A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Edward Madureira Brasil Presidente da Andifes XXIV Reunião Anual da Abeu Associação Brasileira das Editoras Universitárias Maceió de 24 a 27 de maio de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Edward Madureira Brasil Presidente da Andifes XXIV Reunião Anual da Abeu Associação Brasileira das Editoras Universitárias Maceió de 24 a 27 de maio de."— Transcrição da apresentação:

1 Edward Madureira Brasil Presidente da Andifes XXIV Reunião Anual da Abeu Associação Brasileira das Editoras Universitárias Maceió de 24 a 27 de maio de 2011

2 Pesquisa FIPE Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro em 2009

3 Títulos Editados e Exemplares Produzidos – Total em 1ª Edição e Reedição – 2008 e 2009 PRODUÇÃO TítulosExemplares 20082009Var. %20082009Var. % 1a. Edição 19.17422.02714,88130.109.195154.471.50718,72 Reedição 31.95530.483-4,61210.165.000231.895.62910,34 TOTAL 51.12952.5092,70340.274.195386.367.13613,55 Títulos editados por Subsetor Editorial – 2008 e 2009 SUBSETOR Títulos 20082009Var % Didáticos 18.08219.7219,07 Obras Gerais 14.60013.526-7,36 Religiosos 5.2924.914-7,14 CTP 13.15514.3489,07 TOTAL51.12952.5092,70 Exemplares Produzidos – Total por Subsetor Editorial – 2008 e 2009 SUBSETOR Exemplares 20082009Var % Didáticos 177.553.165204.261.29615,04 Obras Gerais 91.228.221100.708.84410,39 Religiosos 47.426.12855.172.22216,33 CTP 24.066.68126.224.7748,97 TOTAL340.274.195386.367.13613,55

4 Faturamento e Exemplares Vendidos TOTAL (Mercado + Governo) segmento Faturamento (R$) Var % Exemplares Vendidos 2008200920082009Var % Mercado 2.436.606.207,662.541.526.516,474,31211.542.458228.704.2888,11 Governo 869.351.280,59834.714.337,72-3,98121.722.061142.234.22116,85 TOTAL 3.305.957.488,253.376.240.854,192,13333.264.519370.938.50911,3 Vendas (Total)

5 Vendas (Mercado) Faturamento e Exemplares Vendidos para o MERCADO por Subsetor Editorial - 2008 E 2009 SUBSETORES Faturamento (R$)Exemplares Vendidos 20082009Var %20082009 Var % Didáticos 1.001.216.071,9 6 1.030.792.120,3 8 2,9573.538.86384.327.117 14,6 7 Obras Gerais642.209.524,88683.993.373,896,5163.550.64762.781.555-1,21 Religiosos321.203.398,25319.749.273,04-0,4550.261.89953.057.4985,56 CTP471.977.212,56506.991.749,157,4224.191.04928.538.117 17,9 7 Total Mercado2.436.606.207,6 6 2.541.526.516,4 7 4,31211.542.45 8 228.704.28 8 8,11

6

7

8

9 O PAPEL DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

10  Tradução do conhecimento produzido pela Universidade;  Relação com projeto institucional;  Preservação do pensamento humano; O PAPEL DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

11 Compromisso  Ensino;  Produção da ciência;  Produção de tecnologia;  Produção da arte e da cultura. O PAPEL DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

12 Qualidade científica, artística e cultural  Atendimento de um público leitor específico;  Estabelecimento de linguagens;  Atendimento de demandas;  Formação de leitores em campos específicos;  Cobertura de lacunas das editoras comerciais.

13 Política Editorial e os Conselhos Editoriais:  O que publicar?  Para quem publicar?  Por que publicar?  Como publicar?  Onde publicar?  Quando publicar? O PAPEL DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

14 Conselhos Editoriais  Competência;  Credibilidade;  Independência;  Compromisso social;  Representatividade;  Experiência;  Imparcialidade. O PAPEL DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

15 Conselhos Editoriais  Recebimento de originais;  Busca de originais;  Avaliação do material recebido;  Tratamento do material;  Definição do formato;  Relações contratuais com os autores. O PAPEL DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

16 Conselhos Editoriais  Reformulação constante de políticas  Demandas da sociedade;  Demandas acadêmicas;  Livro na difusão do conhecimento humano. O PAPEL DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

17 O livro reune em torno de si:  Editores;  Autores;  Leitores;  Designers;  Gestores;  etc. O PAPEL DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

18 O livro envolve:  Bibliotecas;  Sistemas de informação e comunicação;  Escolas;  Governo;  Universidade;  Sociedade. O PAPEL DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

19 O livro pressupõe :  Relações de coexistência;  Cooperação estreita; O livro promove:  Transformação;  Emancipação;  Desenvolvimento;  Autonomia. O PAPEL DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS

20  Fundada em 1977 ;  Almanach da Província de Goyaz (para o ano de 1886);  Coleção Documentos Goianos;  Criação do Conselho Editorial;  Reestruturação a partir de 2007;  Investimento na gráfica e livrarias;  Órgão vinculado à reitoria. A Editora da UFG - CEGRAF

21 - Coleção Prumo – destinada a textos introdutórios em diversas áreas do conhecimento e do pensamento, com enfoques verticalizados. Os baixos custos de produção dos volumes dessa coleção pretendem consolidar o hábito de aquisição de livro no meio universitário. - Coleção Expressão Acadêmica – destinada à publicação de dissertações e teses, destituídas dos academicismos presentes em tais trabalhos. A escolha dos títulos é feita por meio de um concurso com edital específico. Coleções da Editora UFG

22 - Coleção Artexpressão – destinada à publicação de obras sobre o universo das artes (dança, música, fotografia, arquitetura, teatro, artes plásticas etc.). Com projeto gráfico diferenciado, as obras dessa coleção tornam texto e imagem indissociáveis. - Coleção Vertentes (poesia) e Coleção Belamor (conto, novela e romance) – destinadas à poesia e à literatura, respectivamente. A escolha das obras é feita por meio de concurso, com edital específico. Coleções da Editora UFG

23 - Coleção Critérios – destinada à publicação de obras que enfoquem temas bem representativos nas mais diversas áreas do conhecimento. - Coleção Orfeu – destinada à publicação de obras voltadas para a crítica literária. *As obras que não se enquadrarem nessas coleções serão publicadas como avulsas Coleções da Editora UFG

24 Coleção Prumo

25

26

27 Coleção Expresão Acadêmica

28

29

30 Coleção Critérios

31

32

33

34 Avulso

35

36

37 - A estrutura e funcionamento das editoras universitárias na última década:  Atenção às demandas do mundo acadêmico;  Exigência maior e mais qualificada de publicação;  Inserção mais direta no mercado;  Contratos efetivos de distribuição;  Maior uso do meio virtual com homepages”mais atrativas ; Realidade atual e desafios

38 - A estrutura e funcionamento das editoras universitárias na última década:  Falta de autonomia financeira;  Dificuldades no processo de comercialização;  Exigências fiscais do Estado incompatíveis com a natureza das editoras; As dificuldades na circulação são tratadas por meio de:  Feiras, eventos e os tradicionais lançamentos para a circulação;  Livrarias nos câmpus;  Cooperação pelo Programa Interuniversitário de Distribuição do Livro, coordenado pela ABEU. Realidade atual e desafios

39 “ Nunca podemos nos esquecer de que trabalhamos essencialmente com o conhecimento e que esse fator é relevante na história da construção de grandes empreitadas científicas e culturais, proporcionando fortalezas que dificilmente encontraríamos em outros segmentos.” Prof. José Castilho Marques Neto

40 Muito obrigado! Edward Madureira Brasil Presidente Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes www.andifes.org.br


Carregar ppt "Edward Madureira Brasil Presidente da Andifes XXIV Reunião Anual da Abeu Associação Brasileira das Editoras Universitárias Maceió de 24 a 27 de maio de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google