A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISO Processos do Ciclo de Vida do Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISO Processos do Ciclo de Vida do Software"— Transcrição da apresentação:

1 ISO 12207 Processos do Ciclo de Vida do Software
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-graduação em Ciência da Computação

2 Roteiro Histórico Principais Conceitos Básicos ISO 12207
Objetivos e Campo de Aplicação Definições Aplicações da Norma Processos do Ciclo de Vida de Software Exemplo Prático Considerações Finais Conclusões

3 Histórico Em 1987 a Organização Internacional para Padronização (ISO) e a Comissão Internacional de Eletrotécnica (IEC) definiram o Comitê Técnico em Tecnologia da Informação (JTC1).

4 Histórico Em 1989 o JTC1 iniciou o desenvolvimento da ISO 12207, com o objetivo de suprir uma necessidade crítica nos Processos do Ciclo de Vida do Software. Foi desenvolvida com a participação de vários países, entre eles o Brasil. Foi publicada em 1995, em versão inicial.

5 Principais Conceitos Básicos
Arquitetura do Ciclo de Vida do Software A estrutura cobre o ciclo de vida do software desde a concepção de idéias até a descontinuação (aposentadoria) do software. A arquitetura é construída com um conjunto de processos e inter-relacionamentos.

6 Principais Conceitos Básicos
Processos do Ciclo de Vida Os processos estão agrupados em três amplas classes: Fundamentais são os processos básicos para o ciclo de vida, ou seja, início e execução do desenvolvimento, operação e manutenção do software Apoio ou Suporte Auxiliam um outro processo, de acordo com funcionalidades específicas. Organizacional Implementam uma estrutura constituída de processos de ciclo de vida e pessoal associados, melhorando continuamente a estrutura e os processos.

7 Principais Conceitos Básicos
Estrutura dos Processos do Ciclo de Vida Cada processo é definido de acordo com seu conjunto de atividades e, estas, de acordo com seu conjunto de tarefas relacionadas. Processos Atividade 1 ... Atividade N ... Tarefa Tarefa 1 Tarefa N

8 Principais Conceitos Básicos
Natureza das Tarefas É um conjunto de ações elementares. A tarefa consiste de uma entrada (dados, informações) e produz uma saída (dados, informações). Natureza das Avaliações Nesta norma a avaliação é uma função elementar e usada de várias maneiras pelos processos. As avaliações são conduzidas em várias entidades com objetivos de validar critérios definidos.

9 Principais Conceitos Básicos
Gerenciamento da Qualidade Total Esta norma implementa os princípios da Qualidade Total. Elos entre Sistema e Software A norma estabelece uma ligação muito forte entre Sistema e Software. o padrão é baseado nos princípios gerais da Engenharia de Sistemas (análise, projeto, implementação, testes...) O software é tratado como parte integral de um sistema e desempenha certas funções deste sistema.

10 Principais Conceitos Básicos
Organização Grupo de pessoas que trabalham juntas em prol de um objetivo específico. Aplicação nas Organizações Os processos definidos neste padrão formam um conjunto compreensível que pode ser utilizado por vários tipos de organizações. Aplicação em Projetos O padrão foi escrito para Projetos de Software genéricos, grandes e complexos.

11 Principais Conceitos Básicos
Documentação O padrão necessita que determinadas atividades sejam documentadas, mas não especifica formatos, conteúdo... Definições O padrão necessita das definições do Processo de Software (requisitos, projetos, implementação...). Métricas de Software A norma não é um padrão de métrica de software. Ela requer as especificações de gerenciamento dos indicadores e atributos de software, mas não os define ou especifica.

12 Principais Conceitos Básicos
Pré-requisitos Para uso efetivo e produtivo do padrão devem ser observados: Treinamento; Conhecimento das políticas da Organização; Conhecimento dos Ambientes de Projetos e; Compreensão do Padrão ISO

13 ISO 12207 Está organizada em 7 seções e 4 anexos.
Escopo e campo de aplicação Referências Normativas Definições Aplicação da Norma Processos Fundamentais do Ciclo de Vida Processos de Apoio do Ciclo de Vida Processos Organizacionais do Ciclo de Vida Anexos

14 ISO 12207 Objetivo Estabelece uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software, com terminologia bem definida, que pode ser referenciada pela indústria de software. Esta norma também provê um processo que pode ser utilizado para definir, controlar e melhorar os processos de ciclo de vida de software.

15 ISO 12207 Campo de Aplicação Aplica-se à Aquisição de sistemas, produtos e serviços de software; ao fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software, quer sejam executados interna ou externamente a uma organização. Esta norma não foi concebida para produtos de software de prateleira a menos que eles estejam incorporados dentro de um produto encomendado.

16 ISO 12207 Limitações Não é substituto para o gerenciamento sistemático e disciplinado de sistemas de software. Provê um framework onde os processos, atividades e tarefas relacionados ao software podem ser identificados, planejados e executados. Esta norma não prescreve um modelo específico de ciclo de vida ou método de desenvolvimento de software.

17 ISO 12207 Interpretação da Norma
Deve – é utilizado para expressar uma obrigação entre duas ou mais partes; Deverá – é usado para expressar uma declaração de objetivo ou intenção de uma das partes; Deveria – é utilizado para expressar uma recomendação entre várias possibilidades; Pode – é utilizado para indicar uma ação permitida dentro dos limites desta norma.

18 ISO 12207 Organização da Norma
Processos Fundamentais Aquisição Fornecimento Desenvolvimento Operação Manutenção Processos de Apoio Documentação Gerência de Configuração Garantia de Qualidade Verificação Validação Revisão Conjunta Auditoria Resolução de Problema Processos Organizacionais Gerência Infra-estrutura Melhoria Treinamento Anexos Processo de Adaptação Orientação para adaptação Orientações sobre processos e organizações Bibliografia

19 ISO 12207 Processos Fundamentais
Partes Fundamentais Inicia ou executa o desenvolvimento, operação ou manutenção dos produtos de software. Adquirente Fornecedor Desenvolvedor Operador e Mantenedor do software.

20 ISO 12207 Processos Fundamentais
Processo de Aquisição Atividades de quem quer adquirir um sistema, produto de software ou serviço de software. Iniciação; Preparação do pedido de proposta; Preparação e atualização do contrato; Monitoração do fornecedor; Aceitação e Conclusão.

21 ISO 12207 Processos Fundamentais
Processo de Fornecimento Atividades do fornecedor de software. Iniciação; Preparação de resposta; Contrato; Planejamento; Execução e controle; Revisão e avaliação; Entrega e Conclusão

22 ISO 12207 Processos Fundamentais
Processo de Desenvolvimento Atividades do desenvolvedor de software. Implementação do processo; Análise dos requisitos do sistema; Projeto da arquitetura do sistema; Análise dos requisitos do software; Projeto de arquitetura do software; Projeto detalhado do software; Codificação e testes do software; Integração do software; Testes de qualificação do software; Integração do sistema; Teste de qualificação do sistema; Instalação do software; Apoio à aceitação do software.

23 ISO 12207 Processos Fundamentais
Processo de Operação Atividades do operador do software. Operação do software e suporte operacional aos usuários. Implementação do Processo; Testes operacional; Operação do Sistema; Suporte ao usuário.

24 ISO 12207 Processos Fundamentais
Processo de Manutenção Atividades de quem faz a manutenção do software. Implementação do Processo; Análise do problema e da modificação; Implementação da modificação; Revisão/aceitação da manutenção; Migração; Descontinuação do Software.

25 ISO 12207 Processos de Apoio Processo de Documentação
Registro de informações produzidas por um processo ou atividade. Inclui: planejamento, projeto, desenvolvimento, produção, edição, distribuição e manutenção dos documentos necessários a gerentes, engenheiros e usuários do software. Implementação do processo; Projeto e desenvolvimento; Produção; Manutenção.

26 ISO 12207 Processos de Apoio Processo de Gerência de Configuração
Identificação e controle dos itens do software. Inclui: controle de armazenamento, liberações, manipulação, distribuição e modificação de cada um dos itens que compõem o software. Implementação do processo; Identificação da configuração; Controle da configuração; Relato da situação da configuração; Avaliação da configuração; Gerência de liberação e distribuição.

27 ISO 12207 Processos de Apoio Processo da Garantia da Qualidade
Garante que os processos e produtos de software estejam em conformidade com os requisitos e os planos estabelecidos. Implementação do processo; Garantia do produto; Garantia do processo; Sistemas de Garantia da Qualidade.

28 ISO 12207 Processos de Apoio Processo de Verificação
Determina se os produtos de software de uma atividade atendem completamente aos requisitos ou condições impostas a eles. Implementação do processo; Verificação.

29 ISO 12207 Processos de Apoio Processo de Validação
Determina se os requisitos e o produto final (sistema ou software) atendem ao uso específico proposto. Implementação do Processo; Validação.

30 ISO 12207 Processos de Apoio Processo de Revisão Conjunta
Define as atividades para avaliar a situação e os produtos de uma atividade de um projeto, se apropriado. Implementação do processo; Revisões de gerenciamento do projeto; Revisões técnicas.

31 ISO 12207 Processos de Apoio Processo de Auditoria
Determina adequação aos requisitos, planos e contrato, quando apropriado. Implementação do processo; Auditoria.

32 ISO 12207 Processos de Apoio Processo de Resolução do Problema
Análise e resolução dos problemas de qualquer natureza ou fonte, descobertos durante a execução do desenvolvimento, operação, manutenção ou outros processos. Implementação do processo; Resolução do problema.

33 ISO 12207 Processos Organizacionais
Processo de Gerência Gerenciamento de processos. Iniciação e definição do escopo; Planejamento; Execução e controle; Revisão e avaliação; Conclusão.

34 ISO 12207 Processos Organizacionais
Processo de Infra-estrutura Fornecimento de recursos para outros processos. Inclui: hardware, software, ferramentas, técnicas, padrões de desenvolvimento, operação ou manutenção. Implementação do processo; Estabelecimento da infra-estrutura; Manutenção da infra-estrutura.

35 ISO 12207 Processos Organizacionais
Processo de Melhoria Atividades para estabelecer, avaliar, medir, controlar e melhorar um processo de ciclo de vida de software. Estabelecimento do processo; Avaliação do processo; Melhoria do processo.

36 ISO 12207 Processos Organizacionais
Processo de Treinamento Atividades para prover e manter pessoal treinado. Implementação do processo; Desenvolvimento do material de treinamento; Implementação do plano de treinamento.

37 ISO 12207 Anexos Processo de Adaptação
Apresenta um processo para realizar a adaptação básica desta norma para um projeto de software. Identificação do ambientes do projeto; Solicitação de informações; Seleção de processos, atividades e tarefas; Documentação de decisões e motivos da adaptação.

38 ISO 12207 Anexos Orientação para Adaptação Nenhum projeto é idêntico.
Variações nas políticas e procedimentos organizacionais, métodos e estratégias de aquisição, tamanho e complexidade do projeto, requisitos e métodos de desenvolvimento do sistema, entre outras coisas, influenciam na forma como um sistema é adquirido, desenvolvido, operado e mantido.

39 ISO 12207 Anexos Orientações sobre processos e organizações
Tem o objetivo de proporcionar um melhor entendimento sobre processos, organizações e seus relacionamentos. Apresenta os processos do ciclo de vida (fundamentais, de apoio e organizacionais), suas atividades constituintes sob diferentes visões.

40 Visões Processos Fundamentais Contrato com Fornecedor 1. Aquisição
1.1 Proposta de Aquisição Seleção do Fornecedor Gerenciamento do Fornecedor Aceitação do Cliente 2.Fornecedor 3. Requisitos 4. Operação 4.1 Operação do Sistema 4.2 Apoio (Suporte) ao Cliente Engenharia 1 Desenvolvimento 1.1 Análise e Projeto do Sistema Análise dos Requisitos Projeto do Software Implementação do Software 1.5 Integração do Software 1.6 Testes de Software 1.7.Integração e Testes de Sistema 2 Manutenção

41 Visões Processos de Apoio
1. Documentação 2. Gerência de Configuração 3. Garantia de Qualidade 4. Verificação 5. Validação 6. Revisão Conjunta 7. Auditoria 8. Resolução de Problemas 9. Measurement 10 Reutilização

42 Visões Processos Organizacionais Gerenciamento 1. Gerenciamento
1.1 Gerenciamento de Projeto 2. Gerenciamento da Qualidade 3. Gerenciamento de Riscos Organização 1. Processo Organizacional 2. Melhoria 2.1 Estabelecimento do Processo Verificação do Processo Melhoria do Processo 3. Infra-Estrutura 4. Gerenciamento de Recursos Humanos

43 Considerações Finais A norma detalha cada um dos processos do ciclo de vida, define como eles podem ser usados de diferentes maneiras por diferentes organizações (ou parte destas), representando diversos pontos de vista para esta utilização. Cada uma das visões representa a forma como uma organização emprega estes processos, agrupando-os de acordo com suas necessidades e objetivos.

44 Considerações Finais As Visões têm o objetivo de organizar melhor a estrutura de uma empresa, para definir suas gerências e atividades alocadas às suas equipes. Existem cinco visões diferentes: contrato, gerenciamento, operação, engenharia e apoio. A ISO/IEC é a primeira norma internacional que descreve em detalhes os processos, atividades e tarefas que envolvem o fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software.

45 Conclusões A norma ISO/IEC fornece um conjunto completo de processos para aquisição ou fornecimento de produtos os serviços. Sua arquitetura pode ser acomodada a modernos métodos de software, técnicas, ferramentas e ambiente de engenharia.


Carregar ppt "ISO Processos do Ciclo de Vida do Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google