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PublicouEmanuelly Solorio Alterado mais de 9 anos atrás
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CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO Autoras: Ana Maria Lombardi Daibem Maria da Glória Minguili Revisão e Produção Gráfica: Eliana Marques Zanata
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I – CONCEITOS Projeto: “(...) todo projeto é contemporâneo de uma utopia entendida como a capacidade humana de não aceitar a realidade que lhe foi,muitas vezes imposta de maneira determinada. O projeto é sempre um ato de liberdade individual ou coletiva que coloca nas mãos das pessoas e da sociedade a possibilidade de “revolucionar” o existente colocado, quase sempre, como algo “definitivo” (...) e em contrapartida, estabelecer alvos e metas que transformem o contexto numa realidade mais adequada aos fins e desejos humanos.” (VALE, 1995, p.2-3)
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Político: habilidade no trato das questões humanas, modo acertado de conduzir uma negociação estratégica, arte e ciência de bem governar e de cuidar dos negócios públicos Pedagógico: implica compromisso com a Educação (prática geradora da teoria pedagógica) que constitui a Pedagogia, ciência que orienta a pratica profissional dos educadores.
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II – DIRETRIZES NORTEADORAS
Nascer das necessidades reais da sociedade, da instituição, do curso, dos alunos; Caracterizar com clareza os problemas a serem superados ou prevenidos, suas causas e o contexto no qual se manifestam; Contar com o envolvimento de todos, a partir de discussões coletivas conforme o nível de abrangência do projeto.
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Ser claro quanto ao posicionamento político frente as questões que dizem respeito à ação educativa;
Ser elaborado tecnicamente especificando e detalhando seus elementos constitutivos;
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III – ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PPP
• Título: expressar com clareza a essência do projeto; • Apresentação: conter uma síntese das finalidades, estrutura e dinâmica operacional. • Histórico: conter um breve registro crítico-reflexivo desde as origens do curso até o presente, com dados sobre o curso e considerações avaliativas, apontando perspectivas futuras.
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• Justificativa: – Argumentar técnica e politicamente; – Indicar tendências nas áreas de conhecimento; – Indicar necessidades do curso; – Apontar causas e efeitos de problemas; – Expor o perfil do aluno ingressante e egresso; – Apontar o PPP como instrumento de superação dos problemas quanto ao ensino e aprendizagem.
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– Esclarecer as concepções de homem em formação;
• Finalidades: – Esclarecer as concepções de homem em formação; – Concepções de sociedade; – Concepções de educação (ética e valores humanizadores); – Perfil profissional a ser formado: • Conhecimento, curiosidade intelectual; • Exercício consciente da profissão; • Capacidade crítico-reflexiva.
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Metas: prever a operacionalização dos
objetivos em alvos e intenções de natureza quantitativa, indicando prazos.
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Organização Curricular
– Ter clareza na distinção do que é nuclear e complementar; – Equilibrar os fundamentos teóricos e a prática profissional; – Haver conexão entre as disciplinas que compõe o conteúdo programático; – Indicar: áreas do conhecimento, eixos temáticos, disciplinas, atividades de estágios; – Consultar as Diretrizes Curriculares do MEC.
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• Profissionais Envolvidos:
relacionar a equipe administrativa e pedagógica, serviços de apoio, colegiados, representações docentes e discente, existentes e necessários;
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• Recursos Físicos: relacionar instalações
e equipamentos existentes e necessários;
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• Recursos Financeiros: relacionar verbas e
bolsas disponíveis e necessárias.
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Cronograma: • Indicar cronologicamente as etapas de: – Construção; – Execução e acompanhamento – Reconstrução do PPP • Prever reuniões periódicas para todos os envolvidos.
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