A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hoje, as leituras nos convidam a amar a Deus sobre todas as coisas e, ainda, nos comprometem a amar os necessitados. O amor de Deus e o amor ao próximo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hoje, as leituras nos convidam a amar a Deus sobre todas as coisas e, ainda, nos comprometem a amar os necessitados. O amor de Deus e o amor ao próximo."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Hoje, as leituras nos convidam a amar a Deus sobre todas as coisas e, ainda, nos comprometem a amar os necessitados. O amor de Deus e o amor ao próximo são inseparáveis. Façamo-nos valer da trilogia: “Busquei por mim e não me encontrei... busquei a Deus e não O encontrei... Busquei a meu próximo e encontrei os três ”.

4 Amando os irmãos sofredores, amamos o próprio Deus que, na imagem do Cristo Ressuscitado, se faz vivo e presente na Eucaristia, que é a expressão máxima da misericórdia e ternura do Pai. Hoje é o dia das missões. Busquemos ser missionários e missionárias e façamos com que o mundo seja mais de Cristo.

5 PRIMEIRA LEITURA (Ex 22,20-26) Nestes versículos do Genesis, é condenada toda forma de exploração da miséria humana. O imigrante, o órfão, a viúva e os necessitados, merecem considerações especiais, pois, não podem defender-se, por isso devem ser protegidos pela lei.

6 SEGUNDA LEITURA (1Ts 1,5c-10) (1Ts 1,5c-10) DEUS JESUS CRISTO. Paulo comunica sua grande alegria aos cristãos da comunidade de Tessalônica,que através da ação do Espírito Santo abandonaram os falsos deuses,convertendo e abraçando a fé, servindo a DEUS com alegria, esperando o seu Filho JESUS CRISTO.

7 O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE) A CENTRALIDADE DO AMOR (O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE) (Mt 22,34-40) Os mestres da Lei e os fariseus davam a todos os mandamentos a mesma importância. Parecia-lhes ser uma falta de respeito classificá-los segundo diferentes graus de importância.

8 Se todos correspondiam à vontade de Deus, deveriam ser levados igualmente a sério e vividos com a mesma intensidade. Acontece que os mandamentos foram maximamente multiplicados, a ponto de se tornarem um emaranhado de normas e prescrições.

9 Por outro lado, até mesmo coisas irrelevantes eram objeto de prescrições legais, de forma colocar a vida diária numa espécie de camisa de força legalista. Com este pano de fundo, entende-se a pergunta levantada pelo mestre da Lei a respeito do "maior mandamento"

10 “Embora sua intenção fosse fazer Jesus cair numa armadilha, ele compreendia que os mandamentos não tinham todos igual valor. A resposta de Jesus apela para o amor a Deus e o amor ao próximo, como resumo de todos os mandamentos. "

11 "Deles decorre toda a Lei, assim como os profetas." Eles são a chave de interpretação de toda a Bíblia, onde as coisas só têm sentido se conduzem ao amor.

12 Somente quem ama está em condições de compreender os ensinamentos bíblicos. O motivo é simples: apenas o amor coloca o ser humano em perfeita sintonia com o Deus da Bíblia.

13

14 C RISTO HÁ UM GRANDE BENEFICIO EM GUARDAR TODOS OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS, COMO VIMOS NO EVANGELHO DE HOJE, QUE SEGUNDO C RISTO SE RESUMEM EM DOIS : AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COM TODA A FORÇA DE TEU. “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COM TODA A FORÇA DE TEU. CORAÇÃO E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO ”

15 NOS LEVAM A VIDA ETERNA, ONDE ESTÁ O GRANDE TESOURO DO NOSSO CORAÇÃO, CENTRO DA NOSSA ALMA, NO QUAL FOMOS CHAMADOS A TOMAR POSSE DESTE PRECIOSO BEM. MARINEVES ELES NOS APERFEIÇOAM, NOS FORTIFICAM, NOS EDUCAM, NOS VALORIZAM E NOS TORNA BONS E FELIZES. CASO CONTRÁRIO, NÃO OS PRATICANDO NOS TORNAMOS FRUSTADO E INFELIZES.

16 - COLOCAMOS A MÃO NA MASSA PARA AJUDAR QUEM ESTÁ DOENTE? PASSA FOME? SEM TRABALHO? OU SOMOS CATÓLICOS DE APENAS “ASSISTIR MISSA” DEIXANDO TODA ESTAS TAREFAS AOS DEMAIS? NA NOSSA COMUNIDADE... -COMO ANDA A NOSSA VIDA EM RELAÇÃO AOS NOSSOS IRMÃOS, PRINCIPALMENTE OS MAIS NECESSITADOS, FRACOS E OPRIMIDOS? -O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA AMENIZAR SEUS SOFRIMENTOS?

17 FONTES CONSULTADAS: BIBLIA CATÓLICA EDIÇÃO PASTORAL SITES: TEOLOGIA FÉ E VIDA NPD BRASIL REZAR A VIDA

18 QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEMANA, REFLETINDO O GRANDE AMOR DA SANTÍSSIMA TRINDADE PARA CONOSCO! FIQUEM COM DEUS! MARINEVES JESUS DE LIMA PARAPUÃ,18 DE OUTUBRO DE 2011 CONTIUEM OUVINDO O SOM DO MAR E TERÁ UMA BELA SURPRESA!

19

20


Carregar ppt "Hoje, as leituras nos convidam a amar a Deus sobre todas as coisas e, ainda, nos comprometem a amar os necessitados. O amor de Deus e o amor ao próximo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google