Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiovanni Pedro Alterado mais de 9 anos atrás
1
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões
2
Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio, eestimular o pensamento crítico, aajudar a verbalizar os processos mentais; j justificar as conclusões, c confrontámos 2 turmas heterogéneas e com os 4 níveis de ensino com o problema :
3
O Problema : O Banho do Elmer O Banho do“ Elmer” O Elmer é um elefante muito asseado. Tem o hábito de tomar banho de 15 em 15 dias e cada vez que toma banho usa 18 sabonetes. Quantos sabonetes é que o Elmer gastará em 4 meses?
8
Resolver problemas porquê? contribuir para que os alunos construam novos conhecimentos matemáticos; generalizem situações; apliquem várias estratégias e adaptem estratégias a novas situações.
9
O que aprenderam os alunos? Uma aprendizagem baseada na compreensão de conceitos, e no desenvolvimento do raciocínio matemático. Desenvolveram ainda as capacidades de comunicar, argumentar, analisar, interpretar, ordenar, avaliar e de se abstrair.
10
desenvolveram o gosto pela Matemática; melhoraram as explicações dos raciocínios ao longo do ano; elevaram a sua confiança na capacidade de resolver problemas;
11
Mostraram-se mais persistentes na resolução de problemas; Melhoraram a autoconfiança e todos se mostraram contentes quando explicaram as suas estratégias aos colegas de turma;
12
O que aprendemos enquanto professoras A compreender melhor a importância de proporcionar aos alunos experiências diversificadas; Rigor na linguagem para comunicar as conclusões, as quais têm um papel fundamental na aprendizagem matemática.
13
aprendemos o quanto é importante deixar que os alunos resolvam os problemas durante o tempo que se considerar necessário de acordo com as especificidade de cada um.
14
Esta tarefa veio permitir um maior conhecimento didáctico especialmente no que diz respeito à escolha dos problemas, à forma como conduzir a comunicação;
15
Encorajar os alunos a levantar questões ao iniciar os problemas, a utilizar desenhos, diagramas, tabelas com estratégias de resolução.
16
Criação e selecção de situações problemáticas organizadas por um grau de dificuldade crescente ;
17
Conduzir as aprendizagens de forma a que o aluno se sinta o principal interveniente na construção do seu próprio saber para que melhor possa estruturar e saborear a sua descoberta.
18
Devem-se seleccionar problemas diferentes em que possa ser utilizada a mesma estratégia, e situações em que o mesmo problema possa ser resolvido utilizando diferentes estratégias.
19
Os problemas deverão possibilitar a utilização de estratégias progressivamente mais complexas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.