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Avaliação do Desempenho

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Apresentação em tema: "Avaliação do Desempenho"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação do Desempenho
Conceito de Avaliação do Desempenho. Quem Deve Avaliar o Desempenho. Métodos Tradicionais de Avaliação do Desempenho. Métodos Modernos de Avaliação do Desempenho. Usos da Avaliação do Desempenho.

2 ARH DE HOJE: O Que Medir? GGeralmente, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoração de três aspectos principais: 1. Resultados: ou seja, os resultados concretos e finais que se pretende alcançar dentro de um certo período de tempo. 2. Desempenho: ou seja, o comportamento ou meios instrumentais que se pretende por em prática. 3. Fatores críticos de sucesso: ou seja, os aspectos fundamentais para que a organização seja bem sucedida nos seus resultados e no seu desempenho. MMuitas empresas desenvolvem vários sistemas de avaliação para acompanhar resultados financeiros, custos de produção, quantidade e qualidade dos bens produzidos, desempenho individual dos funcionários e satisfação dos clientes.

3 DICAS: Algumas Definições de Avaliação do Desempenho.
 Avaliação do desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho (1).  Avaliação do desempenho é o processo de rever a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição que os indivíduos fizeram para o alcance dos objetivos do sistema administrativo (2).  Avaliação do desempenho é a identificação, mensuração e administração do desempenho humano nas organizações. A identificação se apoia na análise de cargos e procura determinar quais as áreas de trabalho que se deve examinar quando se mede o desempenho. A mensuração é o elemento central do sistema de avaliação e procura determinar como o desempenho pode ser comparado com certos padrões objetivos. A administração é o ponto chave de todo sistema de avaliação. A avaliação deve ser mais do que uma atividade orientada para o passado, ou seja, deve estar orientada para o futuro para poder alcançar todo o potencial humano da organização (3).

4 8.2. De quem é a responsabilidade
pela avaliação do desempenho

5 8.3. Critérios para avaliação do desempenho

6 8.4. Método da escala gráfica
Superior qualidade no trabalho Sempre ultrapassa os padrões Às vezes, abaixo dos padrões Conhece parte do trabalho Fatores: Produção (Quantidade de trabalho realizado) Qualidade (Esmero no trabalho) Conhecimento do Trabalho (Perícia no Cooperação (Relacionamento interpessoal) Compreensão de Situações (capacidade de resolver problemas ) Criatividade (capacidade de inovar) Realização de fazer) Ótimo Bom Regular Sofrível Fraco todo o Excepcional Excelente capacidade de intuição espírito de colaboração de realizar Tem sempre excelentes idéias Conhece o suficiente Quase sempre Boa Satisfaz os Péssima insatisfa - tória Colabora normalmente Capacidade satisfatória Algumas vezes apresenta Razoável Raramente Nenhuma Pouca Não colabora pouco pouco o Incapaz de realizar Nunca Dificuldade em realizar mais do que necessário

7 8.5. Método da escolha forçada

8 8.6. Método da pesquisa de campo
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO Nome: ____________________ Cargo: ________________ Departamento: ___________ 1. O que poderia dizer a respeito do desempenho do funcionário? 2. O desempenho foi: ¤ Mais do que satisfatório? ¤ Satisfatório? ¤ Insatisfatório? 3. Por que o desempenho foi insatisfatório/satisfatório? 4. Que motivos podem justificar esse desempenho? Avaliação 5. Foram atribuídas responsabilidades ao funcionário? Inicial 6. Por que o funcionário teve de assumir essas responsabilidades ? 7. Ele possui qualidades e deficiências? Quais? 8. Que tipo de ajuda o funcionário recebeu? Análise 9. Quais foram os resultados? Complementar 10. Ele precisa de treinamento? Já recebeu treinamento? Como? 11. Quais outros aspectos de desempenho são notáveis? Planejamento 12. Qual plano de ação futura recomenda ao funcionário? 13. Indique em ordem prioritária dois substitutos para o funcionário. 14. Houve mudanças de substitutos em relação à avaliação anterior? 15. Que avaliação você dá a este funcionário? Acima ou abaixo do padrão? Acompanha - 16. Este desempenho é característico do funcionário? mento 17. O funcionário foi avisado de suas deficiências? 18. O funcionário recebeu novas oportunidades para melhorar?

9 8.7. Método dos incidentes críticos

10 8.8. Método das listas de verificação


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