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DESENHO DA PESQUISA - exemplo

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Apresentação em tema: "DESENHO DA PESQUISA - exemplo"— Transcrição da apresentação:

1 DESENHO DA PESQUISA - exemplo
Relações entre as empresas concorrentes, clima organizacional – Estudo sobre as Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil. Fulano de Tal 1 EAESP/FGV, 2012 Orientador: Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira

2 Problema de pesquisa Como empresas consideradas como líder de mercado conseguem melhorar o clima organizacional e reter, manter e atrair perante seus principais concorrentes em Recursos Humanos ?

3 Objetivos GERAL: melhorar os índices nas pesquisas de clima, valorizar o capital humano da organização. ESPECÍFICOS: Identificar os principais pontos de atração dos concorrentes na visão do colaborador. Relacionar os principais indicadores das ultimas pesquisas de clima realizada pela GPTW – Great Place to Work. Investigar como atrair novos talentos, reter os talentos e desenvolver novos talentos através dos resultados das pesquisas. Descobrir quais são os principais fatores determinantes para o sucesso de um clima organizacional ideal de acordo com a politica da organização.

4 1. Decisões / Justificativas
1.1. Origem da ideia Experiência profissional do autor, vivenciando os últimos resultados das pesquisas de clima GPTW e Survey e participando das ações de Recursos Humanos na melhoria dos resultados obtidos . O autor exerce a função de analista de RH e está envolvido com o processo de melhoria dos resultados de pesquisas e satisfação dos colaboradores, sendo responsável pela admissão dos novos talentos sendo o primeiro contato direto aos novos colaboradores. 1.2. O que será feito Identificará os pontos vulneráveis e mais críticos dos resultados das ultimas pesquisas. Apontou indicadores de desempenho utilizados nas operações logísticas terceirizadas Investigará as percepções dos colaboradores da organização. Esquematizará um plano de ação para todos os topícos e itens apontados nas ultimas pesquisas.

5 1. Decisões / Justificativas
1.4. Recursos Elementos utilizados no estudo de caso: a) Entrevistas com os colaboradores, b) Exame dos resultados do SURVEY e da GPTW, c) Entrevistas semi-estruturadas com perguntas qualitativas, com respostas abertas, realizadas através de um roteiro de entrevistas previamente elaborado.

6 1. Decisões / Justificativas
1.3. Como será feito Estudo de caso entre duas empresas multinacionais com operações no Brasil, para obter informações sobre as questões de pesquisa mostrando os principais elementos para melhoria no clima organizacional. 1.4. Recursos Estudo de caso Entrevistas. Pesquisas de clima.

7 Mapa mental do desenho da pesquisa
Resultados esperados: Contribuições ao público para o qual se dirige o trabalho. Domínio Substantivo: Tema de interesse. Fato ou fenômeno específico, circunstância empírica ou contexto a ser estudado. Domínio Conceitual: Ideias fundamentais que dão sentido ao tema. A perspectiva teórica que orienta o trabalho de pesquisa. Conjunto de conceitos, e relacionamento entre eles, a ser explorados no trabalho. Domínio Metodológico: Técnicas pelas quais as idéias e o tema podem ser estudadas. Conjunto de procedimentos para coletar e analisar dados.

8 Mapa mental do desenho da pesquisa
DOMÍNIO CONCEITUAL DOMÍNIO METODOLÓGICO Clima organizacional Cultura organizacional Avaliação de empresas Fundamentos GPTW Resultados das pesquisas GPTW Estudo de caso Pesquisas de clima utilizando as principais instituições como GPTW. Metodologia GPTW Análise dos indicadores das ultimas pesquisas de clima realizadas. Entrevistas Melhorar os índices das pesquisas de clima e buscar meios de valorização do capital humano . RESULTADOS ESPERADOS DO TRABALHO Melhores empresas para se trabalhar no Brasil DOMÍNIO SUBSTANTIVO

9 3. Parâmetros delineadores
3.1. Público e forma do trabalho Colaboradores da empresa focal – ind. automobilistica Gestores das áreas 3.2. Generalização pretendida Não será feita nenhuma generalização. 3.3. Comparações pretendidas Comparação dos resultados das ultimas pesquisas e analisar cada item.

10 3. Parâmetros delineadores
3.4. Amostragem Não faz sentido falar em amostragem: estudo de caso / qualitativo. Estudo dos serviços prestados pela contratada: operação dos armazéns de matéria-prima, material de embalagem, produto acabado e pelo planejamento de embarques de produto acabado da fábrica contratante. 3.5. Critérios e estratégias para a qualidade do estudo Entrevistas realizadas nos ambientes de trabalho dos entrevistados e não do entrevistador, para evitar viés de pesquisa.

11 3. Parâmetros delineadores
Triangulação (significado) Para validação ou pela natureza do trabalho Construção do Saber: Validação, garantia de imparcialidade. Os resultados e conclusões podem conter erros? Quais são as alternativas de interpretação e respectivas ameaças de validade e como lidar com isso? Como os dados existentes ou a serem coletados apoiam ou desafiam as suas ideias sobre o que acontece? Por que deve-se acreditar nos resultados?

12 3. Parâmetros delineadores
3.6. Triangulação Análise dos indicadores de desempenho realizada através das pesquisas. Confidencialidade e imparcialidade dos dados coletados e resultados garantida pelo anonimato e pela garantia de imparcialidade: autorização da empresa por escrito, solicitação de sigilo quanto ao nome da empresa. Análise dos feedbacks das reuniões de staff 3.7. Limitações da Pesquisa Ausência de um teste para estimar a confiabilidade e validade das respostas obtidas; Possível viés devido ao fato do entrevistador pertencer ao quadro de gestores da empresa contratante. Inibição de determinadas respostas dos entrevistados (?)


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