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Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível

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Apresentação em tema: "Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível
Conferência: Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível Conferencista: Paulo Hentz

2 Primeiras considerações
Atualizar não implica procurar um novo caminho. Implica agregar elementos novos ao caminho existente. Implica dialogar com o que há de novo no contexto educacional: Diretrizes Curriculares Nacionais; políticas de educação nacionais e estaduais; novos aportes teóricos coerentes que possam enriquecer o caminho em curso; exigências novas colocadas no caminho da educação.

3 Primeiras considerações
A Proposta Curricular de Santa Catarina deflagrou um processo novo, de ver a educação para além de sua dimensão técnica-operacional. Processo que criou raízes na rede de educação básica e migrou para a educação superior. De 1987 a 2001, o número de Trabalhos de Conclusão de Pós-graduação, na rede estadual de ensino, variou de 25 a 305 e a citação a autores da PCSC variou de 8 a 318.

4 Princípios fundantes da Proposta Curricular
Princípio ético-político: O direito universal à apropriação da cultura de sua sociedade e das outras sociedades. Princípio pedagógico: A capacidade universal de aprender, a partir da conveniente desafio para esse fim.

5 O critério para a escolha de um fundamento
O atendimento aos princípios fundantes como critério para a escolha da fundamentação teórica da Proposta Curricular de Santa Catarina. Teorias que apontam para esses princípios: O princípio ético-político e o pensamento gramsciano. O princípio pedagógico e a teoria histórico-cultural.

6 Princípio ético-político: implicações
O pensamento gramsciano aponta para uma educação que garanta o acesso universal à cultura socialmente legitimada. Introduz no pensamento educacional a explicitação do caráter político da educação. Avança do o que e do como para o por que e o para que do ato educativo. O currículo, visto deste viés, torna-se vivo e professor e aluno passam a se ver nele.

7 Princípio ético-político: implicações
A explicitação da dimensão política da educação escolar permite aos envolvidos no processo educativo a percepção da consequência estratégica de diferentes caminhos. E não abre mão de uma educação de qualidade para todos (o conceito de escola unitária, calcada no trabalho como princípio educativo). forma para o saber e o fazer aprimora da democracia Promove a igualdade

8 Princípio pedagógico: desdobramentos
A teoria histórico-cultural apresenta desdobramentos coerentes com o princípio pedagógico apontado: Trabalho Sociedade A capacidade universal de aprender, a partir da conveniente desafio para esse fim O ser humano se produz, como indivíduo, de forma ativa (atividade – trabalho) Produz-se em constante interação com outros, no contexto de sua cultura

9 Princípio pedagógico: desdobramentos
Por que a escola é instância privilegiada de mediação no processo formativo humano? A escola é o reflexo linear da família? E da rua? O que ela tem de diferente como possibilidade? E como função?

10 Relação aprendizagem - ensino
A relação entre aprendizagem e ensino se expressa de diferentes formas: O ensino se efetiva quando ocorre a aprendizagem. O ensino deve superar o método de transmissão para se colocar como processo de indução da aprendizagem. Induzir à aprendizagem implica provocar para a atividade.

11 Em conclusão O que fundamenta, afinal, a Proposta Curricular?
Uma teoria que tem forte aderência com a escola real, com pessoas reais, fundamentada em: Antonio Gramsci nos aspectos da compreensão da dimensão política da educação. Em Vygotsky, Leontiev, Davidov, Bakhtin, Lompscher, Fichtner, Golder, Saviani, Duarte, Kohl e muitos outros pensadores que compreendem a possibilidade da apropriação da cultura socialmente legítima como um direito e uma possibilidade universal.

12 Muito obrigado!


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