A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIFERENÇAS DE NOMENCLATURA NAS VIVÊNCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIFERENÇAS DE NOMENCLATURA NAS VIVÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 DIFERENÇAS DE NOMENCLATURA NAS VIVÊNCIAS
MEMÓRIA DE AULA 7 DIFERENÇAS DE NOMENCLATURA NAS VIVÊNCIAS

2 VIVÊNCIA, DINÂMICA, TÉCNICA E JOGO
MILITÃO, Albigenor e Rose, Jogos, dinâmicas & vivências grupais – Rio de Janeiro: Qualitymark, – Cap. 4 – Como surgiu a Dinâmica de Grupo?: 1912 – Jacob Levy Moreno – demonstrou a importância de se conhecer a dinâmica de um grupo, com a importância de cada membro, bem como a sua rede de inter-relações (sociometria) – conceito de espontaneidade. Carl Rogers – o primeiro a realizar atividades com Grupos, através da Terapia Centrada no Cliente. Conceito de empatia. Kurt Lewin – 1945 – quem deu o nome Dinâmica dos Grupos, explicando o conceito de dinâmica no sentido habitual da física, como o oposto à estática.

3 VIVENCIA: busca a aprendizagem através de experiências diretas ou vivências. Os participantes são encorajados a experimentar comportamentos diferentes do seu padrão costumeiro de interação com outras pessoas. O que acontece é real, pois as pessoas são reais. O enfoque é no aqui e agora. A vivência é compartilhada , comparada e validada como base para conceitos e conclusões pessoais e grupais a serem elaborados. DINÂMICA: é toda atividade que se desenvolve com um grupo que objetiva integrar, desinibir, quebrar o gelo, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer. Desde um simples “quebra-gelo” a reflexões mais profundas e elaboradas. TÉCNICA: é uma forma de variação das expressões “Dinâmica de Grupo” ou “Vivência”. Literalmente abrange um método de procedimento para ensinar.

4 JOGO: necessariamente segue a regras; gera espírito desafiador com a busca de um resultado.
Tem caráter experimental – colocar em prática as habilidades, sem por em risco a realidade Proporciona flexibilidade ao facilitador: o facilitador interrompe ou prolonga conforme as regras. Todos participam Cria responsabilidade no grupo Gera aprendizado Motivador Assegura ganho para todos


Carregar ppt "DIFERENÇAS DE NOMENCLATURA NAS VIVÊNCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google