A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,"— Transcrição da apresentação:

1 Um Problema várias estratégias… Leonor Simões

2 Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio, eestimular o pensamento crítico, aajudar a verbalizar os processos mentais;  j justificar as conclusões,  c confrontámos 2 turmas heterogéneas e com os 4 níveis de ensino com o problema :

3 O Problema : O Banho do Elmer O Banho do“ Elmer” O Elmer é um elefante muito asseado. Tem o hábito de tomar banho de 15 em 15 dias e cada vez que toma banho usa 18 sabonetes. Quantos sabonetes é que o Elmer gastará em 4 meses?

4

5

6

7

8 Resolver problemas porquê? contribuir para que os alunos construam novos conhecimentos matemáticos; generalizem situações; apliquem várias estratégias e adaptem estratégias a novas situações.

9 O que aprenderam os alunos? Uma aprendizagem baseada na compreensão de conceitos, e no desenvolvimento do raciocínio matemático. Desenvolveram ainda as capacidades de comunicar, argumentar, analisar, interpretar, ordenar, avaliar e de se abstrair.

10 desenvolveram o gosto pela Matemática; melhoraram as explicações dos raciocínios ao longo do ano; elevaram a sua confiança na capacidade de resolver problemas;

11 Mostraram-se mais persistentes na resolução de problemas; Melhoraram a autoconfiança e todos se mostraram contentes quando explicaram as suas estratégias aos colegas de turma;

12 O que aprendemos enquanto professoras A compreender melhor a importância de proporcionar aos alunos experiências diversificadas; Rigor na linguagem para comunicar as conclusões, as quais têm um papel fundamental na aprendizagem matemática.

13 aprendemos o quanto é importante deixar que os alunos resolvam os problemas durante o tempo que se considerar necessário de acordo com as especificidade de cada um.

14 Esta tarefa veio permitir um maior conhecimento didáctico especialmente no que diz respeito à escolha dos problemas, à forma como conduzir a comunicação;

15 Encorajar os alunos a levantar questões ao iniciar os problemas, a utilizar desenhos, diagramas, tabelas com estratégias de resolução.

16 Criação e selecção de situações problemáticas organizadas por um grau de dificuldade crescente ;

17 Conduzir as aprendizagens de forma a que o aluno se sinta o principal interveniente na construção do seu próprio saber para que melhor possa estruturar e saborear a sua descoberta.

18 Devem-se seleccionar problemas diferentes em que possa ser utilizada a mesma estratégia, e situações em que o mesmo problema possa ser resolvido utilizando diferentes estratégias.

19 Os problemas deverão possibilitar a utilização de estratégias progressivamente mais complexas.


Carregar ppt "Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google