A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais

2 Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais
Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho individual

3 Emitir juízo de valor sobre algo. Avaliação Econômica é...
Avaliar é... Emitir juízo de valor sobre algo. Avaliação Econômica é... Quantificar o impacto e o retorno de um projeto, com base em uma metodologia científica. Instrumento de gestão que leva ao aprimoramento do projeto Atenção Professor: É aqui que vai trabalhar que a avaliação econômica é um instrumento de gestão e a complementaridade com a avaliação de monitoramento. Início do projeto (desenho de avaliação) – durante o projeto (montagem dos bancos de dados, seleção de tratado e controle, acompanhamento e ajustes no desenho de avaliação) – após maturação do projeto (avaliação econômica propriamente dita) – repensar o projeto com base nos resultados. Avaliação de monitoramento é realizada na maioria dos projetos, mesmo que não utilizem esse nome. É a avaliação por meio da qual o gestor acompanha a execução do projeto. A combinação de avaliação econômica e avaliação de monitoramento é um completo instrumento de gestão, porque a primeira diz o quanto o projeto está causando impacto e gerando retorno e a segunda permite que o gestor identifique o por quê desses resultados. Assim, é possível corrigir rumos e fazer modificações, as vezes pequenas, que geram grandes diferenças nos resultados do projeto. 3

4 relações causais = relações de causa e efeito
A avaliação de impacto permite quantificar relações causais entre as ações do projeto e os indicadores de impacto. relações causais = relações de causa e efeito A avaliação de impacto nos permite dizer se o projeto foi, de fato, o responsável pelas alterações observadas no indicador de impacto. Ter impacto significa que na ausência do projeto, as alterações observadas no indicador de impacto não aconteceriam.

5 Capacitação dos professores Desempenho dos estudantes
Exemplo: 1. projeto que tem por objetivo melhorar a qualidade do ensino. Ação: capacitação de professores Indicador: desempenho escolar Capacitação dos professores Desempenho dos estudantes Se a avaliação de impacto mostrar que o impacto é significativamente positivo, isso significa que foi a capacitação dos professores que levou ao melhor desempenho dos professores. Na ausência da capacitação, o desempenho dos alunos não iria melhorar. .

6 Avaliação Econômica Impacto Retorno Econômico Avaliação de Impacto

7 Retorno Econômico O retorno econômico mede o retorno do projeto em termos monetários para a sociedade. Compara os custos do projeto com os benefícios gerados para a sociedade. Esta análise nos permite responder as seguintes perguntas: Os impactos do projeto justificam os custos? Será que o benefício para sociedade com o projeto supera o custo necessário para sua implementação? Qual a efetividade do projeto, comparativamente a outras alternativas?

8 Custos Custos econômicos = custos contábeis + custo de oportunidade.
Custo Contábil: é o custo advindo da contabilidade do projeto, tudo que foi efetivamente desembolsado. Custo de oportunidade é o rendimento que se deixa de obter quando se realiza uma determinada escolha. Ou Custo de oportunidade de um item é aquilo que você abre mão para poder obter tal item.

9 Exemplo: projeto para diminuir a evasão escolar
Projeto: Estudar; Objetivo: combate à evasão escolar; Público alvo: adolescentes das escolas públicas da Vila Joaquina; Ações: oficinas culturais e esportivas, nas quais só podem participar alunos matriculados e que frequentam as aulas regulares das escolas; Indicador de impacto: taxa de evasão escolar; Custo contábil: R$ ,00 Custo de oportunidade: Existe um custo de oportunidade para os adolescentes frequentarem as oficinas e a escola (mesmo que isso seja desejado pelos gestores do projeto).

10 Custo de Oportunidade do jovem
“salário perdido” Ao ir à escola, o adolescente que trabalha tem que deixar de trabalhar; ou trabalhar menos. Isto implica na queda na renda familiar. Essa queda na renda é um custo de oportunidade. “custo da babá” Mesmo quando o jovem não trabalha ou quando seu trabalho não é remunerado, ir à escola pode significar ter que encontrar alguém para fazer os trabalhos domésticos ou cuidar dos irmãos mais novos.

11 Benefício do projeto social
Benefício = valor monetário do impacto. A avaliação de retorno econômico compara os custos com os benefícios do projeto social. O custo do projeto é diretamente expresso em moeda. Para compará-lo ao benefício social precisa-se saber o valor monetário do impacto gerado pelo projeto, ou seja, seu benefício para a sociedade. Daqui a algumas aulas, vocês vão aprender como transformar benefícios sociais em valores monetários! Para comparar duas coisas elas têm que ter a mesma unidade. Não podemos comparar bananas com laranjas, pois são elementos distintos. Não podemos comparar “litro” com “kilograma” diretamente, pois são medidas diferentes, uma é medida de volume a outra de peso. Dependo do material a relação entre elas se altera. Em relação aos custos e benefícios do projeto social é a mesma coisa. Temos que comparar o custo (que é expresso em moeda) com o benefício (que é o impacto em termos monetários)

12 Perguntas frequentes Como a avaliação de impacto consegue quantificar relações de causa e efeito? Resposta: A avaliação irá comparar o grupo de beneficiários com um grupo de não beneficiários com características muito similares. Idealmente, a única diferença entre os grupos deve ser a existência do projeto. No exemplo anterior, se a avaliação concluir que há impacto positivo, pode-se implementar o projeto em outras escolas parecidas. Ou seja, a mensagem importante é: quanto mais parecidos os grupos de tratamento e controle, mais confiável sua avaliação. Ou seja, se os grupos forem muito diferentes em algumas característica, não será possível afirmar com certeza que foi o projeto que gerou o aumento no desempenho.

13 Perguntas frequentes O que posso avaliar?
Resposta: É possível avaliar qualquer tipo de intervenção: ações, projetos ou programas. Lembre-se que quanto mais complexa a intervenção, mais difícil saber qual ação específica foi responsável pelo impacto. Exemplo: Projeto de capacitação e encaminhamento para mercado de trabalho O que foi a causa do aumento da empregabilidade? Capacitação? Encaminhamento para entrevistas? Ambos? Quanto maior o número de ações envolvidas no projeto, mais “caixa preta” ele será.

14 Perguntas frequentes Quando posso fazer a avaliar?
Resposta: A avaliação de impacto é sempre posterior à intervenção. Mas...quando devo fazer a avaliação? Isso depende do tempo de maturação da intervenção. Em geral, projetos podem ter efeitos de curto, médio e longo prazo. Dica: Planeje a avaliação antes da intervenção!! Exemplo: projeto para diminuir evasão no Ensino Médio Efeito de curto prazo -> menor evasão Efeito de médio prazo -> aumento da taxa de conclusão do ens.médio Efeito de longo prazo -> aumento da renda do trabalho dos jovens

15 Mas....antes de começar, vamos esclarecer alguns pontos:
Avaliação de Impacto ≠ Diagnóstico A avaliação de impacto irá avaliar a efetividade de uma intervenção específica e possui uma metodologia científica. Em geral, o diagnóstico busca retratar uma realidade e gerar insumos para planejamento e gestão. Logo, a avaliação de impacto ocorre necessariamente depois da intervenção, enquanto o diagnóstico pode ocorre antes. 15

16 Projeto de escola em tempo integral Qual o objetivo do projeto?
Objetivo ≠ Ação Exemplo 1 : Projeto de escola em tempo integral Qual o objetivo do projeto? Resposta 1: Aumentar a carga horária dos alunos Ação Resposta 2: Melhorar o desempenho dos alunos Objetivo Objetivo ≠ Meta Exemplo 2: Ação: Melhorar a qualidade das moradias. Objetivo: Diminuir a incidência de doenças respiratórias. Meta: Reboco e pintura de 100 residências. 16

17 Exemplo: Projeto de Escola em tempo integral
Resultado ≠ Impacto O resultado decorre diretamente do sucesso da ação do projeto, enquanto o impacto reflete a efetividade do projeto em atingir seu objetivo. Exemplo: Projeto de Escola em tempo integral Objetivo = melhorar o desempenho dos alunos Ação = aumento da carga horária Aumento do número de horas de estudo resultado!! Aumento das notas de matemática impacto!! Os indicadores de impacto e resultado devem estar intimamente relacionados ao objetivo proposto Atenção Professor: É aqui que vai trabalhar que a avaliação econômica é um instrumento de gestão e a complementaridade com a avaliação de monitoramento. Início do projeto (desenho de avaliação) – durante o projeto (montagem dos bancos de dados, seleção de tratado e controle, acompanhamento e ajustes no desenho de avaliação) – após maturação do projeto (avaliação econômica propriamente dita) – repensar o projeto com base nos resultados. Avaliação de monitoramento é realizada na maioria dos projetos, mesmo que não utilizem esse nome. É a avaliação por meio da qual o gestor acompanha a execução do projeto. A combinação de avaliação econômica e avaliação de monitoramento é um completo instrumento de gestão, porque a primeira diz o quanto o projeto está causando impacto e gerando retorno e a segunda permite que o gestor identifique o por quê desses resultados. Assim, é possível corrigir rumos e fazer modificações, as vezes pequenas, que geram grandes diferenças nos resultados do projeto. 17

18 Exemplo 2 : Projeto de capacitação para jovens
Resultado ≠ Impacto Exemplo 2 : Projeto de capacitação para jovens Objetivo = Preparar jovens de 16 a 21 anos para o mercado de trabalho Ação = Curso profissionalizante Conclusão do curso Resultado Empregabilidade entre os jovens participantes Impacto Aumento na renda Impacto 18

19 Retorno econômico ≠ Prestação de contas
IMPORTANTE!! Retorno econômico ≠ Prestação de contas O retorno econômico irá comparar os custos econômicos (custos contábeis e custos de oportunidade) com os benefícios do projeto para a sociedade. A prestação de contas contabiliza todos os custos contábeis do projeto. 19

20 Marco Lógico

21 Marco Lógico É uma ferramenta de gestão de projetos que facilita o processo de justificativa, elaboração, execução e avaliação de projetos sociais. Objetiva estruturar o processo de planejamento e análise de informações do projeto. Permeia todas as etapas do gestão do projeto: preparação, execução e avaliação. Nesse curso não ensinaremos como elaborar o marco lógico. Falamos dele para situar a avaliação de impacto no ciclo de gestão do projeto.

22 Descrição do marco lógico
INSUMOS Recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis AÇÕES Modus operandi e articulação com o público alvo RESULTADO Efeitos imediatos decorrentes das ações do projeto IMPACTO Mudanças que o projeto causou na vida dos beneficiários PRODUTOS Parte das ações realizadas que se traduzem em algo tangível ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO AVALIAÇÃO MONITORAMENTO Tempo

23 Exemplo: Programa Saúde da Família
INSUMOS Equipes de atenção básica, postos de saúde, alimentos, remédios etc.. AÇÕES Profissionais de saúde observando as famílias, distribuição de remédios RESULTADO Número de remédios distribuídos, de doenças identificadas de pessoas encaminhadas para o SUS. IMPACTO Redução da taxa de mortalidade infantil e internação de idosos PRODUTOS Visitas para prevenir o início de doenças evitáveis Professor, uma importante diferenciação é entre indicador de resultado e de impacto. Frisar bem a diferença entre os dois. Resultado decorre da ação direta – se o programa distribui sopa, é o número de pessoas alimentadas Impacto decorre das mudanças na vida do beneficiário – alimentou as pessoas, mas e aí? O que mudou na vida delas? Tiveram energia para procurar emprego, evitou-se a morte por desnutrição? Esses seriam indicadores de impacto. Se considerar que terá tempo disponível: coordenar a elaboração de um quadro igual a esse, com um projeto de um dos participantes. ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO AVALIAÇÃO MONITORAMENTO Tempo

24 Linha do tempo Tempo ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO AVALIAÇÃO MONITORAMENTO
Explicar que apesar da avaliação de impacto ser um dos últimas etapas do marco lógico ela deve estar presente em todas etapas do projeto. Sua elaboração deve começar conjuntamente com a elaboração do projeto. Após a conclusão os resultados são utilizados para reformular o projeto, alterando ações para melhor alcançar os impactos almejados. Se não tiver impacto o projeto precisa ser reformulado e não fechado como muitos imaginam. REFORMULAÇÃO

25 O Curso

26 Nosso Curso Conteúdos que não serão abordados: Capitação de recursos
Estruturação e elaboração de projetos Prestação de contas Indicadores de processo e monitoramento

27 Nosso Curso Composto por aulas teóricas e práticas em todos os encontros. Certificado: A Fundação Itaú Social emite o certificado do curso e o envia para o seu . Para recebê-lo você deve: Participar de pelo menos 75% das aulas do curso. O professor passa duas listas de presença por dia - manhã e tarde. Fique atento para assiná-las!!! Entregar o trabalho individual escrito. Professor: Explicar que não existe abono de faltas. Nem mesmo por motivo de doença. Quem faz o controle de faltas não é o professor e sim a empresa de suporte do curso. Portanto, o professor não tem como abonar as faltas.

28 Nosso Curso Trabalho individual escrito:
É um desenho de avaliação econômica do projeto no qual trabalha. O trabalho será elaborado ao longo das aulas. Ao final de cada aula, 4 alunos serão sorteados para o horário de atendimento individual da próxima aula. O trabalho individual deve ser enviado até a 8ª aula!!! O período da tarde da 8ª será todo dedicado ao trabalho individual. Na última aula, dividir-se-á a sala em 3 grupos para a apresentação do trabalho individual. Se prepare, um avaliador do fundação Itaú Social ou um especialista em avaliação econômica assistirá sua apresentação, dará sugestões e o ajudará a aperfeiçoar seu desenho de avaliação. Professor: Reforçar que o aluno terá a oportunidade de elaborar o projeto de avaliação do seu projeto com ajuda do professor. Quase uma consultoria para sua elaboração. O trabalho individual conterá: conceitos, objetivos, definição de indicadores, público alvo, indicadores e metodologia de avaliação. Todos esses elementos serão trabalhados ao longo do curso. O professor poderá solicitar que o participante divulgue essas anotações sobre o trabalho individual no decorrer das aulas, favorecendo trocas de experiência e de conhecimentos entre os participantes. Na última aula, os participantes serão divididos em três grupos. Em cada grupo, haverá a apresentação dos trabalhos individuais, coordenada pelo professor e outros convidados. Cada participante terá cerca de 20 minutos para a exposição e 10 minutos para debates.

29 Comentários Finais Nessa aula: tivemos uma idéia geral do curso, isto é, uma introdução ao que denominamos de avaliação de impacto e avaliação de retorno econômico e situamos a avaliação no ciclo de gestão do projeto. Próxima aula: elementos necessários à avaliação econômica.


Carregar ppt "Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google