A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agricultura Biodinâmica e o Organismo Agrícola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agricultura Biodinâmica e o Organismo Agrícola"— Transcrição da apresentação:

1 Agricultura Biodinâmica e o Organismo Agrícola
Engenheiro Agrônomo : Marcelo Barbosa de Cunto

2 Origem da agricultura biodinâmica
-Curso agrícola – Rudolf Steiner-1924

3 -Baseado no conhecimento da ciência espiritual Antroposófica.
- Esta ciência espiritual busca o conhecimento dos processos da natureza a partir de uma observação sensorial exata dos reinos mineral, vegetal, animal e do ser humano. -Compreendendo o conhecimento das forças e energias que na natureza atuam.

4 -Ponto de partida da agricultura biodinâmica para conhecer a natureza.
-Reino mineral físico matéria {química e física} -Reino vegetal Vital Vivo{respiração e fotossíntese} -Reino animal Astral anímico{digestão e metabolismo} -Ser humano espiritual espiritualidade individual{pensar}

5 -A evolução da agricultura a partir do desenvolvimento da consciência humana.
- Até a época do inicio da industrialização, aproximadamente(séc. XVI), a humanidade tinha uma relação muito mais próxima com sua origem primordial e espiritual e antes disto ainda cada vez mais direta.

6 - Centros de conhecimentos Ancestrais, com uma relação muito intima com o espiritual.

7 - Praticamente todas as plantas que servem de alimento ao homem hoje em dia, foram produzidas em uma época ancestral. Quando o ser humano ainda conseguia conhecer a natureza a partir de uma sabedoria Primordial e Instintiva. “Hoje em dia não conseguiríamos muita coisa se tivéssemos que com a inteligência atual, repetir o que foi feito, a partir desde conhecimento primordial da Natureza” Rudolf Steiner

8

9 -No processo de evolução do ser humano sobre a terra Rudolf Stainer identifica alguns períodos da consciência humana. -Consciência Celestial – fortemente ligada ao espiritual – divino. -Consciência Mitológica – formação dos mitos dos povos ( época domesticação das plantas). -Consciência Pictórica – lendas e contos de fadas – surgem o o principio de um organismo Agrícola. -Consciência Objetiva e espectadora – o homem pensa por si os pensamentos não estão mais permeados por uma realidades supra-sensível

10 Consciência objetiva e espectadora atual.
-Identificamos duas Possibilidades de conhecimento: - Investigação dos fenômenos diretamente a partir do que pode ser captado pelo sentido humano. E o ser humano como agente deste processo de conhecimento buscando o seu desenvolvimento interior para ampliar estas capacidades de observação e percepções.

11 - Com o desenvolvimento destas capacidades, podemos desenvolver uma agricultura de Processos Vivos.

12 -Ou separamos os fenômenos dos sentidos de percepção e os transformamos em conceitos abstratos e mortos dentro de uma realidade material e pensada como exterior ao ser humano. Fabrica de adubo em Cubatão – SP Produção 625 toneladas / dia de nitrato de amônio

13 No processo de evolução da humanidade passamos pelo estabelecimento de um organismo agrícola, quando o homem ainda tinha uma relação intima com a natureza. -Neste sentido a imagem-guia da agricultura biodinâmica é conhecer este organismo agrícola de maneira clara e consciente.

14 “No fundo numa lavoura idealmente configurada, aquilo que é trazido de fora como adubo e coisas semelhantes, já deveria ser visto como um remédio para uma agricultura doente .” Rudolf Steiner.

15 -O organismo agrícola. -Terra solo ondas{forças} -Planta fotossíntese capta energia do sol -Animal metabolismo interiorização das forças -Ser humano pensar organização e espiritualização

16 Como observar e planejar ( ordenar ) a atividade agrícola para que esta se torne um organismo vivo dentro de uma individualidade ? - Observar buscando conhecer: - Região e o solo onde está inserida a atividade agrícola E o que de fora de nosso planeta vem como influência através de processos rítmicos.

17 O solo como um mediador dentro do organismo agrícola
O solo como um mediador dentro do organismo agrícola Metabolismo – digestão comparado a uma barriga Atuação cósmica direta RECIPROCIDADE Nutrição e informação – comparado a uma cabeça Atuação cósmica indireta É na reciprocidade entre o que está acima do solo como: vegetação , luz, calor, ar e água e o que está abaixo do solo como : argila , sílica , calor , ar e água é que acontece a vivificação dos solos.

18 - Tudo o que acontece pela digestão na superfície do solo – precisa ser novamente absorvido por este solo. E isso acontece em pequenas substâncias homeopaticamente. E para isso é necessário que elemento Cálcio esteja presente. - Tudo o que vem de baixo do solo como influência benéfica ou nociva para a vegetação – É o elemento cósmico irradiado de volta.E para isso é necessário que o elemento sílica esteja presente, acolhendo a luz dentro da terra.

19 - Movimento de cima para baixo,processo de digestão na superfície do solo. - Movimento de baixo do para cima,no solo com influência de forças cósmicas

20 -Como é possível formar um organismo fechado em si, se estamos continuamente exportando nutrientes deste solo? Individualidade Agrícola- deveríamos promover a possibilidade de se ter dentro da propriedade agrícola tudo o que se necessita para a produção , mesmo sabendo que isto na maioria das situações não é possível.

21 Princípios para o estabelecimento de um organismo agrícola
-Base Geológica: solo suas reservas de minerais e o potencial para mobilização ativa dos nutrientes. -Planta: sua estrutura, arquitetura e seu desenvolvimento a partir da respiração e foto- síntese. -Animal: sua astralidade e o que resulta do seu metabolismo. -O homem: sua capacidade de transformar e organizar com espiritualidade.

22

23

24

25

26

27

28 -O solo e o organismo agrícola
- atualmente sabe-se que as reservas nutricionais de muitos solos são suficientes para suportar milhares de anos de cultivo. Ex(Freyer/1991) – teores de potássio podem chegar a Kg até a mais de Kg/ha em uma camada de um metro de profundidade -As exportações pelas culturas variam de 10 a 60 Kg/ha de potássio em propriedade orgânica.

29 -Em experimento permanente instalado em 1953 em Geldershein.
-Mostra através de análises que durante 15 anos foi possível produzir sem adubação. As próprias plantas supriram as suas necessidades de potássio, através da mobilização ativa de nutrientes Dr. Edwin Scheller

30 Um dos resultados desse experimento.
- o rebaixamento dos níveis de classificação nos teores de potássio do solo.

31 -Alguns ensaios mostram que através da mobilização ativa de nutrientes, as plantas são cabazes de elas mesmas formarem por meio de exsudados rizosféricos (na região da raiz). Criar uma flora (viva), em volta da própria planta, capaz de disponibilizar os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

32 -A planta e o organismo Agrícola
-Sua composição média em cada 100Kg de planta temos: 80Kg de água 20Kg matéria seca -matéria seca – 95%- formado -C-H-O 5%-minerais (todos) Então: 1% do peso da planta é composto dos minerais existentes no solo.

33 Exemplo: SOJA -Cada 1000Kg de soja grão produzida são retirados do solo 4,5Kg de fósforo(P). -Isto é aproximadamente 10Kg/ha de P em uma safra de soja. -Quanto a própria planta consegue mobilizar deste nutriente no solo? -Neste sentido vemos que o importante são os processos que levam a vida ao solo.

34 - Exemplo da Uva: Para 10 Ton. de uva , temos 2000 Kg de M. S
- Exemplo da Uva: Para 10 Ton. de uva , temos 2000 Kg de M.S. – 100 Kg de Minerais , sendo destes 50% ou 50 Kg são Cálcio e P = 2 Kg . - Importância do Cálcio , para o processo de reciprocidade da vida no solo. - Preparados Biodinâmicos.

35 -Adubação vegetal: âmbito do vivo.
- Através de sucessão de culturas e rotação com adubação verde. -através de compostagem com resíduos vegetais e animais Com aplicação dos preparados Biodinâmicos. Objetivo. Aumentar a disposição do solo para que possa ocorrer uma interação ativa com mobilização de nutrientes da reserva do solo e com a atuação das forças rítmicas cósmicas.

36 - Plantação de laranja em Santa Catarina – Paulo Lopes – com cobertura de solo com -nabo forrageiro – ervilhaca e aveia e quebra-vento de Girassol mexicano.

37 -O animal e o organismo agrícola.
-Interioriza o processo astral. E através da digestão – metabolismo, cria uma condição de estimulo a atividade do solo. -Aumenta a “a composição qualitativa” da biomassa microbiana no solo aumentando o metabolismo do mesmo.

38

39

40 -Matéria orgânica no solo.
volume do solo(100%) -25%-Ar. -25%-Água. -50%-Substancias sólidas.

41 -Substâncias sólidas (50%).
-95%-Substância mineral -5%-Matéria orgânica. 85% 10% 5% Humos Raízes de plantas Organismos vivos

42 Esta pequena parte do solo é o que viabiliza a vida na terra.
-Organismos vivos (5%). 40% 3% 12% 5% Bactérias Fungos Meso fauna (pequenos insetos) Minhocas Macro fauna Esta pequena parte do solo é o que viabiliza a vida na terra.

43 -O ser humano e o organismo agrícola.
- A ação do agricultor como organizador e estimulador de uma agricultura biodinâmica, harmonizadora dos processos de vida

44 DINÂMICA – FORÇAS E MOVIMENTO
BIODINÂMICA BIO – VIDA DINÂMICA – FORÇAS E MOVIMENTO


Carregar ppt "Agricultura Biodinâmica e o Organismo Agrícola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google