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EP-029 - Empreendedorismo e Plano de Negócios
Universidade de São Paulo MBA - Gestão e Engenharia de Produtos Prof. Dr. José Dornelas
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Apresentação do curso Apresentação dos alunos Professor
Nome, profissão Empresa Expectativa Professor Expectativa quanto ao desempenho dos alunos e como será o curso Regras/avaliação NF = (PN + TI)/2, onde: NF = nota final de aproveitamento; PN = nota do plano de negócios (em grupo); TI = média aritmética simples dos trabalhos individuais solicitados (respostas aos estudos de casos, dilemas do livro Empreendedorismo, jogo Dupla Empreendedora, outros.)
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Material do curso Encontra-se na seção de download do site Após se cadastrar e acessar a página de download, busque pelos arquivos do MBA USP Analise ainda os arquivos do livro Plano de negócios, seu guia definitivo
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Trabalho em grupo 6 Grupos [com 6 integrantes cada]
Relação FINAL de nomes e dos trabalhos deverá ser entregue ao final da Aula 01 (21/Fevereiro) O trabalho Identificação e avaliação de uma oportunidade de negócio Desenvolvimento de um business plan para um negócio hipotético que foque esta oportunidade Recomendações do grupo quanto a implementação ou não do negócio e porquê Elevator pitch – apresentação dos trabalhos (04/Abril)
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Business Plan Sumário Executivo O conceito / A oportunidade Potencial do mercado-alvo (tamanho, crescimento) Players atuais (concorrência) Possíveis estratégias de implementação Perfil da equipe necessária para implementar um negócio que capitalize sobre esta oportunidade Estimativa de investimento necessário e estratégia de busca de investimento (onde/como) Cronograma sugerido de implementação do negócio Expectativa de retorno sobre o investimento (justificada) Recomendações do grupo Todos deverão utilizar o exemplo do Tourbr.com como template para o desenvolvimento do PN. Além disso, devem entregar ANTES do dia da apresentação final uma cópia eletrônica do PN e da apresentação (arquivos finais em Word, Excel e PPT, incluindo todos os anexos)
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Trabalhos Individuais
1) Jogo Dupla Empreendedora Jogar pelo menos UMA VEZ o Dupla Empreendedora IMPORTANTE: Usar como do professor (o resultado será enviado ao professor apenas se este for cadastrado no início do jogo) Data LIMITE para concluir: aula 2, dia 28/fevereiro 2) Análise e respostas às questões dos estudos de caso do livro Empreendedorismo Todas as questões de 2 casos selecionados por aluno (vide os seus casos na planilha Trabalhos2015.xls) Data LIMITE para concluir: aula 4, dia 14/Março Não se esqueça de colocar seu nome completo ao final de cada resposta; Respostas devem ser feitas online no site: 3) Análise e respostas às questões do final de cada capítulo do livro Empreendedorismo Todas as questões de 2 capítulos selecionados por aluno (vide os seus capítulos na planilha Trabalhos2015.xls) Não se esqueça de colocar seu nome completo ao final de cada resposta; Respostas devem ser feitas online no site:
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Empreendedorismo + Inovação + ??? = Prosperidade
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O “velho” modelo econômico (a era da manufatura) X
O “novo” modelo econômico (a era da inovação empreendedora)
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Atividade Empreendedora Inicial (até 3,5 anos) - 2014
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Fonte: Sebrae, GEM, 2013
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Sonhos dos brasileiros
Fonte: Sebrae, GEM, 2013
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Novas “Gazelas”: quem espera criar + de 20 empregos em 5 anos
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Novos negócios inovadores
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Novos negócios que buscam a internacionalização
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Fatores associados com maiores níveis de atividade empreendedora (GEM)
Percepção da oportunidade Fatores sociais e culturais Educação (segundo grau e universitário) Participação das mulheres Experiência Suporte financeiro para start-ups
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Peculiaridades Brasileiras
58% dos empreendedores investiram menos de R$10 mil 18% desembolsaram menos de R$2mil 19% conseguiram alocar valores mais robustos (acima de R$30 mil) 27% dos empreendedores iniciais e 20% dos negócios estabelecidos atuam no setor de alimentação. Outros destaques: vestuário e confecções 82,3% dos empreendedores iniciais não oferecem novidades 85,7% de empreendedores estabelecidos não oferecem novidades
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Doing Business in Brazil (World Bank, 2015) Total de países participantes do estudo Doing Business: 189
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Doing Business in Brazil (World Bank, 2014) Total de países participantes do estudo Doing Business: 189
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Doing Business in Brazil (World Bank, 2014) Total de países participantes do estudo Doing Business: 189
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Doing Business in Brazil (World Bank, 2014) Total de países participantes do estudo Doing Business: 189
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Razões para criar uma empresa (Pesquisa Sebrae-SP)
33% encontrou uma oportunidade 30% queriam ter a própria empresa (autonomia) 14% queria ganhar mais $$ 11% clientes pediram (legalização) 9% desemprego 3% outro
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De onde vem o $$? (Pesquisa Sebrae/GEM 2011)
Capital Próprio 36% Brasil 86% EUA 67% China 44% Russia 70,5% Família 22,3% Amigos ou vizinhos 3,8% Investidores 2,9% Colegas de trabalho 0,6% Outros Capital de Risco? Angel? Por quê?
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Porque muitas empresas
não sobrevivem?
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O que eles não sabiam… Uma equipe treinada/qualificada é importante
Quem são seus clientes (e quantos) Número de competidores Localização é importante Questões legais Informações de fornecedores Valor do investimento inicial
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O que é importante para sobreviver*
* Questão feita aos que quebraram/fecharam a empresa 33% planejamento prévio 25% suporte do governo e leis específicas para as PMEs 19% melhorar desenvolvimento econômico do país 15% boa gestão desde o início 5% evitar misturar questões pessoais com a empresa 3% outro
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Porque eles quebraram…
* Questão feita aos que quebraram/fecharam a empresa 25% falta de capital 19% não tinha clientes ou tinha maus clientes (inadimplência) 11% problemas de planejamento ou falta dele 11% questões pessoais 9% problemas de sociedade 7% problemas legais 6% competidores fortes 6% não tinha lucros 2% altos impostos 10% outro
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O que poderia evitar o fechamento…
* Questão feita aos que quebraram/fecharam a empresa 31% menos impostos 31% ter acesso a suporte e consultoria 30% crescimento econômico 19% acesso a empréstimos bancários 10% outros tipos de ajuda 3% não sabe 17% nada
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Principais Recomendações
1. Trabalhar perfil empreendedor 2. Plano de negócios (antes, na abertura, e depois) 3. Gestão profissional 4. Suporte do governo / crescimento econômico 5. Criar condições para oferecer alternativas de investimento (angel investing, venture capital…)
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