A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D ESENVOLVIMENTO MOTOR Fase de movimentos especializados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D ESENVOLVIMENTO MOTOR Fase de movimentos especializados."— Transcrição da apresentação:

1 D ESENVOLVIMENTO MOTOR Fase de movimentos especializados.

2 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS. As habilidades motoras especializadas são resultados da fase de movimentos fundamentais. Na fase especializada, o movimento torna-se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetos esportivos.

3 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS É um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes. Os movimentos fundamentais de saltar em um pé só e pular, por exemplo, podem agora ser aplicados a atividades de pular corda, ao desempenho de danças folclóricas e ao desempenho do salto triplo no atletismo.

4 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS. O aparecimento e a extensão do desenvolvimento de habilidades na fase de movimentos especializados depende de muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. O tempo de reação e a velocidade do movimento, a coordenação, o tipo de corpo, a altura, e o peso, os hábitos, a pressão do grupo social a que se pertence e a estrutura emocional são apenas alguns desses fatores.

5 F ASES DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS. Estágio transitório : geralmente nos períodos de 7 ou 8 anos de idade, as crianças entram em um estágio de habilidades motoras transitório. O indivíduo começa a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no esporte e em ambientes recreacionais.

6 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS. Caminhar numa ponte de cordas, pular corda e jogar bola são exemplos de habilidades transitórias comuns. As habilidades motoras transitórias contêm os mesmos elementos que os movimentos fundamentais, mas com forma, precisão e controle maiores. As habilidades transitórias são simplesmente aplicações de padrões de movimentos fundamentais em formas mais específicas.

7 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS. Estágio de aplicação : dos 11 aos 13 anos aproximadamente, a sofisticação cognitiva crescente e certa base ampliada de experiências tornam o indivíduo capaz de tomar numerosas decisões de aprendizado e de participação baseadas em muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais.

8 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS. Por exemplo, uma criança de 12 anos, com 1,80m de altura, que gosta de atividades de equipe e de aplicar estratégias a jogos, que tenha coordenação razoavelmente boa e agilidade, e que vivia em Indiana (EUA), pode escolher especializar-se no desenvolvimento de suas habilidades para jogar basquetebol.

9 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS. Uma criança de constituição semelhante, que não aprecie esforços de equipe, pode optar por especializar-se numa variedades de atividades de atletismo.

10 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS O indivíduo começa a tomar decisões conscientes a favor ou contra sua participação em certas atividades. Essas decisões fundamentam-se, em larga escala, no modo pelo qual a criança percebe até que ponto os fatores inerentes à tarefa, à si mesma e ao ambiente aumentam ou inibem a probabilidade de ela obter satisfação e sucesso. Esse autoexame de forças e fraquezas, oportunidades e restrições, limita as escolhas

11 F ASE DE MOVIMENTO ESPECIALIZADO. No estágio de aplicação, os indivíduos começam a buscar ou a evitar a participação em atividades específicas. Há ênfase crescente na forma, habilidade, precisão e nos aspectos quantitativos do desempenho motor. Esta é a época para refinar e usar habilidades mais complexas em jogos avançados, atividades de liderança e em esportes escolhidos.

12 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS Estágio de utilização permanente começa por volta dos 14 anos de idade e continua por toda a vida adulta. Representa o auge do processo de desenvolvimento motor e é caracterizado pelo uso do repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo por toda a vida.

13 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS. Interesses, competências e escolhas feitas durante a fase anterior são adquiridos e, mais tarde, refinados e aplicados a atividades cotidianas, recreativas e esportivas ao longo da vida. Fatores como tempo, dinheiro, equipamentos e instalações disponíveis, e limitações físicas e mentais afetam esse estágio.

14 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS O nível de desempenho permanente de um indivíduo pode variar desde o status profissional e olímpico até competições universitárias e escolares, passando pela participação em atividades esportivas organizadas ou não organizadas, competitivas, cooperativas ou recreativas, até tarefas simples da vida diária.

15 F ASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS. O desenvolvimento de habilidades especializadas pode e deve desempenhar papel fundamental em nossas vidas, porém, é injusto exigir de crianças que se especializem em uma ou duas áreas de habilidades, em detrimento do desenvolvimento e da apreciação de habilidades em muitas outras áreas.


Carregar ppt "D ESENVOLVIMENTO MOTOR Fase de movimentos especializados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google