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Administração da Produção

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Apresentação em tema: "Administração da Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção
Curso de Graduação em Administração ADM 1290 Administração da Produção UCG Redes de operações Profª. Selma Maria da Silva

2 Introdução Os recursos (materiais, informações, idéias e as vezes pessoas) flui através da rede de relações cliente-fornecedor formada pelas operações produtivas No lado do fornecimento de uma operação, existe os fornecedores, estes fornecedores tem seus próprios fornecedores, que por sua vez, também tem fornecedores etc

3 Introdução No lado da demanda a operação tem clientes, estes clientes podem não ser os clientes finais dos produtos ou serviços da operação; podem ter seu próprio conjunto de clientes Os fornecedores e clientes que tem contato direto com uma operação são denominados de rede imediata de fornecimento

4 Introdução Todas as operações que formam a rede de fornecedores de fornecedores e clientes de clientes etc, são chamados de rede total de suprimentos Junto com o fluxo de bens dos fornecedores para os clientes da rede, cada elo da rede enviará, no sentido inverso, pedidos e informações para seus fornecedores É um processo de duas vias, com bens fluindo em um sentido e informações no sentido contrário

5 Razões para considerar toda a rede
Em nível estratégico, a atividade de projeto de administração de produção deve incluir toda a rede da qual uma operação faz parte Razões: Ajuda a empresa a compreender como pode competir efetivamente Ajuda a identificar ligações entre nós especialmente significativas na rede Ajuda a empresa a focalizar uma perspectiva de longo prazo na rede

6 Razões para considerar toda a rede
Compreendendo a competitividade: conhecer o todo para compreender porque clientes e fornecedores agem de forma como agem Vantagens: reduzir custos, minimizar falhas, reprogramar processos de produção, aumentar lucratividade Identificando ligações significativas na rede: a chave para entender redes de suprimentos consiste na identificação das partes da rede que contribuem para os objetivos de desempenho valorizados pelos consumidores finais

7 Razões para considerar toda a rede
Dessa forma, as análises de redes devem começar com uma compreensão dos elementos de competitividade a “jusante” da rede. Depois, as partes da rede que mais contribuem com o serviço ao consumidor final precisam ser identificadas

8 Decisões de projeto da rede
Ao considerar as organizações como parte de uma rede de clientes e fornecedores, deve-se considerar as seguintes decisões de projetos: Qual parte da rede a operação produtiva deveria possuir. Deveria possuir algum de seus fornecedores ou clientes

9 Decisões de projeto da rede
Onde deve ser localizada cada operação da parte da rede pertencente à empresa Se a empresa de artigos domésticos construir uma nova fábrica, esta deve estar próxima de seus fornecedores ou próximos de seus clientes ou em algum lugar entre eles Como a empresa do shopping center deve escolher uma localização específica para seu shopping Estas decisões são denominadas de localização das operações produtivas

10 Decisões de projeto da rede
Que capacidade de produção deve ter cada operação da parte da rede pertencente à empresa ao longo do tempo Que tamanho deve ter a fábrica de artigos domésticos Se precisar expandir-se, deverá fazê-lo em pequenos ou grandes incrementos de capacidade Tem mais ou menos capacidade produtiva do que a demanda prevista Estas decisões são chamadas de decisões de gestão de capacidade produtiva a longo prazo

11 Integração vertical Integração vertical é o grau de posse de uma organização da rede da qual faz parte Em nível estratégico, envolve a análise pela organização, da conveniência de adquirir fornecedores e\ou clientes Em nível de produtos ou serviços individuais, significa que a operação está decidindo se produz um componente individual específico ou se compra-o de um fornecedor

12 Integração vertical A integração vertical pode ser vista nos seguintes termos: Direção da integração vertical A direção da expansão das operações envolve a decisão de controlar um de seus fornecedores ou se deve expandir-se comprando um de seus clientes A estratégia de expansão do lado do fornecimento da rede é chamada de integração vertical a montante ou para trás A estratégia de expansão do lado da demanda é chamada de integração vertical a jusante ou para frente

13 Integração vertical A integração vertical a montante é usada para obter vantagens de custo ou para prevenir que os concorrentes ganhem controle sobre fornecedores importantes Por isto, a integração vertical a montante é, às vezes, considerada como um movimento estratégico defensivo

14 Integração vertical A integração vertical a jusante aproxima a organização de seus mercados e lhe confere maior liberdade para contratar diretamente seus consumidores finais Por isto, a integração vertical a jusante é, às vezes, considerada um movimento estratégico ofensivo

15 Integração vertical Amplitude da integração vertical
A organização deve decidir até que ponto deseja lançar sua iniciativa de integração vertical Algumas empresas escolhem não integrar até um nó muito distante de sua posição original da rede Alternativamente, algumas organizações escolhem tornar-se muito integradas verticalmente

16 Integração vertical Equilíbrio entre etapas
É o nível de capacidade de cada etapa se dedicar à etapa seguinte Um relacionamento de rede balanceado é aquele no qual uma etapa produz somente para a próxima na rede e satisfaz totalmente suas exigências Menos do que equilíbrio completo nas etapas permite que cada etapa venda seus produtos a outras empresas ou compre alguns de seus suprimentos de outras empresas

17 Efeitos da integração vertical
Integração vertical afeta a qualidade Os benefícios potenciais da integração vertical derivam da proximidade da operação produtiva com seus clientes e fornecedores Os problemas de qualidade são mais fáceis de rastrear através de operações “internas à empresa” do que através de fornecedores externos Integração vertical afeta a rapidez No que diz respeito à velocidade de entrega, operações verticalmente integradas podem significar uma sincronização mais próxima de programações, o que acelera a passagem de materiais e informações ao longo da rede

18 Efeitos da integração vertical
Integração vertical afeta a confiabilidade Melhor comunicação ao longo de uma rede verticalmente integrada contribui para melhor previsões. Ex: entregas mais realistas Integração vertical afeta os custos Operações integradas verticalmente podem proporcionar o potencial para compartilhamento de alguns custos, como pesquisa e desenvolvimento ou logística

19 Efeitos da integração vertical
Integração vertical afeta a flexibilidade No que diz respeito a flexibilidade de novos produtos, a integração vertical fornece o potencial para guiar desenvolvimentos tecnológicos, bem como negá-los aos concorrentes No que diz respeito a flexibilidade de volume e de entrega, possuir os fornecedores pode proporcionar o potencial para ditar mudanças, como volume para ajustar-se a flutuações a jusante, bem como ajudar a expedir pedidos específicos através da rede

20 Localização da capacidade
Localização é a posição geográfica de uma operação relativamente aos recursos, a outras operações ou clientes com os quais interage Importância da localização: A variável localização é significativa em todos os ramos de atividade empresarial. Ela influência no custo de produção, bem como na habilidade de servir seus clientes Outro fator importante na localização, são os custos de mudança de uma operação de um local para outro ser extremamente alto, bem como de criar inconvenientes para os clientes

21 Localização da capacidade
Razões para decisões de localização As alterações na demanda de bens e serviços As decisões são devidas a aumentos ou reduções no volume agregado de demanda Ex: o aumento da demanda para um fabricante de roupas pode exigir capacidade maior. Opções: Expandir seu local atual Escolher um local maior em outra região Manter a fábrica existente e encontrar uma segunda localização para a fábrica adicional

22 Localização da capacidade
Alterações no custo, ou disponibilidade, do suprimento de insumos para a operação é outra razão para tomar a decisão de localização Ex: Mineração ou perfuração de petróleo e escassez da matéria-prima Empresa de manufatura realocar sua produção para uma outra parte do mundo, dada as condições de custos de mão-de-obra mais baixoa Mudança de endereço devido ao alto valor do terreno atual, em função de capitalizar a empresa

23 Objetivos da decisão de localização
O objetivo da decisão de localização é atingir um equilíbrio entre três objetivos: Custos espacialmente variáveis da operação: significa que algo se altera com a localização geográfica O serviço que a operação é capaz de prestar a seus clientes A receita potencial da operação

24 Influência do lado dos fornecedores
Custos da mão-de-obra: os salários e outros custos com o emprego de pessoal com habilidades específicas pode variar entre diferentes áreas em um país Custos da terra: custos de terreno e de aluguel variam de acordo com a localização custos de transportes: são considerados os custos de transportes dos insumos desde sua fonte até o local da operação; os custos de transportes dos bens do local de produção até os clientes

25 Influência do lado dos fornecedores
Fatores da comunidade: derivam do ambiente social, político e econômico do local: Impostos locais Assistência financeira do governo Restrições de movimentação de capital Disponibilidade de serviços de apoio Restrições ambientais e disposição de rejeitos

26 Influência do lado da demanda
Habilidade de mão-de-obra: as empresas esperam que a qualidade de especialização disponível no local reflita no forma pela qual seus próprios clientes vêem seus próprios serviços ou produtos Adequação do local em si: características intrínsecas afetam a habilidade de uma operação em atender seus clientes e gerar receitas Conveniência para os clientes: a localização determina o esforço que os clientes devem despender para usar a operação e, portanto, sua receita

27 Níveis de decisão de localização
Observar: Escolha da região ou país: as empresas modernas podem optar por se instalar em qualquer parte do país, desde que essa escolha reflita algum benefício Escolha da área dentro do país ou região: os preços dos terrenos, mão-de-obra local, desenvolvimento da infraestrutura e fatores de comunidade podem ter um papel importante

28 Níveis de decisão de localização
Escolha do um local: os fatores usados para aceitar ou rejeitar um local em geral dizem respeito às características de um local específico e sua vizinhança imediata

29 Método do centro de gravidade
Utilidade: encontrar localização que minimiza custos de transporte

30 Nível ótimo de capacidade
As organizações precisam decidir sobre o tamanho de cada uma de suas instalações As principais influências para a decisão são: Volume produzido Custo unitário demanda


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