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A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DO MARKETING

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Apresentação em tema: "A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DO MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DO MARKETING

2 Partindo da própria formação da palavra, temos:
O que é Marketing? Partindo da própria formação da palavra, temos: MARKET + ING onde: Market = Mercado Ing = gerúndio da língua inglesa que significa algo que está acontecendo naquele momento, ou seja, mercado em movimento. Para os dias de hoje, não se concebe um conceito de marketing que não se assemelhe a um processo de investigação, identificação e satisfação das necessidades humanas (clientes). Onde, uma vez supridas estas necessidades a contra-partida será a fidelização por parte destes clientes.

3 Como surgiu o Marketing?
O surgimento do Marketing advém dos primórdios de nosso modo de comercialização: as chamadas relações de troca. Naquela época, o sistema de comércio vigente era a troca de mercadorias (escambo). O boi gordo valia cinco sacas e meia de arroz, que por sua vez podiam ser trocadas por cinco galinhas cada duas sacas. As vacas não eram trocadas, pois eram sagradas. O produto mais valioso nesta época era o sal, que valia mais que o ouro. É importante destacar que toda troca advém do conhecimento da necessidade de alguém, ou seja, eu tenho algo que já não me serve, porém é o que outra pessoa está procurando adquirir.

4 Como surgiu o Marketing?
Na história ocidental do Marketing o cenário já é um pouco diferente, por isso vamos nos remontar até o advento da revolução industrial e sabermos sobre os modelos ocidentais de produção, que eram essencialmente artesanais, bem como sobre as novas formas que produção que surgiram após esta revolução. Até a Revolução Industrial O que havia de produção na época, era desenvolvido pelos marceneiros, ferreiros, alfaiates, costureiras, sapateiros, dentre outros mestres de ofícios; Estes mestres eram os responsáveis pela concepção, desenvolvimento, fabricação e entrega de seus produtos a seus clientes, fossem eles uma pessoa ou uma organização; Toda a produção era desenvolvida mediante uma prévia encomenda e os produtos acabavam sendo, em sua grande maioria, desenvolvidos sob medida.

5 Como surgiu o Marketing?
Com a Revolução Industrial A chegada da máquina e do sistema de fábricas obriga ao homem a uma maior exploração de seu potencial físico, obrigando-o a produzir freneticamente, por longas jornadas de trabalho, regidas por um cumprimento de horário; Se intensifica a necessidade de uma produção em série, em escala, focando principalmente os produtos básicos; A ênfase era pautada apenas no produto, que de tão básico (alimentação, vestuário, higiene e outras assim igualmente essenciais) chegavam no mercado apenas para serem absorvidos por uma demanda já pré-existente; A ordem era produzir mais, proporcionar a movimentação física desta produção desde o fabricante até o consumidor final e finalizar maximizando os lucros.

6 O Marketing atual Maslow e a Hierarquia das Necessidades
Maslow nos proporcionou um mecanismo capaz de identificar e ordenar as necessidades que os consumidores estão tentando suprir quando do momento da compra.

7 O Marketing atual Observe o esquema:

8 Marketing X Vendas Qual a distinção essencial de Marketing e Venda?
Seriam a mesma coisa? Os objetivos são os mesmos? Alcançariam os mesmos resultados? Diante de tudo que foi estudado, agora somos capazes de diferenciar tanto em termos de conceituação quanto em termos de aplicação que: Venda: Prioriza o produto e sua comercialização; Marketing: Objetiva a satisfação das necessidades do consumidor.

9 Telemarketing Ativo: Quando a empresa entra em contato com o cliente;
Receptivo: quando o cliente entra em contato com a empresa (SAC  Telemarketing); Pesquisa de mercado: quando a empresa sonda clientes atuais e potenciais sobre aspectos relevantes para ela; Dificuldades: alto custo com operacionalização e inconveniência de horários.

10 Marketing de rede Surgido no Brasil como uma forma de baratear os altos custos com vendedores próprios, muitas empresas resolveram adotar esse sistema que, através da distribuição de porta-em-porta, atinge milhões de pessoas. Ex: Natura, Avon, Amway e Herbalife.

11 Target Marketing Distribuição que se dirige ao mercado por meio de catálogos, folhetos, tablóides, guias ou notícias em áreas específicas e são expostos e distribuídos gratuitamente em locais públicos, como: lojas, salões de beleza, restaurantes, aeroportos. Ameaça à internet; Formação e uso de danta bank.


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