Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Inovação Tecnológica Aula 1
Vanilde Manfredi
2
Objetivos da disciplina
1 - Compreender os processos de criação e transferência do conhecimento e de inovação na área de Tecnologia da Informação e seu relacionamento com o setor produtivo. 2 - Identificar as capacidades tecnológicas que devem ser construídas pelas empresas como principais diferenciais competitivos num cenário globalizado, a partir da articulação dos conceitos de ciência, tecnologia e inovação.
3
Objetivos da disciplina
3 - Conhecer os modelos de mudança tecnológica, com análise do modelo linear, nas suas categorias science-push e market-pull, e dos modelos interativos. 4 - Compreender alguns componentes do comportamento empreendedor e inovador, com o emprego de métodos e técnicas específicos. 5 - Identificar as principais características e estratégias de empresas inovadoras para compreensão e construção da cultura organizacional fértil para a inovação.
4
Conceitos desta aula Valor do Conhecimento Tipos de Conhecimento
Explícito Tácito Conversão de explícito em tácito e vice-versa.
5
A planificação do mundo: uma metáfora
“O mundo é plano” Thomas Friedman, Editora Objetiva, 2007.
6
As três fases da globalização:
Os países se globalizaram da Era dos Novos Descobrimentos à Era do Imperialismo. Globalização 2.0 ( ) As empresas se globalizaram pela expansão dos mercados internacionais Globalização 3.0 (2000-hoje) Não é mais construída em torno de países ou empresas, é construído em torno de pessoas.
7
Alguns fatores que levaram ao achatamento do mundo:
1 - 9/11/1989 Queda do muro de Berlim + computadores compatíveis com PC começam a se tornar um produto de mercado de massa /08/1995 A Netscape abre seu capital na bolsa de valores, iniciando o ciclo do apogeu e queda das empresas pontocom. Com a expansão da Internet ocorre o investimento de cerca de 1 trilhão de dólares em cabos de fibra ótica, uma enorme capacidade de conexão que “fez Rússia, Índia e EUA vizinhos de orta.“
8
Alguns fatores que levaram ao achatamento do mundo:
3 - Meados dos anos 1990 Os softwares de automação de escritório e a interoperabilidade facilitaram a troca de informação, e reduziram as barreiras para a colaboração. 4 - Uploading A capacidade dos indivíduos enviarem conteúdos pessoais para qualquer lugar e de qualquer lugar utilizando: blogging, open source, podcasting, wikis.
9
Alguns fatores que levaram ao achatamento do mundo:
5 - Cadeia de Fornecimento. Integração da cadeia de suprimento global, seguindo o “Wal-Mart does”. 6 - Informação. É o que o Google faz – ou o que as pessoas fazem usando o Google. 7 - Telefonia Móvel
10
Evolução Econômica Era agrícola (até 1750 DC): Poder = terra Era Industrial (até 1970 DC): Poder = capital Era da Informação (início aproximadamente em 2000): Poder = Informação
11
Era da Informação ==> Sociedade do Conhecimento
Pressupõe uma mudança de cultura e esta mudança se reflete nas organizações O valor vem do compartilhamento e uso de informações Diferente da economia industrial
12
Como funciona a economia do conhecimento?
Quanto mais eu compartilho, mais eu tenho Quantos mais usarem, maior o valor ..... O grande desafio não é mais tornar produtivo o trabalhador manual, mas sim o trabalhador do conhecimento.
13
Sociedade do Conhecimento
Inversão no valor dos insumos da produção capital conhecimento energia matéria-prima
14
Consequência: Não se “gerencia” pessoas A tarefa é liderar pessoas
A meta é tornar produtivos as forças e o conhecimento específicos de cada pessoa. Mas O que é CONHECIMENTO?
15
Dados versus Informação
O que é isto aí ao lado? Nós leigos arriscaríamos dizer que é um eletrocardiograma… Há muitos dados neste diagrama, mas não somos capazes de interpretá-lo Será que um cardiologista faria uma leitura diferente destes dados?
16
Conhecimento Conjunto de argumentos e explicações que interpretam um conjunto de informações. Pode ser entendido como informação associada à experiência, intuição e valores. Tipos de conhecimento: - Tácito - Explícito
17
Conhecimento Explícito
É adquirido principalmente pela informação; Quase sempre pela educação formal; Está documentado em livros, manuais, bases de dados, etc. “O conhecimento explícito é aquele que pode ser, ou será, registrado, seja em computadores, manuais, normas, etc., e pode ser facilmente processado, transmitido ou armazenado.
18
Conhecimento Tácito É algo pessoal;
Formado dentro de um contexto social e individual; Não é propriedade de uma organização ou de uma coletividade. “O conhecimento tácito, é aquele contido e decorrente das ações, experiências, emoções, valores ou ideais dos indivíduos
19
Transferência do conhecimento
20
Transferência do conhecimento
D E S T I N O R TACITO EXPLICITO I Socialização Externalização G E Internalização Combinação M O processo de conversão do conhecimento é a base para criação e gestão do conhecimento e os Sistemas de Informação é que vão proporcionar meios adequados para suportar esses quatro modos.
21
Inovação Tecnológica Atividade 1
Vanilde Manfredi
22
Explorando o tema Informação x Conhecimento
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.