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PEA-PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO PORTARIA 1566/08 - SME

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Apresentação em tema: "PEA-PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO PORTARIA 1566/08 - SME"— Transcrição da apresentação:

1 PEA-PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO PORTARIA 1566/08 - SME
Contribuindo com as reflexões... Matilde de Flório

2 INICIANDO NOSSA CONVERSA...
VÍDEO INDIA TREE PPP X PEA ???

3 No início do ano letivo, os professores reuniram-se para decidir qual Projeto Especial de Ação-PEA seria desenvolvido. Quais dúvidas foram apresentadas pelos professores?

4 O que são os PEAs?

5 são instrumentos de trabalho elaborados pelas Unidades Educacionais, que expressam as prioridades estabelecidas no Projeto Pedagógico, voltadas essencialmente às necessidades dos educandos. Devem estar em consonância com as diretrizes governamentais.

6 Onde os PEAs podem ser desenvolvidos?

7 destinados à formação dos profissionais de Educação deverão ser desenvolvidos em horário coletivo, em todas as instituições educacionais da rede direta.

8 A instituição pode desenvolver dois PEAs?

9 Sim. A portaria diz preferencialmente, em um único PEA e não obrigatoriamente.

10 Quais são os objetivos do PEA, na Educação infantil?

11 na Educação Infantil: assegurar a todas as crianças a vivência de experiências significativas e variadas utilizando diferentes linguagens, entendendo as práticas sociais da linguagem oral e escrita como organizadoras dessas experiências;

12 É obrigatória a realização do PEA?

13 Não. Os profissionais poderão realizar os horários coletivos sem PEA.

14 Mesmo não obrigatório, o PEA é importante para o PPP?

15 Muito importante. Analise o vídeo Dupla Visão.

16 Quantas horas anuais para a realização do PEA?

17 O Projeto deve conter a carga horária mínima de:
- nos CEIs: 108 (cento e oito) horas relógio anuais e que tenha sido coordenado ou executado no período mínimo de 09 (nove) meses completos; - nas Escolas Municipais: 144 (cento e quarenta e quatro) horas-aula anuais e que tenha sido coordenado ou executado no período mínimo de 08 (oito) meses completos;

18 Qual o mínimo de frequência para pontuação?

19 o profissional de educação pontuado é o que deter freqüência individual de participação igual ou superior a 85% (oitenta e cinco por cento) da carga horária total do Projeto;

20 Quando o profissional estiver ausente por participação em cursos, palestras e similares, poderá ser computada frequência?

21 Depende. Considerar-se-á como freqüência individual presencial no PEA, apenas quando o educador for convocado para formação oferecida por SME e/ ou Diretoria Regional de Educação em local diverso do de sua Unidade Educacional.

22 Quem pode participar do PEA?

23 Coordenador Pedagógico,
Diretor de Escola , Assistente de Diretor de Escola e professores.

24 Quem não pode participar do PEA?

25 a) os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil - ADIs;
b) os Professores de Educação Infantil que se encontrarem na situação de volante; c) os Professores que optarem(am) por permanecer na Jornada Básica do Professor - JB, instituída pela Lei nº /93; d) os Professores que não se encontrarem com a jornada de trabalho completa em regência de aulas; e) os Professores portadores de laudo médico de readaptação/ restrição/ alteração de função.

26 O que a supervisão de ensino analisa para considerar o PEA pontuado?

27 a. a freqüência dos participantes, expressa em percentual final;
b. a pontualidade dos participantes, atestada em folha de freqüência; c. o cumprimento do cronograma apresentado; d. a obtenção dos resultados esperados , descritos como atingidos totalmente, parcialmente ou não atingidos e reflexos no processo ensino e aprendizagem, voltados ao alcance das metas estabelecidas pela Unidade Educacional e pelos Programas Curriculares da SME; e. o aproveitamento e a pertinência das referências bibliográficas utilizadas; f. o registro de atividades, que deverá ser o mais detalhado possível. g. registro, no mínimo bimestral, das avaliações realizadas.

28 O registro cotidiano do PEA precisa ser detalhado?

29 Segundo o artigo 7º da portaria, sim: “o registro de atividades, que deverá ser o mais detalhado possível”.

30 No CEI, as horas coletivas são sempre 03? E as outras 02?

31 Sim. A portaria de organização 5555/010 é quem regulamenta
Sim. A portaria de organização 5555/010 é quem regulamenta. As outras 02 são para atividades de planejamento, avaliação, preparação de materiais e similares.

32 Em quais circunstâncias o profissional pode ganhar TEX?

33 Quando não estiver em jornada JEIF e desejar participar de projetos (coletivos ou individuais que envolvam alunos e familiares).

34 Quais as diferenças entre:
PPP x Plano de Metas x PEA ?

35 PPP - Utopias, objetivos, intencionalidades, concepções, organização estrutural, pessoal e financeira, público alvo, caracterização da clientela, plano de ensino, planos de trabalho. Plano de Metas - Ações específicas, considerando o publicado em 01/07/011, para todos os profissionais da escola. PEA - Ação específica, considerando o PPP e o Plano de Metas, visando o processo de ensino e aprendizagem(acesso, permanência e qualidade).

36 Em quais momentos são articulados os PPP,Plano de Metas e PEA?

37 Principalmente: - nas Reuniões de Organização da U.E. (fevº) - Jornadas Pedagógicas - Reuniões Pedagógicas - Horários Coletivos dos docentes

38 Os profissionais do Quadro de Apoio não podem participar de projetos?

39 Vide portarias: nº 2754 de 11 de maio de 2009 e nº 3276 de 23 de junho de 2009 Foco: O trabalho com crianças consideradas com NEE.

40 Para aprovação e boa execução do PEA, o que deve constar na formatação do projeto?

41 No mínimo, 15 itens... 1 - Identificação da Unidade Educacional / Diretoria Regional de Educação; 2 - Ano letivo; 3 - Especificações do Projeto: 3.1 - data de início e término; 3.2 - denominação; 3.3 - número de horas; 3.4 - dias da semana e horário. 4 - Justificativa e articulação com o Projeto Pedagógico; 5 - Envolvidos: coordenação e participantes e, no caso de Professores, jornada de trabalho; 6 - Objetivos; (Continua...)

42 7 - Resultados esperados e Metas, observados os estabelecidos nos Programas Curriculares da Secretaria Municipal de Educação; 8 - Descrição das fases/ etapas: cronograma de execução e avaliação; 9 - Procedimentos Metodológicos: deve-se orientar pelo princípio da Formação Continuada pautada na resolução de situações-problema, abordando: 9.1. identificação dos aspectos relevantes - com levantamento e análise dos dados; 9.2. sistematização; 9.3. alternativas de solução; 9.4. implementação das propostas; 9.5. avaliação. (Continua...)

43 10 - Referências bibliográficas;
11 - Acompanhamento e Avaliação: periodicidade, indicadores e instrumentos para registro do processo e aferição dos resultados; 12 - Assinatura dos participantes; 13 - Parecer da Equipe Gestora da U.E.; 14- Despacho de autorização do Supervisor Escolar; 15- Homologação do Diretor Regional de Educação. (observe um exemplo, da EMEI José Canavó Filho, e depois assista ao vídeo... Caraminholas e veja relato...)

44 Reflexões importantes aos que desejam executar PEA...

45 De onde surgem as questões para o PEA?
A sala de aula chega ao PEA? O PEA chega à sala de aula? Realizar o PEA é um “ sacrifício” ? Realizar os registros sobre o PEA é um “ sacrifício”?


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