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O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais

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Apresentação em tema: "O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Luiz Guilherme Scorzafave Recife, Novembro de 2013

2 Importância da avaliação
Por que aceitamos tomar um remédio quando o médico nos prescreve uma receita? Acreditamos que o remédio terá impacto sobre a doença. Remédio passa por avaliações e testes antes de ser usado em larga escala. E por que não é feito o mesmo com as políticas públicas ou ações sociais? Porque as coisas são feitas na base da “tentativa e erro”? Precisamos mudar essa cultura...

3 Público Alvo e Requisitos Exigidos
Gestores / Coordenadores de ONGs ou OSCIPs; Secretários ou técnicos de secretarias municipais ou estaduais ou federais; Gestores ou técnicos de fundações ou institutos empresariais. Pré requisito: conhecimento básico de Excel e Estatística.

4 Objetivo do Curso Oferece uma introdução à ferramenta metodológica de mensuração quantitativa dos resultados dos projetos sociais. Capacita o aluno: Numa análise crítica das avaliações quant. e qual.; Na estruturação do projeto para que a avaliação de impacto possa ser realizada; Suporte na contratação e acompanhamento de especialistas em avaliações de impacto futuras. Não visa formar especialistas em avaliação econômica. Não visa formar especialistas em avaliação econômica. Para isso métodos mais sofisticados são exigidos.

5 Didática do Curso Aulas expositivas + aulas práticas;
Aula prática toda em Excel.; Alunos desenvolvem, em grupo, um exercício com a avaliação de um projeto real; Material impresso e digital com todo o conteúdo do curso, incluindo exercícios das aulas práticas; “Estudos de Casos”: avaliações reais e fictícias.

6 Dificuldades encontradas pelos alunos
Abordagem de avaliação nova; Construção de indicadores: Quantitativos; Relação direta com as ações efetuadas; Relação com o objetivo fim do projeto. Base de dados: Existência de indicadores de impacto; Informação sobre o início do projeto; Informação sobre grupo de controle. Tempo de maturação do impacto.

7 Resultados Visão crítica sobre avaliações realizadas:
Monitoramento não é avaliação; Mensuração de crescimento de um indicador não é garantia de impacto (antes e depois). Mais precisão na montagem do banco de dados (cadastro): Preocupação em acompanhar beneficiários (e não beneficiários); Obtenção de indicadores de impacto. Conceito de custo-benefício.

8 Exemplo: Projeto de Contraturno escolar
Objetivo: Aumentar a proficiência do aluno. Público alvo: crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com renda per capita inferior a meio salário mínimo e situação de vulnerabilidade social. Ações: Oficinas lúdicas e acompanhamento escolar. Atendimento odontológico, médico, alimentar, etc. Este exemplo é proveniente de um trabalho de final de curso do Itaú social. O nome das ONGs e dos projetos foram alterados. 8

9 Caracterização da avaliação de impacto
Avaliação não experimental: RESULTADOS devem ser olhados com cautela. GRUPO TRATAMENTO: 104 alunos que participaram do projeto com início em janeiro de 2009. GRUPO CONTROLE: 62 alunos candidatos a participarem do projeto - pertenciam à lista de espera e que não foram chamados. 9

10 Resultado da avaliação de impacto
16% dos alunos que participaram do projeto foram aprovados POR CAUSA do projeto. 19% dos alunos que participaram do projeto tiveram melhoras nas notas de português POR CAUSA do programa. O programa não teve impacto nas notas de matemática. O programa não teve impacto na freqüência escolar. É interessante colocar que o gestor do projeto já sabia que não ia ter impacto na nota de matemática porque ele tinha conciência que a metodologia adotada no ensino não era boa. Entretanto, tentou trocá-la várias vezes mas o diretor do projeto não aceitava. Com a avaliação ele pode provar que era preciso substituir a metodologia de ensino de matemática, e o diretor do projeto aceitou. Eles também não faziam controle da frequência das crianças à escola. Simplesmente exigiam que estivessem matriculadas no início do ano. Após a avaliação passaram a exigir o atestado de frequência às aulas dado que isso é fundamental para o desempenho escolar. 10

11 Resultado da avaliação de retorno econômico
O custo do programa foi de ,00 reais Valor presente líquido de ,53 reais. Apesar de ter um alto impacto o custo era alto demais e não compensava o investimento. O programa foi reformulado e a assistência médica e odontológica que era fornecida diretamente pelo projeto – maior parcela do custo - passou a ser oferecida pelo SUS, utilizando o posto de saúde próximo já existente. Este é um grande exemplo de como a avaliação pode ser uma importante ferramenta da gestão do programa. 11

12 Agora Apresentação de exercícios de final de curso:
Curso e 2013 – Parceria FIS com SEPLAG/PE Programa Pernambuco Conduz (2012) Programa de Controle da Tuberculose (2013)


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