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CULTURA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "CULTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA DE MASSA CULTURA ORGANIZACIONAL Prof. Msc. Décio Luiz Mello Peixoto Faria

2 CULTURA ORGANIZACIONAL - EMENTA
O conceito de cultura sob as perspectivas antropológica e organizacional. Cultura organizacional: aspectos metodológicos. Relações de poder e relações de trabalho. Mudanças no ambiente organizacional. Novas competências organizacionais. Estratégias de mudança de cultura organizacional.

3 GRUPO 1

4 CULTURA - ORIGENS Principal característica do Homem: Adaptação ao Meio Ambiente. Homem descobre vestimentas há 70 mil anos. Homem repassa às novas gerações o que descobriu: “CULTURA”.

5 VISÕES DIVERSAS CULTURA colere (cultivar ou instruir) cultus (cultivo). Vocabulário popular; vocabulário dos agrônomos, dos biólogos.

6 DEFINIÇÕES VISÃO ANTROPOLÓGICA
“Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimentos, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. TYLOR, Primitive culture (1958, p.4) Cultura é “ tudo que as pessoas têm, pensam e fazem como membros da sociedade”. FERRARO (1994)

7 CARACTERÍSTICAS É transmitida pela herança social.
Compreende a totalidade das criações humanas. Característica exclusiva das sociedades humanas. Interfere na forma como a pessoa vê o mundo, como percebe as coisas. É um mecanismo de adaptação.

8 GRUPO 2

9 CULTURA DE MASSAS Cultura feita em série, industrialmente, para consumo por grande número de pessoas. Exemplo: Cinema norte-americano; novelas brasileiras; eventos musicais.

10 CULTURA POPULAR “Conjunto disperso de práticas, representações e
formas de consciência que possuem lógica própria (o jogo interno do conformismo, do inconformismo e da resistência), distinguindo-se da cultura dominante exatamente por essa lógica de práticas, representações e formas de consciência”. CHAUÍ (1986, p. 25) Exemplo: Sincretismo religioso; música sertaneja; música nordestina; remédios “caseiros”.

11 FOLCLORE Folk + lore (inglês) = “Saber do povo”
“Conjunto das tradições, dos conhecimentos ou das crenças populares expressas em provérbios, contos e canções”. DIAS (2005, p. 56) Exemplo: Literatura de cordel; canções sem autoria; “atirei um pneu n’água...”; “água mole em pedra...”.

12 GRUPO 3

13 ELEMENTOS DA CULTURA Traço cultural abraço; aperto de mão;
beijo na face entre homens etc. Complexo cultural Carnaval; festas juninas; congada; círio de Nazaré; empresas, em geral. Padrões culturais “pontualidade britânica”; “alegria do brasileiro”; “avareza do irlandês”.

14 GRUPO 4

15 SUBCULTURA Segmento da sociedade que compartilha um
padrão de normas, valores e costumes diferente da cultura dominante na região. Exemplo: cultura de União da Vitória = brasileira + subculturas: árabe; italiana; alemã; polonesa; ucraniana; suíça. Bairros de Santa Felicidade (Curitiba); Bairros do Brás e Liberdade (São Paulo).

16 CONTRACULTURA Manifestação cultural de grupos que rejeitam as normas e os valores da sociedade, buscando estilos de vida alternativos. Exemplo: Geração “paz e amor”; “sociedade alternativa”; hippies; góticos; “tribos” em geral.

17 ETNOCENTRISMO “Tendência de os indivíduos de determinada
sociedade considerarem sua própria cultura como superior às demais”. DIAS (2002, p. 61) Exemplo: Nazismo; Fascismo.

18 GRUPO 5

19 TRANSMISSÃO Meios formais: Escola. Estado (instituições correcionais).
Igreja. Organizações.

20 TRANSMISSÃO Meios informais: Família. Grupo de amigos.
Meios de comunicação (tradicionais + internet; blogs).

21 GRUPO 6

22 IDENTIDADE CULTURAL DEFINIÇÃO
Sociologicamente, “self é um conjunto relativamente estável de percepções sobre quem somos em relação a nós mesmos, aos outros e aos sistemas sociais”.JOHNSON, A. Dicionário de sociologia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997, p. 204. Exemplos: Tchecoslováquia República Tcheca + Eslováquia; China versus Tibet; Iugoslávia Sérvia + Montenegro.

23 GRUPO 7

24 CULTURA ORGANIZACIONAL
“Se refere a um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização, e que a difere de uma para outra”. ROBBINS (2002, p.498) “É o sistema de ações, valores e crenças compartilhado que se desenvolve numa organização e orienta o comportamento dos seus membros”. SCHEIN (1990, p )

25 AS ORGANIZAÇÕES POSSUEM CULTURAS UNIFORMES?
Inovação e capacidade de assumir riscos. Exemplo: Gillette Company; Microsoft. Atenção aos detalhes. Exemplo: Gillette Company. Orientação para os resultados. Exemplo: Wal Mart; AmBev.

26 AS ORGANIZAÇÕES POSSUEM CULTURAS UNIFORMES?
Orientação para a equipe. Exemplo: AmBev; IBM. Agressividade. AmBev; Microsoft. Estabilidade. Serviço Público. Orientação para as pessoas. Exemplo: Motorola; Microsoft; Apple Computers.

27 GRUPO 8

28 CLASSIFICAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura aberta estimula os riscos,apoiadora, humanística, orientada para a equipe, de fácil convivência e voltada para o crescimento. Cultura fechada Estruturada, orientada para a tarefa, individualista, tensa e voltada para a estabilidade. ENTROPIAS e a entropia tende a desorganização, é necessário abrir o sistema e reabastecê-lo com energia e informações a fim de manter a sua existência. A esse processo dá-se o nome de entropia negativa ou negentropia.

29 “A cultura é a argamassa social que ajuda a manter a organização coesa”. ROBBINS (2002, p. 503)
Fundadores só contratam pessoal que pensem como eles. Doutrinam e socializam funcionários de acordo com que eles (fundadores) pensam e sentem. Comportamento dos fundadores serve como modelo.

30 Processo de criação da cultura
Filosofia dos fundadores Critérios de seleção Dirigentes Socialização Cultura organização

31 FUNCIONÁRIOS OPERACIONAIS
COMPETÊNCIAS TRADICIONAIS DA ORGANIZAÇÃO GER. GERAL Define Rumos GERENTES Ajudam os funcionários operacionais a realizar tarefas FUNCIONÁRIOS OPERACIONAIS Trabalham afetando diretamente a satisfação do cliente FREGUESES E CLIENTES São os que basicamente se beneficiam com os esforços da organização

32 FUNCIONÁRIOS OPERACIONAIS
FREGUESES E CLIENTES São os que basicamente se beneficiam com os esforços da organização FUNCIONÁRIOS OPERACIONAIS Trabalham afetando diretamente a satisfação do cliente GERENTES Ajudam os funcionários operacionais a realizar tarefas COMPETÊNCIAS ATUAIS DA ORGANIZAÇÃO Fonte: Schermerhorn, Jr. et al. (1999, p.28) GER. GERAL Define Rumos


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