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Diretoria Regional de Educação São Mateus

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Apresentação em tema: "Diretoria Regional de Educação São Mateus"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria Regional de Educação São Mateus
“Promovendo os Direitos de Aprendizagem”

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3 Ciclo de Alfabetização
Dados 2014

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7 ATENÇÃO PARA O 2º ANO: mapear , planejar e acompanhar a alfabetização dessas crianças; PLANEJAR AÇÕES PARA SALA OU ANO ONDE TIVER MAIOR NÚMERO DE CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM LER E ESCREVER. FAVORECER O AVANÇO DOS ALUNOS ALFABÉTICOS QUE SE ENCONTRAM AO LONGO DOS CICLOS.

8 Ações 2015:

9 AS AÇÕES TÊM COMO FINALIDADE:
ART. 6º DA PORTARIA Nº 3008 DE 19 DE MAIO DE 2014, PUBLICADA EM 20/05/14 NA PÁG. 08. AS AÇÕES TÊM COMO FINALIDADE: Melhoria dos resultados de aprendizagem dos educandos na leitura e na escrita ao longo da escolaridade através das seguintes metas: 1-Alfabetizar 100% dos alunos até o final do ciclo de alfabetização, fundamentados no contexto de direitos e objetivos de aprendizagem previstos para cada ano do ciclo, de acordo com os documentos do pnaic; 2-Garantir os direitos de aprendizagem previstos para cada ano do ciclo, para 100% dos educandos, tendo em vista a sua progressão e continuidade da aprendizagem.

10 ART. 5º A implementação do ciclo de alfabetização dar-se-á por meio das seguintes ações: II- formação dos coordenadores pedagógicos das EMEF’s, para o acompanhamento e avaliação dos impactos do Ciclo em relação ao progressivo alcance das metas propostas para alfabetização e garantia dos direitos de aprendizagem dos educandos deste ciclo. Iv-formação continuada de todos os professores regentes do Ciclo de Alfabetização pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizada em parceira SME/MEC. v- Acompanhamento e avaliação do Ciclo de Alfabetização por meio da análise de seus impactos tanto nos resultados de alfabetização da Provinha Brasil – 2º ano e da ANA – Avaliação Nacional de Alfabetização – 3º ano, quanto dos processos de avaliação para a aprendizagem realizadas nas unidades educacionais.

11 Ações: 1-) PNAIC : Para professores com bolsa do MEC
Para coordenadores pedagógicos condensado 2-)Formação mensal do CP. 3-) Formação conjunta com Educação Infantil eixo currículo integrador- as infâncias 4-)Acompanhamento da formação do PRP promovida por SME/CENPEC 5-)Formação dos estagiários do projeto Parceiros da Aprendizagem 6-)Acompanhamento das escolas 7-) Articulação com NAAPA, Sala de Leitura, tecnologias para a aprendizagem 8-) Cursos optativos.

12 Parceiros da aprendizagem
Portaria nº 1.336, de fevereiro de 2015 institui o quadro de estagiários denominado “Parceiros da Aprendizagem” em apoio ao professor regente do 1º ano do Ciclo de Alfabetização.

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14 Estudar, compartilhar, brincar, vivenciar, criar, refletir...PNAIC

15 Pacto Nacional 2013 350 Professores concluíram a formação.
AVALIAÇÃO FINAL PNAIC 2013

16 Pacto Nacional 2014 Alfabetização Matemática
150 professores concluíram a formação.

17 DOS PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA:
A PRÁTICA DA REFLEXIVIDADE: pautada na ação prática/teoria/prática. Operacionalizada na análise de práticas de salas de aulas, aliadas à reflexão teórica e reelaboração das práticas. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE: efetivada em momentos de reflexão sobre as memórias do professor enquanto sujeito de um processo mais amplo, procurando auxiliá-lo a “se observar caminhar”, percebendo-se em constante processo de formação.

18 DOS PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA:
A SOCIALIZAÇÃO: operacionalizada na criação e fortalecimento de grupos de estudo durante as formações, que, espera-se transcenda o momento presencial, diminuindo o isolamento profissional, intrínseco à profissão de professor, que, em geral, mantém contato com pais, alunos e diretores, mas não com seus pares. O ENGAJAMENTO: privilegiar o gosto em continuar a aprender é uma das metas primordiais da formação continuada e certamente faz parte da melhoria de atuação em qualquer profissão. A COLABORAÇÃO: busca-se a formação de uma rede que visa o aprendizado coletivo, por meio do qual os professores exercitem a participação, o respeito, a solidariedade, a apropriação e o pertencimento.

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21 Cadernos do PNAIC 2015 Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização; A criança no ciclo de alfabetização; Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização; A organização da ação docente e os recursos didáticos na alfabetização; Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização; Organização da ação docente: a arte no Ciclo de Alfabetização; Organização da ação docente: alfabetização matemática na perspectiva do letramento; Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização; Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes

22 2015 INSCRIÇÕES: PÚBLICO ALVO:
De 03 de março a 10 de abril de 2015, através do link: PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I das EMEF e EMEFM que lecionam em turmas do 1º, 2º ou 3º anos do Ciclo de Alfabetização em 2015. Turmas de sexta-feira na DRE e turmas de sábado no CEU Sapopemba. COMUNICADO Nº Publicado no DOC de 28/02/2015 pagina 47

23 Ciclo Interdisciplinar
Devolutiva das avaliações; Proposta de formação.

24 Ciclo Autoral

25 Princípios da Base Comum dos TCAs da DRE-SM
Autonomia das escolas; Aluno Protagonista; Envolvimento de todos os professores; Garantia de Intervenção Social; Registro do processo; Sistematização do processo (diferentes linguagens); TCA não é TCC Acadêmico; TCA como instrumento de Avaliação para a Aprendizagem; Trabalho coletivo e colaborativo; Possibilidade de apresentação em uma Mostra – compartilhar experiências (I Mostra de TCA da DRE-SM)

26 Princípios da Base Comum dos TCAs da DRE-SM
Sugestão de novos princípios? Publicação dos Princípios da Base Comum dos TCAs da DRE-SM (Escrita de Artigos): Eixo teórico; Relatos de boas experiências. Convite à escrita/autoria Contato:

27 Segunda Mostra de TCA da DRE São Mateus
Primeira Mostra de TCA da DRE São Mateus

28 Segunda Mostra de TCA da DRE São Mateus
Data das apresentações nos CEUs 17/NOV – CEU SÃO MATEUS 18/NOV – CEU SÃO RAFAEL 23/NOV – CEU ALTO ALEGRE 25/NOV – CEU SAPOPEMBA 27/NOV- CEU ROSA DA CHINA

29 Segunda Mostra de TCA da DRE São Mateus
CEU SÃO MATEUS - MANHÃ ESCOLAS MUNICIPAIS - APRESENTAÇÃO EMEF PROF. CARLOS CORREA MASCARO EMEF VIRGINIA LORIZA Z. CAMARGO EMEF PROF. DIRCE GENESIO DOS SANTOS EMEF COELHO NETO EMEF PLINIO DE QUEIROZ CEU EMEF JARDIM DA CONQUISTA II EMEF PROF. RIVADAVIA MARQUES JUNIOR CEU SÃO MATEUS - TARDE EMEF PARQUE BOA ESPERANÇA II EMEF JOAQUIM OSORIO DUQUE ESTRADA EMEF PROF. BENEDITO MONTENEGRO CEU SÃO RAFAEL - MANHÃ ESCOLAS MUNICIPAIS - APRESENTAÇÃO EMEF JULIO DE GRAMMONT EMEF PROF. THEREZA MACIEL DE PAULA EMEF PROF. JOSE CARLOS NICOLETO ZITO EMEF CLAUDIO MANOEL DA COSTA EMEF CIDADE OSAKA CEU EMEF PROF. CANDIDA DORA PINO PETRINI EMEF FORTE DOS REIS MAGOS CEU SÃO RAFAEL - TARDE EMEFPROF. MARIA APARECIDA VILAS BOAS EMEF JOSE MARIA WHITAKER EMEF ALCEU AMOROSO LIMA

30 Segunda Mostra de TCA da DRE São Mateus
CEU SAPOPEMBA - MANHÃ ESCOLAS MUNICIPAIS - APRESENTAÇÃO EMEF GIUSEPPE TAVOLARO, PROF EMEF BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIROS EMEF RODRIGO DE MELO F. DE ANDRADE EMEF JOSE LINS DO REGO EMEF HENRIQUE MELEGA, PROF EMEF VINICIUS DE MORAES EMEF VILA NOVAS ARTIGAS. ARQ. CEU SAPOPEMBA - TARDE EMEF ACHILLES DE O. RIBEIRO, DES. EMEF OLIVAL COSTA EMEF IVETE VARGAS, DEP. EMEF PAULO DUARTE EMEF AMELIA, IMP. DA CEU EMEF TATIANA BELINKY CEU ROSA DA CHINA - MANHÃ ESCOLAS MUNICIPAIS - APRESENTAÇÃO EMEF FAZENDA DA JUTA EMEF EMILIO RIBAS EMEF ARMANDO SALLES DE OLIVEIRA EMEF RODRIGUES DE CARVALHO EMEF HERALDO BARBUY EMEFM RUBENS PAIVA CEU EMEF DOMINGOS RUBINO CEU ROSA DA CHINA - TARDE EMEF BENEDITO DE J. B. LAURINDO-PE BATISTA EMEF ARLINDO CAETANO FILHO, PROF EMEF VISCONDE DE TAUNAY EMEF FLORES DA CUNHA, DEP EMEF GREGORIO WESTRUPP, PE CEU ALTO ALEGRE - MANHÃ ESCOLAS MUNICIPAIS - APRESENTAÇÃO EMEF JARDIM DAS LARANJEIRAS EMEF MARTIN LUTHER KING JR CEU EMEF PAULO SUYOSHI MINAMI CEU ALTO ALEGRE - TARDE EMEF HENRIQUE SOUZA FILHO - HENFIL EMEF WLADIMIR DE TOLEDO PIZA, PREF FELICIO PAGLIUSO, PROF.

31 Segunda Mostra de TCA da DRE São Mateus
le Segunda Mostra de TCA da DRE São Mateus Lembretes As apresentações no CEUs, devem ter duração de 20 minutos. As EMEFs do entorno dos CEUs se deslocarão à pé. As EMEFs mais distantes terão transporte garantido para os alunos que irão participar da apresentação. Esclarecimentos e Sugestões – DOT- P /20 – Carol

32 Sala de Leitura

33 Projeto de Leitura na Rede Municipal de São Paulo
AdoLêSer Projeto de Leitura na Rede Municipal de São Paulo

34 O que é o Projeto AdoLêSer?
Um projeto de leitura para os alunos das EMEF de São Paulo; Tem o intuito de aproximar os alunos da comunidade educativa; Tornar os alunos protagonistas de uma nova história.

35 Adolescentes envolvidos
7º, 8º e 9º anos – alunos Mediadores de Leitura Vão ler para os alunos dos 1º e 2º anos ou alunos de EMEI e CEI 3º, 4º, 5º e 6º anos – Clube de Leitura

36 Estrutura do Trabalho Adolescentes 5.520 Escolas Piloto POSL
Secretaria Municipal de Educação Diretoria Regional de Ensino / DOT-P A Cor da Letra Centro de Estudos Escolas Piloto Acompanhamento ACDL POSL Multiplicadores de Leitura Adolescentes Mediadores de leitura 5.520

37 Estrutura do Trabalho 4.440 Mediadores de Leitura

38 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ORIENTADORES DA SALA DE LEITURA (POSL)
Objetivos: Orientar os POSL para que se tornem multiplicadores e desencadeadores da formação dos adolescentes mediadores de leitura de textos literários em cada unidade escolar. Auxiliar no fortalecimento as ações Clubes de Leitura para os alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos. Detalhamento: A formação e acompanhamento dos POSL será dividida em três etapas de implantação. Cada etapa propõe encontros mensais de 4 horas para o desenvolvimento do trabalho. Fundamentação teórica, a estrutura do projeto e a mobilização da comunidade educativa. O curso dos adolescentes como mediadores de leitura de textos literários. Acompanhamento e Sistematização dos resultados do projeto.

39 As etapas do projeto na escola
Formação dos adolescentes mediadores de leitura

40 Elaboração do projeto na escola
Compor um grupo de profissionais da escola, caso seja possível, para auxiliar nas ações do projeto direta ou indiretamente. Reunião para escrever o projeto de acordo com a realidade escolar e dividir funções. Nessa etapa será necessário decidir quem ajudará na organização da infraestrutura do trabalho.

41 Divulgação e Sensibilização
Divulgar o projeto na escola: para os outros profissionais (professores, administrativo e agente de apoio) Divulgar para todos os alunos o projeto. Nesse mesmo informe poderá ser conter o dia que ocorrerá a sensibilização para os alunos interessados conhecerem o projeto. Encontro com os familiares dos adolescentes para apresentar o projeto de leitura e recolher as autorizações para a participação Obs.: As condições para a divulgação e sensibilização poderão ser adaptadas de acordo com as possibilidades/necessidades da escola

42 Inscrição dos adolescentes
No encontro da sensibilização explicar para os alunos como irá funcionar: Inscrição condicionada à autorização dos pais O curso é a primeira fase para participação do grupo. Caso não quiser, não é obrigatório realizar mediação de leitura. A ação de leitura só será realizada em horário oposto do horário de aula. Não retirar os alunos de aula para realizar o projeto.

43 O curso de mediação de leitura
O curso tem uma carga horária de 12h, sendo 8h com encontro e 4h em estágio. As horas podem ser divididas de acordo com a realidade de cada escola.

44 O que os alunos ganham com isso?
Incentivar a prática da leitura na comunidade educativa; Participar de outras ações da escola; Desenvolver melhores maneiras de se comunicar e se relacionar; Ampliar o vocabulário e o acesso à cultura escrita; Ter contato com muitos textos/ gêneros literários; Conhecer diversos autores.

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46 Avaliação do encontro Obrigada pela presença!

47 Dúvidas sobre o SGP afonsogarcia@prefeitura.sp.gov.br


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