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Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Introdução à Economia Curso de Ciências Econômicas Evolução da Ciênca Econômica.

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1 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Introdução à Economia Curso de Ciências Econômicas Evolução da Ciênca Econômica Aula 2

2 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Considerações sobre microeconomia u Ramo das ciencias econômicas voltadas para o estudo do comportamento das unidades de consumo individuais (pessoas, familias, empresas...) u A micro ve a sociedade nos seus aspectos individuais e a macro, no agregado u A micro procura entender a formação dos preços e a macro, olha a evolução dos agregados de preços (índices)

3 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Modelando a realidade u Modelos para simplificar a realidade u Representações gráficas u Representações matemáticas: äFunção: relação entre a variável dependente e a independente Q(d) = f(P)

4 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Construindo um gráfico

5 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Construindo um grafico

6 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. u Coeteris paribus u Q d = f(P) u Assumindo relação linear äQ d = a – bP äa corresponderia ao intercepto e b o coeficiente angular äb também é chamado de declividade da reta, no caso negativa, mostrando uma relação inversa entre preço e quantidade

7 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. A teoria da utilidade u Por que a pessoas demandam, procuram, bens ? äPorque seu consumo traz algum tipo de satisfação Utilidade, capacidade de satisfação necessidades Condição necessária para mercadoria ser demandada: trazer satisfação, satisfazer uma necessidade

8 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. É possivel medir utilidade ? u Não existem medidas diretas u Imaginemos que consigamos criar um indice de utilidade. Espera-se algumas caracteristicas: äUtilidade cresce quando consumimos pouco de um bem mas passa a decrescer a partir de certo ponto äUtilidade marginal: acrescimos ao consumo por cada unidade adicional äÉ descrescente, veja consumo chocolate

9 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Utilidade marginal u Acrescimo à utilidade total decorrente do consumo de uma unidade adicional de mercadoria u Decresce à medida que aumenta consumo u Lei da utilidade marginal decrescente: à medida que aumenta o consumo de determinada mercadoria, a utilidade marginal dessa mercadoria diminui

10 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Utilidade marginal

11 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Utilidade total e o consumo de uma mercadoria

12 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Curvas de indiferença u Mostram os pontos onde o consumidor é indiferentre u Isto é, as combinações de bens que lhe dão a mesma satisfação

13 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Curva de indeferença

14 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Mapa de indeferença

15 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Cestas de consumo R=500,00 Pa=5,00 Pv=10,00 R = p a q a + p v q v

16 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Linha de restrição orçamentária u As necessidades humanas são ilimitadas u Porém a capacidade de satisfaze-las esbarra no obstáculo de que as necessidades são limitadas u Possibilidades é dada pela linha de restrição orçamentária u Mostras as possibilidades de consumo dados os preços e renda

17 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. u Suponha que pessoa consuma somente alimentos e vestuário u P a q a + P v q v ≤ R u Por exemplo, vamos assumir que pessoa tenha u R = 500,00, Pa = 5,00, Pv = 10,00

18 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Linha de restrição orçamentária

19 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc.

20 Deslocamentos da linha de restrição orçamentária Suponha Pa = 4,17 R=500 Pa=6,25

21 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Deslocamentos da linha de restrição orçamentária

22 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. O equilibrio do consumidor

23 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Obtendo a curva de demanda do individuo

24 Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Demanda de mercado


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