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O GERENTE EQUALIZADOR ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO O GERENTE EQUALIZADOR ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO Prof. Bianor Scelza Cavalcanti.

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1 O GERENTE EQUALIZADOR ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO O GERENTE EQUALIZADOR ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO Prof. Bianor Scelza Cavalcanti bianor.cavalcanti@fgv.br www.editora.fgv.br www.fgv.br El gerente ecualizador: estratégias de gestión para el sector público. Buenos Aires: Proyecto de Modernización del Estado, Jefatura de Gabinete de Ministros, (2007). Le Leadership dans les Organisations Publiques au Brésil. Québec: Les Presses de L’Université Laval. Rio de Janeiro: Editora FGV, (2009).

2 Questões Centrais  Relevância de entender melhor a ação das pessoas e dentre elas dos administradores, em contextos nos quais estruturas e processos formais mais burocratizados “competem” com a dinâmica dos acontecimentos e com a fluência dos processos re-construtivos da dinâmica social nas organizações.

3 Questões Centrais  Por que há gerentes que passam pelo setor público deixando um rastro de realizações, enquanto outros se sentem restringidos pelas estruturas e controles inflexíveis, justificando assim, resultados organizacionais medíocres?  Que estratégias adotam uns e outros?  Como lidam com as pessoas, estruturas e processos formais existentes?

4 Questões Centrais  Em nenhum momento - dirigente público brasileiro e suas equipes - contam com o apoio de modelagem organizacional, das estruturas e mecanismos de gestão formais que atenda ao requisito da “congruência”.  Esta constatação justifica micro-análises - enfoques mais subjetivistas - guiados por uma visão interpretativa da ação humana.

5 Modelo Conceitual

6 Adequação do Modelo Organizacional à Situação SITUAÇÃO (TAREFA E RELAÇÕES AMBIENTAIS) MODELO ORGANIZACIONAL CERTEZA, ESTABILIDADE, PREVISIBILIDADE INCERTEZA, INSTABILIDADE IMPREVISIBILIDADE MECANICISTAADEQUAÇÃORIGIDEZ ORGÂNICOLAISSEZ-FAIREADEQUAÇÃO

7 Questões Centrais  Weick - o modelar substitui a modelagem - o processo de modelagem é entendido como mais fragmentado e compartilhado.  Um processo onde a interação social constrói e reconstrói o significado de estruturas sempre precárias.  Como “sancionam” novos ambientes, estruturas e processos?

8 Questões Centrais  Como ampliam e modificam mapas cognitivos gerando novas interpretações da realidade com seus colaboradores?  Como negociam interpretações concorrentes da realidade? Como “improvisam” na construção e reconstrução de realidades?  Que conhecimentos, nesta linha, são transmissíveis em programas de formação e capacitação de administradores?

9 Estratégias de Ação  Das estórias contadas pelos dirigentes - foram catalogadas oito estratégias de ação: 1. Compartilhando quadros de referência; 2. Explorando os limites formais; 3. Fazendo o jogo da burocracia; 4. Induzindo a inclusão dos outros; 5. Promovendo a coesão interna; 6. Criando escudos contra transgressão; 7. Superando restrições internas; 8. Deixando as estruturas “florescerem”.

10 Estratégia de Gestão 1: Compartilhando Quadros de Referência 1/2

11 Estratégia de Gestão 1: Compartilhando Quadros de Referência (continuação) 2/2

12 Estratégia de Gestão 2: Explorando os Limites da Formalidade 1/1

13 Estratégia de Gestão 3: Fazendo o Jogo da Burocracia 1/2

14 Estratégia de Gestão 3: Fazendo o Jogo da Burocracia (continuação) 2/2

15 Estratégia de Gestão 4: Induzindo o Envolvimento dos Outros 1/2

16 Estratégia de Gestão 4: Induzindo o Envolvimento dos Outros (continuação) 2/2

17 Estratégia de Gestão 5: Promovendo a Coesão Interna 1/4

18 Estratégia de Gestão 5: Promovendo a Coesão Interna (continuação) 2/4

19 Estratégia de Gestão 5: Promovendo a Coesão Interna (continuação) 3/4

20 Estratégia de Gestão 5: Promovendo a Coesão Interna (continuação) 4/4

21 Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões 1/6

22 Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 2/6

23 Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 3/6

24 Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 4/6

25 Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 5/6

26 Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 6/6

27 Estratégia de Gestão 7: Superando Restrições Internas 1/1

28 Estratégia de Gestão 8: Deixando as Estruturas “Florescerem” 1/1

29 Contatos – Prof. Bianor Scelza Cavalcanti E-mail: bianor.cavalcanti@fgv.br Telefones: (21) 3799-6069 e 3799-6056 www.editora.fgv.br

30 Obrigado! Prof. Bianor Scelza Cavalcanti


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