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LUZcom™ Como definir a demanda para o planejamento e a construção de uma operação de webcommerce Alberto Blumenschein Diretor de criação e planejamento.

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1 LUZcom™ Como definir a demanda para o planejamento e a construção de uma operação de webcommerce Alberto Blumenschein Diretor de criação e planejamento de comunicação/LUZcom™ Interactive

2 LUZcom™ Paradigmas Básicos Dados + Estrutura = Informação Design é função de lógica de comunicação, especialmente quando a serviço de negócios. IT a serviço de negócios deve ser POP... e muito, muito, muito amigável!

3 LUZcom™ Já que tudo mudou... Fluxo de comunicação de técnico a técnico VendedorCliente Fluxo de comunicação de sistema a (?) Vendedor Cliente ASCII, ASCII,ASCII POPPOPPOPPOP POPPOPPOPPOP PC + automação + Internet

4 LUZcom™ A Web em si não é garantia total! Negócios surgem e são vitoriosos ou não! No reforço à imagem de marca está o valor agregado da Web Na operação em escala está a maior oportunidade da Web

5 LUZcom™ Websites corporativos Anúncios de produtos ou de serviços E-mail em resposta a solicitação de cliente Consumer services Anúncios de oportunidade Ações promocionais a público segmentado O espectro de atuação na Internet Patrocínios de conteúdo Anúncios voltados a segmentos ou “tribos” E-mail para inscritos em mailing-lists segmentados “Diálogo” do sistema com o cliente ou prospect Vendas one-to- one Banners e intersticiais por tipo de conteúdo Anúncios genéricos “Micro- sites” E-mail para inscritos em mailing-lists genéricos Ações promocionais para público amplo Vendas online (Podendo tornar-se one-to-one) (A custo de mass media) Mass Media One-to-one ReativaProativa

6 LUZcom™ Planejando do início 1- Design da operação 2- Design da tecnologia 3- Design da comunicação Design global

7 LUZcom™ A operação que será desenvolvida é... Símile de operação já existente ou operação apenas virtual Prospects e clientes Empresas parceiras Usuários finais Design da operação

8 LUZcom™ E-commerce para usuários finais (b2c) Identificação de marca com a operação atual Seleção de produtos a oferecer Garantia de segurança SACSACSACSAC Publicidade one-to-one Promoção Serviços especiais Design da operação

9 LUZcom™ E-commerce para empresas (b2b) Suporte a Vendas e Gestão Integrada de Negócios Rotinas de suporte a vendas Rotinas de serviços especiais Solução segura de pagtos online Promoção a parceiros Material de promoção para clientes finais Design da operação

10 LUZcom™ Consistência dos dados a disponibilizar Informações corporativas Politicas de operação (devolução, entregas, reclamações, uso da informação,etc) Grupos de produtos Preços e condições Catálogo (imagens e dados técnicos) Folhetos virtuais Serviços de pós-venda Design da operação

11 LUZcom™ Gestão Empresarial Integrada Qual o nível de convivência da companhia com IT? O parque tecnológico da companhia está apto a suportar operações de webcommerce? Como integrar internamente Cadastro, Cobrança, Distribuição, Estoque, IT, Marketing e Vendas? Quais unidades da companhia e de parceiros estarão integrados à solução desenvolvida? O webserver será integrado em tempo real ao sistema da companhia? Design da tecnologia

12 LUZcom™ Segurança e transparência em operações Objetivos de performance Nível de segurança desejado ou necessário Cadastramento de clientes (mercadológico / comercial) Acesso dos usuários a informação Manutenção e serviços Escalabilidade Design da tecnologia

13 LUZcom™ A arquitetura de interatividade A arquitetura de interatividade A indução ou condução do prospect ou cliente pela solução de webcommerce A necessária simplicidade do processo O princípio fundamental dos três níveis de navegação (consistência e persistência) O reforço com instruções nos passos cruciais para efetivar um negócio Design da comunicação

14 LUZcom™ O projeto global de comunicação O projeto global de comunicação A escalabilidade dos módulos ou fases A tonalidade afetiva e estética da comunicação O diálogo dinâmico do sistema com o cliente Clareza dos compromissos e propósitos Brand Equity Design da comunicação

15 LUZcom™ Webmarketing continuado Construção de comunidades afins Online research, para aferição constante do estado do mercado Cuponagem, concursos e amostragem Personalização crescente no contato virtual Ampliação do valor agregado para a companhia e seus clientes ou parceiros Design da comunicação

16 LUZcom™ Design global Resumo Geral Operação : definição do público, dos serviços e produtos Tecnologia: impacto na organização, integração gerencial, objetivos de performance, segurança necessária Comunicação: integração com o mainstream da comunicação da marca, clareza de propósitos, design profissional, suporte de outras marcas aliadas. Continuum: serviços pós-venda, pesquisas, canais de comunicação alternativos,

17 LUZcom™ Construindo a confiança 1- Imagem de marca consistente (própria ou agregada) 2- Navegação e apresentação eficientes (tecnologia + desenho gráfico) 3- Transparência no fullfillment (o processo que se inicia no ato da compra e termina na entrega do produto)

18 LUZcom™ Construindo a confiança tempo Limiar da visitação Limiar da compra Limiar do hábito Manutenção Confirmação Construção

19 LUZcom™ Como definir a demanda para o planejamento e a construção de uma operação de webcommerce Alberto Blumenschein Diretor de criação e planejamento de comunicação/LUZcom™ Interactive


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