática deliberada quando recebem feedback específico e construtivo em tempo real. 29

30 DIÁLOGO É A SUA PRINCIPAL FERRAMENTA
O que faz um bom Líder Educador? DIÁLOGO É A SUA PRINCIPAL FERRAMENTA 30

31 Caso HBS GE’s Talent Machine: The Making of a CEO

32 Mais de 300.000 funcionários no mundo.
- Presente em mais de 100 países. -Tradição fenomenal de CEO’s (Charles Coffin presidente de 1892 a 1922, que sucedeu o fundador Thomas Edison, foi nomeado o CEO “número 1” de todos os tempos pela Fortune Magazine). Coffin criou uma meritocracia baseada em avaliação de performance que foi a pedra fundamental de uma cultura que fez da GE uma máquina de fazer talentos. - Sua Universidade Corporativa - Crotonville - fundada em 1956, é a primeira que se tem registro no mundo, e revelou-se como uma importante ferramenta na consolidação dessa cultura, aonde é muito forte compromisso pessoal do líder com os processos e as práticas diárias de gestão de pessoas.

33 GE - A intranet global da corporação - Inside GE, além de conectar todo o seu quadro de pessoal, transformou-se numa poderosa ferramenta de aprendizado a distância com milhares de cursos disponível para os seus 315 mil empregados que, em 2006 completaram 3.5 milhões de cursos on-line. - Support Central, um sistema global de gestão do conhecimento que contém o registro de todos os business cases desenvolvidos pela corporação e centenas de grupos de discussão. - Weblog (fórum) da GE Global Research Lab batizado de From Edison’s Desk. - Encontros realizados no centro de aprendizado corporativo em Crotonville. Fonte: Anais do XII Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnologica – ALTEC 2007 – Buenos Aires, Argentina (09/2007). Os autores são Marisa Eboli e Marcos Bosquetti.

34 Crotonville a primeira Universidade Corporativa (1956)
Fonte: Monografia dos alunos Celso José Pereira Fernanda Vianna de Andrade e Julia Ruback Fernandes da turma 08 do MBA Gestão Empresarial apresentada no IV Fórum Gestão Empresarial realizado em 34

35 O líder na janela! Líder Educador 35

36 Muito Obrigada! Marisa Eboli 36

37 Caso HBS GE’s Talent Machine: The Making of a CEO
Muito Obrigada!


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