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Projeto InteraGir CELLOS Movimento Gay Leões do Norte

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Apresentação em tema: "Projeto InteraGir CELLOS Movimento Gay Leões do Norte"— Transcrição da apresentação:

1 Advocacy para ações em HIV/Aids e Direitos Humanos, para gays e outros HSH
Projeto InteraGir CELLOS Movimento Gay Leões do Norte Movimento Gay de Alfenas e Região Sul de Minas

2 CONTEÚDO Conceituando Advocacy Identificação do Problema
Identificação do Tema Fontes de informações para ações de advocacy Estabelecimento de metas e objetivos Identificação de públicos: aliados / adversários / não mobilizados Plano de comunicação / plano de trabalho Recursos para advocacy Monitoramento e Avaliação

3 Conceituando Advocacy
Exercício 1 Conceituando Advocacy

4 Conceituando Advocacy
Definição genérica de advocacy “Advocacy é um conjunto de ações dirigidas aos/às tomadores/as de decisão, em apoio a causa política, programas e/ou serviços específicos”

5 Conceituando Advocacy
O que é Advocacy? É uma estratégia que nos aponta metodologias para – a partir da sociedade civil - incidir sobre os tomadores de decisões, a fim de conseguir mudanças em políticas e programas existentes.

6 Conceituando Advocacy
Por que fazer Advocacy ? Pela necessidade de desenvolver estratégias eficientes, dirigidas à busca de soluções práticas para uma problemática comum, que afeta a população-alvo. Pela necessidade de sensibilização de grandes setores da sociedade acerca do tema.

7 Conceituando Advocacy
Por que fazer Advocacy ? Para mostrar as evidências dos problemas que afetam nossas comunidades Pela necessidade de desenvolver habilidades e técnicas em diversas áreas, como planejamento estratégica, comunicação e negociação

8 Conceituando Advocacy
Por que fazer Advocacy ? PARA ARTICULAR-SE COM OS PODERES CONSTITUÍDOS E INFLUIR EM SUAS DECISÕES

9 Conceituando Advocacy
Por que fazer Advocacy ? Porque advocacy é um instrumento de controle social. Porque nos permite atuar nos distintos níveis de decisão institucional: municipal, estadual, federal, do sistema político formal e informal. Porque contribui para o fortalecimento do exercício pleno de nossa cidadania.

10 O que significa participar e negociar politicamente?
Conceituando Advocacy O que significa participar e negociar politicamente? Significa implementar um projeto de negociação de demandas sociais, visando conquistar reivindicações que são próprias das populações-alvo Significa identificar e analisar nossos problemas e sermos capazes de definir e trazer soluções. Significa desenvolver estratégias integrais para poder ter diálogo de alto nível com tomadores de decisão Significa construir relações democráticas de poder entre o Estado e as comunidades. Significa um processo de acumulação (cada avanço, por menor que seja, é um passo importante para frente)

11 Conceituando Advocacy
O que Advocacy não é? Advocacy não parte de uma lógica de confrontação, nem de ações diretas de massa Advocacy não é um trabalho que compete a uma só organização, grupo ou indivíduo.

12 O que diferencia Advocacy de outras ações que visem à mudança social?
Elementos IEC (campanhas / materiais de Informação, Educação e Comunicação) Mobilização comunitária Atuação em Rede e Parcerias Captação de fundos e mobilização de recursos Superação de estigma e discri-minação O que é capaz de mudar Políticas, a implementação de políticas, leis e práticas Sensibilização para com a causa e comportamento. A capacidade de comunidades de identificar e solucionar seus problemas. Isolamento e duplicação (são evitados pela atuação em rede) Montante de recursos disponíveis para o trabalho de promoção da cidadania LGBT Grau de estigma e discriminação contra LGBT Público-chave Tomadores de decisão, formuladores de políticas, pessoas em posições de influência e a mídia Faixas etárias específicas, grupos populacionais específicos, moradores de uma região, etc. Membros de uma comunidade Indivíduos ou grupos com uma agenda parecida Comunidades, conselhos locais, governo, patrocinadores Pessoas que estigmatizam ou discriminam É direcionado principalmente a pessoas que têm influência sobre outras? Sim Não Indicadores típicos de sucesso Implementação de políticas, leis ou práticas que possibilitem uma melhoria no atendimento a LGBT; (re)alocação de orçamento. Mudanças em atitudes em relação a LGBT Um problema da comunidade fica resolvido, aumento no nº de pessoas participando de reuniões da comunidade. Integrantes da rede ou da parceria conseguem mais do que poderiam trabalhando sozinhos Sindicato cede local para a realização de reuniões, empresários de estabelecimentos LGBT fazem doações Menos empregados demitidos por serem LGBT

13 Como o Advocacy funciona?
Conceituando Advocacy Como o Advocacy funciona? Propõe estratégias sustentadas, que procuram objetivos concretos para alcançar as/os tomadores de decisão, bem como soluções para os mais diversos problemas Se fundamenta em parcerias, trabalho em redes, coalizões, coordenações de diversos atores

14 Conceituando Advocacy
Climas e Ambientes Favoráveis Clima: o que existe de relacionamento entre as pessoas, situação existente não-palpável... Ambiente: relações entre as instituições, contexto político, histórico, legal...

15 Conceituando Advocacy
Elementos importantes de Advocacy Como as políticas relacionadas ao HIV/Aids são formuladas e implementadas; Quais instituições e pessoas (autoridades) estão envolvidas; Quais são os níveis de autoridade dessas pessoas dentro de suas instituições; Quando e onde devemos agir para obter o máximo impacto com nossos esforços de advocacy.

16 Elementos importantes de Advocacy
Conceituando Advocacy Elementos importantes de Advocacy O grupo/rede/coordenação/coalizão deve monitorar o ambiente econômico e sócio-cultural para manter-se informado sobre as posições de autoridades governamentais e políticos a respeito do tema proposto.

17 É importante ter em mente que:
Conceituando Advocacy É importante ter em mente que: Advocacy está sempre dirigida para influenciar políticas, leis, regras, programas, serviços, financiamento. As decisões são tomadas nos mais altos níveis das instituições do setor público e privado. Advocacy inclui a elaboração de campanhas de duração limitada, baseadas em um só tema. As atividades de advocacy podem ser realizadas em nível nacional, regional ou local.

18 Conceituando Advocacy
AÇÕES Conceituando Advocacy AÇÕES são atividades que realizamos diante de fatos cotidianos, em resposta às oportunidades que nos oferece o próprio contexto histórico, social, político, econômico ou cultural.

19 Conceituando Advocacy
ESTRATÉGIAS Estratégias dizem respeito ao planejamento minucioso de atividades que visam à consecução de objetivos. São passos graduais de curto prazo, visando alcançar progressivamente uma mudança fundamental no longo prazo.

20 Estratégias exigem que nós:
Conceituando Advocacy Estratégias exigem que nós: Atuemos dentro de uma seqüência lógica Tenhamos um alto grau de maturidade em relação à sistemática de nossas intervenções. Demos seguimento ao processo escolhido.

21 Conceituando Advocacy
Estratégias exigem: Tempo Dedicação Conhecimento Representatividade; Seguimento, e Muita garra para atingir nossos objetivos imediatos em busca de soluções de grande alcance.

22

23 Apresentação breve dos passos de uma estatégia de Advocacy
Os Passos de Advocacy Apresentação breve dos passos de uma estatégia de Advocacy Para obter todos os insumos que permitam que o grupo formule um plano de advocacy, é necessário cumprir 5 passos, divididos em 9 etapas. É preciso que o grupo considere cada passo como sendo uma parte integrada dentro de uma seqüência lógica dos demais passos. É fundamental contar com informações suficientes sobre as populações-alvo com as quais trabalhamos e do entorno político no qual estão inseridos.

24 Sequência dos Passos de Advocacy
Exercício 2 Sequência dos Passos de Advocacy

25 Os Passos de Advocacy

26 Definir Meta e Objetivos
PASSO 1 Identificação do problema, da área de trabalho (tema) e coleta de dados Identificar o Problema: para o qual queremos encontrar ou propor soluções. Identificar o Tema: Um aspecto específico, mais concreto, do problema. Ao realizar ações de advocacy em torno desse aspecto, estaremos contribuindo para amenizar o problema. Coleta de informações e dados: que mostram onde está o problema PASSO 2 Definir Meta e Objetivos Meta: Uma afirmação geral, um ideal que a organização espera alcançar a longo prazo. Objetivos: Passos sequenciais para atingir a meta. PASSO 3 Identificar as autoridades (públicos) que tomam as decisões, e que podem nos apoiar ou não. Públicos: Temos que identificar os tomadores de decisão sobre os quais desejamos influir para que se inteirem do problema que estamos identificando. Unir esforços com organizações ou indivíduos que estão comprometidos em apoiar nossa causa

27 Monitoramento e avaliação
PASSO 4 Em quem vamos chegar e como vamos chegar. Implementar um Plano de Trabalho para executar nossas ações. Comunicação: elaborar as mensagens para cada autoridade em quem queremos chegar. Canais de comunicação: meios através dos quais a mensagem será transmitida Plano de trabalho: Realizar um conjunto de atividades planejadas para alcançar nossos objetivos (plano de ação). Captação de Recursos: Identificar e conseguir recursos PASSO 5 Monitoramento e avaliação Monitoramento: Processo de coleta de informação para medir o progresso no alcance dos objetivos de advocacy. Avaliação: Processo de coleta e análise de informações para determinar se os objetivos de advocacy foram alcançados e traçar os próximos passos.

28 PASSO I Problema Tema Coleta de Dados

29 PASSO I Identificando o problema
Coleta de dados Identificação do tema de trabalho Identificação do Problema Estratégia de Advocacy P. 1

30 “Definir o problema com precisão, é uma tarefa fundamental”
Passo I – Identificando o Problema “Definir o problema com precisão, é uma tarefa fundamental” Quanto melhor entendemos o entorno político em que estamos inseridos, mais fácil será avaliar o risco de incidir politicamente (fazer advocacy)

31 Passo I – Identificando o Problema
Ao identificar nosso problema, estamos dando o passo necessário para começar a elaborar a estratégia de advocacy. Todo trabalho de advocacy tem sua origem num problema identificado, acerca do qual o grupo deve estar de acordo no sentido de impulsionar mudanças nas políticas existentes a fim de superar uma necessidade.

32 Passo I – Identificando o Problema
Por onde começamos? O que fazer? Quais atividades podemos realizar? Começamos por identificar uma necessidade que exija decisões precisas, destinadas a melhorar ou criar políticas Planejar ações dirigidas, para denunciar, pressionar, propor mudanças ou programas Expor nossa situação, para que as autoridades, e as pessoas em geral, se deem conta de nosso(s) problema(s) e trabalhem em prol das soluções que estamos propondo.

33 Temos muitos exemplos, podemos mencionar o seguinte:
Passo I – Identificando o Problema Temos muitos exemplos, podemos mencionar o seguinte: A incidência de Aids é onze vezes maior na população de gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), do que na população em geral, com tendência de aumento entre adolescentes e idosos.

34 Passo I – Identificando o Problema
1 Problema / necessidade identificado pelas populações-chave/comunidade É o maior problema que está afetando a população-alvo/comunidade, impedindo que tenha acesso a seus direitos, a programas ou serviços, ou que carece de algum deles em relação ao HIV/Aids e DST 2 Como a organização se deu conta do problema/necessidade? Como o grupo/organização teve acesso a informações a respeito do problema 3 De que forma o problema/necessidade está documentado, pela organização? Refere-se à maneira como a organização/grupo registre os casos ou situações relacionados com o problema exposto por sua população-alvo/comunidade. 4 Programa ou serviço com o qual o problema/necessidade está relacionado Citar o nome e descrição dos Programas e Serviços públicos e privados existentes, que de alguma maneira estão relacionados com o problema

35 Passo I – Identificando o Problema
5 Sabe-se como o programa ou serviço foi criado? Como foi o processo? Descrever de forma resumida o processo da elaboração e/ou criação dos programas e serviços por parte do governo, o estado, o município. 6 Política(s) Pública(s) relacionada(s) ao problema/necessidade? Refere-se às leis, regulamentos, normas, portarias que regulam os serviços que beneficiam e/ou afetam as populações-alvo. 7 Sabe-se como a(s) Política(s) Públicas em questão foram formuladas ou criadas? Descrever de forma resumida como as políticas públicas foram elaboradas e formuladas, e o trâmite que cada uma delas teve que seguir para ser aprovada e implementada no município, estado ou nacionalmente.

36 Passo I – Identificando o Problema
Análise do contexto político do problema/tema 1. Problema 2. Como se tomou conhecimento do problema? 3. Documentação do problema 4. Programa ou Serviço que está relacionado com o Problema 5. Origem/processo do programa ou serviço 6 Políticas públicas relacionadas com o Problema 7. Origem/processo das políticas públicas Travestis e transexuais sendo presos arbitrariamente Denúncia, clipping mídia Ficha de Denúncia do Grupo Dignidade Clipping Polícia Militar da Capital (13º Batalhão) Polícia criada durante a Ditadura, sem envolvimento da população Portaria 25 (Prevenção ao Delito) Código Penal – crime de vadiagem O Secretário de Segurança Pública achou por bem, e mandou publicar a Portaria O Código Penal foi redigido em época em que havia outros valores mais repressivos Pessoas HIV+ assintomáticas não sendo atendidas nas Unidades de Saúde Básicas Denúncia da RNP Ambulatórios de Unidades de Saúde do Distrito Sanitário Cajuru Protocolo elaborado por médicos especializados da Secretaria Municipal da Saúde Universalização do acesso à testagem anti-HIV. Protocolo Municipal de Atendimento ao Portador Assintomático do HIV Política elaborada dentro da Secretaria Municipal da Saúde, apresentada e aprovada pela Comissão Municipal de DST e Aids e pelo Conselho Municipal de Saúde

37 Exercício 3: Identificando o problema
Quem quer conseguir tudo de uma vez, corre o risco de não conseguir nada no final Objetivo: - Identificar quais são os principais problemas que afetam a sua população-alvo. Utilizar as informações disponíveis para comprovar os problemas que afetam a população-alvo Pensar e priorizar um problema para o desenvolvimento de ações de advocacy

38 Passo I – Identificando o Tema
O TEMA é um aspecto específico, mais concreto, do problema. Ao realizar ações de advocacy em torno desse aspecto, estaremos contribuindo para amenizar o problema

39 Passo I – Identificando o Tema
Exemplos de temas: Ter investimento governamental em ações de prevenção de Aids e DST na população de gays e HSH, proporcional à incidência da epidemia. Ter legislação que proíba a discriminação a pessoas vivendo com HIV e Aids. O importante é que a organização escolha o tema que realmente responda às necessidades da comunidade que representa.

40 Exercício 4: Selecionando o Tema de Advocacy
Objetivos: Identificar temas e ressaltar a importância dos mesmos baseando-se na descrição de sua própria população Priorizar o(os) temas propostos, e selecionar 1 deles para seu trabalho de advocacy Apresentar pelo menos uma razão pela qual se considera o tema importante para o trabalho de advocacy.

41 Critérios para escolher um tema A – Alto M- Médio B-Baixo
(marque um círculo em torno da letra que corresponda ao critério) A – Alto M- Médio B-Baixo Tema: (escrever o tema selecionado neste espaço) CRITÉRIOS O tema selecionado::::> A M B Reflete as necessidades da população-alvo? Conta com o apoio de outras organizações, instituições ou pessoas interessadas na população-alvo? Conta com informações suficientes que respaldem e documentem o problema identificado pelo grupo? Será facilmente aceito, tanto pela população-alvo como pelas organizações, instituições que poderiam apoiar a organização/rede/ coordenação/coalizão? Contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população-alvo? Será fácil de alcançar aquilo que se propõe? Ajudará a formar parcerias com outros grupos/organizações/redes/coalizões, etc? Incentivará a população-alvo a se organizar e a participar ativamente no processo? Chamará a atenção dos tomadores de decisão, meios de comunicação, ou pessoas formadores de opinião pública? Chamará a atenção de setores que poderiam se opor ao tema por estar relacionado com a população-alvo? A M B Precisaria que a população-alvo fosse mais capacitada e/ou preparado em relação ao tema? Atenderá as necessidades expressadas pelas comunidades? ALTO: Sempre ou quase sempre se encaixa no critério MÉDIO: Se encaixa no critério com freqüência BAIXO: Raramente ou nunca se encaixa no critério

42 PASSO I Coleta de Dados

43 Por que é importante coletar dados?
Passo I – Coleta de Dados Por que é importante coletar dados? Para entender e representar com precisão as necessidades, prioridades, e interesses da população-alvo. Porque a comunidade precisa saber que a organização tem capacidade de recolher, analisar e difundir as informações sobre suas necessidades. Porque ao trabalhar com o tema de HIV/Aids, é necessário conhecer como as populações-alvo são afetadas. Porque o bom manejo das informações aumenta a credibilidade da organização perante os tomadores de decisões.

44 Passo I – Coleta de Dados
Ao coletar dados é importante pensar sobre: A capacidade do grupo de processar as informações para documentar as diversas situações vividas por cada uma das diferentes comunidades. A organização tem que considerar a importância da coleta de dados e estes devem se ajustar às prioridades que fundamentam uma causa de advocacy. A busca de informações, sua organização e conservação adequadas, servirá para termos respaldo quando nos mobilizarmos em torno de nossas reivindicações. Também nos permite analisar se as leis, as normas e os regulamentos estão sendo cumpridos.

45 Passo I – Coleta de Dados Perguntas a serem respondidas e apresentadas
Tema: Quais são as necessidades de informação do grupo/organização/ rede/coalizão? Com que tipo de informação o grupo conta para tomadores de decisão? Com que tipo de habilidades e conhecimentos o grupo/organização/ rede/coalizão conta para seu trabalho de coleta e processamento de informações? Se as informações ainda não foram organizadas, quais alternativas vocês propõem para que seja feito?

46 Passo I – Coleta de Dados
Levantamento do processo de coleta de informações Quais são as fontes das informações? Marque com X as opções que correspondam: [] Pesquisas realizadas com membros das populações-alvo [] Cada um dos serviços que a organização presta às populações-alvo. da organização [] Recortes de jornais – artigos sobre o tema HIV/Aids [] Recortes de jornais – artigos sobre as populações-alvo com as quais a a organização trabalha. [] Programas de televisão [] Políticos e/ou outros personagens públicos quando falam a respeito do trabalho da organização [] Os conhecimentos das pessoas que trabalham na organização [] Dados fornecidos por organizações parceiras e/ou outras organizações com trabalhos parecidos com os da sua organização. [] Outras fontes: Arquivamento das informações [] Classificação por temas [] Banco de dados informatizado [] Em pastas sem classificação [] Em uma caixa ou arquivo de aço, sem classificação [] Informações centralizadas em um só local [] Cada membro da organização guarda suas próprias informações [] Não conservamos as informações [] Outros:

47 Passo I – Coleta de Dados
Levantamento do processo de coleta de informações Tipo de informação Marque com X as opções que correspondam: [] HIV e Aids [] Homossexualidade [] Mulheres profissionais do sexo [] Homens profissionais do sexo [] Transgêneros / transexuais profissionais do sexo [] Direitos humanos [] Acesso a tratamentos [] Serviços e programas relacionados com a população-alvo [] Políticas relacionadas à população-alvo [] Denúncias sobre violações dos direitos humanos da população-alvo [] Estatísticas relativas à população-alvo [] Outros:_________ Uso das informações e dos dados [] Para uso interno da organização [] Para uso da organização [] Para uso diretores da organização [] Para elaborar relatórios de trabalho [] Para publicar relatórios sobre o trabalho da organização [] Parar socializar as informações junto ao público em geral [] Para documentar as violações dos direitos humanos [] Para documentar as falhas em programas e serviços [] Para documentar as falhas em políticas [] Para apresentar projetos [] Para apresentar melhorias para planos, programas e políticas [] Outros:_________

48 Exercício 5: Coleta de Dados
Como se dará o processo de complementação dos dados já levantados, no decorrer do projeto?

49 PASSO II Metas e objetivos
Definição de Meta e Objetivos Coleta de dados Identificação do tema de trabalho Identificação de Problema Estrategia Advocacy P. 2 P. 1

50 PASSO II Metas

51 Qual é a importância da Meta e dos Objetivos?
Passo II – Metas e Objetivos Qual é a importância da Meta e dos Objetivos? As metas e os objetivos são elementos indispensáveis para a apresentação de uma estratégia de advocacy. Devem ser propostos visando à mudança que se quer conseguir, seja uma mudança de políticas ou de programas. Nos permiten alcançar resultados efetivos, concretos e claros em benefício de nossa comunidade. Para identificar metas e objetivos devemos ter claro qual é o problema e o ambiente político no qual nosso tema está inserido.

52 Passo II – Metas e Objetivos
Uma meta é uma afirmação geral, um ideal que a organização espera alcançar a longo prazo (três a cinco anos). Um objetivo de advocacy descreve avanços de curto prazo, específicos e mensuráveis, baseados no problema, e que permitam alcançar a meta.

53 Passo II – Metas e Objetivos
A Meta A meta é a visão do futuro tida pelo grupo sobre a mudança esperada nas políticas com relação aos problemas relativos ao HIV/Aids e/ou DireitosHumanos. Uma meta requer uma ação política, assim como o aumento da consciência pública.

54 Passo II – Metas e Objetivos
Exemplo de uma Meta No “país X”, gays e HSH, profissionais do sexo e PVHA contarão com acesso a serviços e programas de qualidade, não discriminatórios, em HIV e Aids 3 a 5 anos

55 Passo II – Metas e Objetivos
Outros exemplos de metas que demonstram uma visão a longo prazo acerca da mudança de uma política. O Governo redigirá, aprovará e implementará uma política nacional sobre HIV/Aids, tomando em conta a participação de profissionais do sexo, gays e outros HSH, e outros setores da população afetados pela epidemia. As PVHA contarão com serviços de qualidade, acesso a tratamento, com um sistema de saúde pública com profissionais devidamente e dos direitos humanos.

56 Exercício 6.a): Identificando uma meta.
Passo II – Metas e Objetivos Exercício 6.a): Identificando uma meta. Redigir a meta do seu Plano

57 Passo II – Metas e Objetivos
Analise a sua meta a partir dos 3 observações à esquerda A meta pode ser alcançada através de uma série de decisões e mudança de políticas? A meta requer uma ação política, assim como o aumento da consciência pública? Se a mudança de política proposta não contribui para alcançar uma meta, provavelmente não é una meta de advocacy Se a meta que vocês definiram não se enquadra como uma meta de advocacy, volte aos exemplos na introdução.

58 Passo II – Metas e Objetivos

59 Passo II – Metas e Objetivos
O objetivo Os objetivos, são pequenos passos que nos levam a alcançar a meta (aonde queremos chegar) e estabelecem os parâmetros que nos permitirão avaliar os resultados alcançados.

60 Ao escolher um objetivo de advocacy, é preciso:
Passo II – Metas e Objetivos Ao escolher um objetivo de advocacy, é preciso: Ter claramente definido o tema que queremos resolver e/ou apoiar. O tema deve satisfazer o critério acordado pela organização/rede e deve apoiar sua missão global.

61 Características de um objetivo de advocacy
Passo II – Metas e Objetivos Características de um objetivo de advocacy Claro Específico Realista Alcançável Mensurável Com definição de tempo Voltado para ação

62 Outros elementos a levar em conta em relação aos objetivos:
Passo II – Metas e Objetivos Outros elementos a levar em conta em relação aos objetivos: “Atores” políticos: Autoridades com capacidade para converter o objetivo em ação, como o Prefeito, o Secretário de Saúde, os Deputados, os Vereadores, etc. “Ação”, ou decisão política: é a decisão ou ação necessária para atingir o objetivo, ou seja, a criação de uma política, Cronograma: descreve o período de tempo em que se atingirá o objetivo.

63 Um exemplo de objetivo de advocacy
Passo II – Metas e Objetivos Um exemplo de objetivo de advocacy Assegurar que o Secretário de Saúde aloque recursos suficientes para o programa de atenção em HIV/Aids para as populações-alvo 2 a 3 anos

64 Passo II – Metas e Objetivos
Exercício 6.b) Elabore um ou mais objetivos de advocacy, tomando em conta o seguinte: Que responda ao tema de advocacy selecionado Que contribua para o alcance da meta de advocacy selecionada Que cumpra os critérios de formulação de objetivos (Específico, Mensurável, Alcançável, Realista, com Tempo definido, e Voltado para ação)

65 Exemplos de tema, objetivo e meta de Advocacy
Passo II – Metas e Objetivos Exemplos de tema, objetivo e meta de Advocacy Tema de Advocacy: Serviços em HIV/Aids que sejam confiáveis, de qualidade e não-discriminatorios Meta de Advocacy: Gays e HSH, PVHA e profissionais do sexo com acesso integral a programas de prevenção e atenção em HIV/Aids no país. Objetivo de Advocacy: que o Ministro da Saúde destine os recursos necessários para implementar planos e programas de prevenção e atenção em HIV/Aids para gays e HSH, PVHA e PS

66 Passo II – Metas e Objetivos
Check-List para a seleção de objetivos de Advocacy (Marque com X o critério que corresponda) Critérios 1. Existem dados qualitativos ou quantitativos para mostrar que o objetivo melhorará a situação? 2. O objetivo é alcançável, mesmo com oposição? 3. O objetivo contará com o apoio de muitas pessoas? As pessoas têm interesse tanto no objetivo como em apoiar a ação? 4. A organização/rede pode conseguir financiamento ou outros recursos para apoiar seu trabalho com relação ao objetivo? 5. A organização/rede consegue identificar claramente quem toma decisões relacionadas ao seu objetivo? Conhece os nomes e os cargos dos tomadores de decisão? 6. O objetivo é fácil de entender? 7. O período de tempo do objetivo de advocacy está claro e realista? 8. A organização/rede conta com as parcerias necessárias com pessoas e organizações-alvo para alcançar seu objetivo de advocacy? 9. O objetivo ajudará a criar parcerias com outras ONG, líderes, ou 10. Participar no processo de alcance do objetivo de advocacy proporcionará oportunidades para aprender e envolver-se no processo de tomada de decisões?

67 PASSO III Identificando públicos e aliados
Identificando aliados Identificando Públicos Definição de Meta e Objetivos Coleta de dados Identificação do tema de trabalho Identificação do Problema Estratégia Advocacy P. 2 P. 1 P. 3

68 PASSO III Identificando públicos Por que é importante identificar públicos?
Quando caminhamos rumo à meta proposta é necessário identificar e conhecer todas as pessoas e grupos que podem apoiar nosso tema. Reconhecer aquelas pessoas que possivelmente estariam contrários às metas que pretendemos alcançar. Identificar aquelas pessoas que poderiam favorecer nossa causa, apesar de não ter se manifestado a respeito, e que potencialmente poderiam ajudar. É fundamental saber quais são os públicos para construir a rede de apoio para nosso tema e, como conseqüência, aumentar nossas probabilidades de êxito.

69 PASSO III Identificando públicos
O público primário são as pessoas que tomam decisões, mais conhecidas como autoridades políticas, por exemplo: o Presidente da Secretários de Governo, etc O público secundário é composto por pessoas que por diferentes motivos têm alguma influência sobre os públicos primários @s podem ser homens ou mulheres, líderes políticos, de governo local, regional ou nacional. A oposição pode se tornar o maior obstáculo para o alcance de nossa meta e objetivos

70 Passo III – Identificando Públicos

71 Passo III – Identificando Públicos
Pontuações e recomendações sobre os públicos participantes: Para cada objetivo de advocacy se determina um público-alvo. O grupo/rede/coordenação/coalizão deve documentar as informações sobre estes públicos. Uma vez identificadas estas pessoas/grupos, o grupo/rede/coordenação/coalizão avalia o grau de apoio ou oposição que se espera de quem compõe os públicos-alvo. Identificar públicos “não-mobilizados” (que não manifestarem uma posição, nem favorável, nem contrário). Procurar descobrir qual é a posição deles. O grupo/rede/coordenação/coalizão deve investir tempo para ampliar sua base de apoio. É importante que o grupo/rede/coordenação/coalizão tenha todas as informações sobre os públicos opositores.

72 Exercício 7: Reconhecendo os públicos e seu interesse em nosso tema.
Objetivos Identificar os públicos primários e secundários Criar mapas para identificar os integrantes do público-alvo como fontes de apoio ou oposição para cada objetivo de advocacy Identificar os adversários e os “não-mobilizados”

73 Passo III – Identificando Públicos Analisando os Públicos Mapeados
Quais são as observações gerais do grupo acerca da análise dos públicos, por exemplo, necessidade de mais informações a oposição é mais poderosa do que os que apóiam o tema de advocacy? De modo geral, os públicos-alvo demonstram mais apoio ou mais oposição? Com base na análise, como se poder direcionar os esforços de advocacy? Ampliar a base de apoio, neutralizar a oposição, ou tentar mobilizar os públicos neutros a seu favor? Que informação adicional, se existe, seria necessária para uma avaliação precisa do público-alvo? Onde pode-se obter estas informações?

74 PASSO III Identificando aliad@s
¿Com quem podemos contar?

75 Por que os aliad@s são importantes?
Passo III – Identificando Contar com permite que as pessoas ou organizações possam se unir para trabalhar em prol de um objetivo comum, se apoiando e colaborando mutuamente. Criar coalizões ou estratégias de cooperação aumenta a força, assim como os recursos do grupo, para realizar as ações de advocacy Quanto mais pessoas ou organizações se somam à causa, maior será o poder de influência tomadores de decisão. O principal desafio das redes ou coalizões é buscar transformar o sistema por dentro, a fim de garantir mudanças de maior impacto e mais duradouras.

76 Passo III – Identificando Aliad@s
Trabalhar com permite a organização das ações de Advocacy: Realizar consultas permanentes com os diferentes atores envolvidos com o tema. Fortalecer as habilidades dos diversos atores que compõem o grupo, rede ou coalizão, assim como as das comunidades que representam, para que possam manter uma boa participação em diferentes espaços sociais e políticos. Contar com e profissionais que proporcionem respaldo teórico às nossas demandas. Compartilhar os resultados de estudos e análises de políticas de atenção e prevenção em HIV, com organizações com trabalho em HIV/Aids, direitos humanos, organismos de cooperação, financiadores e outras.

77 Temas a tomar em conta no estabelecimento de parcerias com aliad@s
Identificar organizações e pessoas que podem nos apoiar com habilidades e recursos necessários. Recrutar novas pessoas. Programar e realizar reuniões. Identificar a pessoa responsável por coordenar, comunicar, distribuir tarefas, etc. Registrar as responsabilidades das organizações e das pessoas envolvidas. Estabelecer responsabilidades financeiras – orçamento, captação de fundos, contabilidade.

78 Também deve-se pensar em :
Passo III – Identificando Também deve-se pensar em : Como e de que foram se membros Quando serão realizadas as reuniões e quem coordenará a pauta Quais serão os papéis e responsabilidades membros Com quais recursos se pode contar

79 Exercício 8: Identificar aliados e como eles podem apoiar a estratégia de advocacy

80 Passo IV – Planos de Comunicação e Trabalho, Captação de Recursos
Identificação do Problema Identificação do tema de trabalho P.5 P. 1 Plano de Trabalho e Captação de Recursos Coleta de dados Estratégia de Advocacy P.4 P. 2 Elaboração de Plano de comunicação Definição de Meta e Objetivos P.3 Identificação de Identificação de Públicos

81 Seleção dos canais de negociação
Passo IV – Plano de Comunicação O plano de Comunicação Seleção dos canais de negociação

82 A comunicação leva à ação e é a grande estrela da advocacy
Passo IV – Plano de Comunicação A comunicação leva à ação e é a grande estrela da advocacy Comunicação em advocacy é qualquer atividade de comunicação que busca informar, persuadir e impulsionar nossos públicos a realizar ações a favor da meta e dos objetivos propostos

83 Passo IV – Plano de Comunicação
Passos a considerar na implementação de um plano de comunicação de advocacy

84 1. A mensagem vai ser transmitida a quem ?
Passo IV – Plano de Comunicação 1. A mensagem vai ser transmitida a quem ? Aos diferentes atores e públicos identificados e chamados para agir a respeito do tema

85 Passo IV – Plano de Comunicação
2. Qual é o ponto principal que a organização quer comunicar ao público-alvo (tomadores de decisão/público en geral) O ponto principal a negociar com os públicos-alvo, são as mudanças que o Tema de Advocacy propõe em relação à tomada de ações ou decisões

86 Passo IV – Plano de Comunicação
3.- Quem vai transmitir a mensagem? : O público-alvo confia no porta-voz? Refere-se à pessoa ou às pessoas responsáveis por negociar a proposta. deven inspirar confiança no público e TER CREDIBILIDADE

87 4. Qual é o propósito da mensagem?
Passo IV – Plano de Comunicação 4. Qual é o propósito da mensagem? Tornar nossos objetivos conhecidos e argumentar sobre as vantagens que a proposta de mudança poderia trazer

88 Passo IV – Plano de Comunicação
5. Quais seriam os canais de comunicação mais apropriados para se chegar aos públicos-alvo? É preciso identificar os canais de comunicação mais apropiados para divulgar a mensagem, de acordo com os públicos a serem alcançados, ex.: Entrevistas individuais com tomadores de decisão Flyers Conversas informais Fóruns de discussão Programas de rádio Programas de televisão Oficinas temáticas etc

89 6. Divulgar a mensagem quando?
Passo IV – Plano de Comunicação 6. Divulgar a mensagem quando? É preciso determinar o momento e a ocasião oportunos para entregar a mensagem. I Isto é importante visto que por mais que a mudança que desejamos seja urgente, é necessário considerar se existe um cenário político favorável a nossa proposta

90 6. Aonde divulgar a mensagem ?
Passo IV – Plano de Comunicação 6. Aonde divulgar a mensagem ? Depende do objetivo da mensagem e se o público ao qual está dirigida é o público primário ou secundário

91 Exercício 9: Elaborar o Plano de Comunicação

92 Passo IV – Plano de Comunicação
Verificando o Plano... A mensagem vai ser transmitida a quem ? Qual é o ponto principal que a organização quer comunicar aos públicos-chave (tomadores de decisão/público em geral) Quem vai transmitir a mensagem? : os públicos-chave confiam no porta-voz? Qual é o propósito da mensagem? Quais seriam os canais de comunicação mais apropriados para se chegar aos públicos-chave? Divulgar a mensagem quando? Aonde divulgar a mensagem ?

93 Passo IV – Plano de Trabalho
Plano de Trabalho e Captação de Recursos

94 EXEMPLO DE PLANO PARA CAMPANHA DE ADVOCACY
ATIVIDADES RESPONSÁVEL CRONOGRAMA Data / Prazo NECESSIDADES ORÇAMENTO R$ OUTRAS FONTES 1. Sensibilizar o MCP Colombia diante das necessidades e características própiras do grupo LGBT diante da problemática de HIV/Aids 1.1 Preparação de agenda de trabalho e envio de documentos. Álvaro H. Plazas Jaime O. Porras Cesar Montenegro 25 de maio Telefonemas Correio convencional R$80 R$150 R$70 SUBTOTAL ATIVIDADE 1 R$ 300 2. Integrar os grupos LGBT que trabalham com HIV/Aids de acordo com os alinhamentos do Fundo Global 2.1 Reunião para pactuar a estrutura do comitê de campanha Cesar Montenegro Pedro Pardo Patricia Dias Norberto Silva 28 de junho Mobilização Coffee Break Hospedagem Diárias R$2.500 SUBTOTAL ATIVIDADE 2 R$ 2.500 3. Identificar atores com linhas de ação, abrangência e poder de decisão em HIV/Aids, para articular e complementar o trabalho 3.1 Preparação de agenda de trabalho e envio de documentos. 10 de agosto  Documentos Coffe break R$ 3.500 SUBTOTAL ATIVIDADE 3

95 Exercício 10: Elaborar o Plano de Trabalho e Identificar fontes de recursos

96 Passo V – Monitoramento e Avaliação

97 Passo V – Monitoramento e Avaliação
REFLEXÃO Na maioria das atividades que realizarmos, não reconhecemos a importância do processo de monitoramento ou avaliação; Achamos que monitorar e avaliar é tedioso; que vamos perder tempo com isso Sabemos captar os dados, mas não os utilizamos para planejar atividades futuras

98 O que entendemos por monitoramento, avaliação, para que serve e como se faz?
Captar informações para dar continuidade a nossos objetivos. Averiguar se as atividades propostas estão sendo cumpridas Verificar a qualidade das atividades, para ajustar e corrigir. Verificar se os objetivos estão sendo alcançados, e ajustar o processo se necessário. Utilizar instrumentos de coleta de dados, (para auxiliar na tomada de decisões) Acompanhar (inclusive para ter informações para analisar o ambiente político) O que é? Captar informações sistematicamente, Usar as informações captadas Deve orientar nosso plano (objetivos, prazos, metodologias, inclui recursos humanos, financeiros, materiais, instrumentos de medição, etc.) Ver o custo-benefício Ver as probabilidades de êxito É uma ferramenta que ajuda a fortalecer nossos projetos Pode ajudar a potencializar nossas habilidades Nos permite ver o que fizemos bem, e o que não fizemos O que não é? Não é um fim em si mesmo, é simplesmente um meio. Não é um processo evolutivo

99 Passo V – Monitoramento e Avaliação
O Monitoramento: Provê a informação necessária para o desenho, implementação, administração e avalilação do processo de advocacy políticas Tem que incluir sistemas de captação de informação, desde o mais sofisticado até o mais simples. Levar em consideração que os dados que precisamos são aqueles que são os mais apropriados para nossas atividades-chave.

100 Avaliação Para que serve? O que não é? O que é? Como se aplica:
Captar informações Usar informações É uma ferramenta que ajuda a fortalecer nossos projetos Pode ajudar a potencializar nossas habilidades O que é? Nos permite ver o que fizemos bem e o que não fizemos Uma vez captadas e analisadas as informações, nos permitem capitalizar e aproveitar para tomar decisões e melhorar as ações futuras. (dados confiáveis e de qualidade) O uso da informação traz uma análise objetiva e sistemática do desempenho, a eficiência e o impacto em relação ao objetivo proposto O que não é? Não é um fim em si mesmo, é simplesmente um meio Um medidor de êxitos ou fracassos Como se aplica: Avaliação inicial Avaliação do processo Avaliação final

101 Monitoramento e Avaliação: para que contribuem, além da verificação dos resultados?
Diversificar fontes de financiamento Saber quando e o que é negociável (perante doadores) Valorizar a fonte de financiamento e/ou sua pertinência com nossos princípios e valores. Estabelecer regras claras entre os doadores e o favorecido (um precisa do outro)

102 Monitoramento e Avaliação
ATIVIDADES (copiar as atividades do Plano de Trabalho, utilizando a mesmo numeração) RESULTADOS ESPERADOS INDICADORES MEIOS DE VERIFICAÇÃO 1.1 Preparação de agenda de trabalho e envio de documentos Contar com a confirmação da organização Proposta de documento de discussão Materiais impressos Nº convites enviados Nº organizações Documento Nº materiais impressos Convites Mala direta de organizações Lista de presença Ata de reunião

103 Exercício 11: para cada Atividade do seu Plano, identificar os Resultados Esperados, os Indicadores e os Meios de Verificação

104

105 AGRADECEMOS A ATENÇÃO PRESTADA DURANTE ESTA OFICINA
ATÉ UMA PRÓXIMA OPORTUNIDADE


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